Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4974
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvendo um processo de Teste A/B para avaliação de Usabilidade e Experiência do Usuário
Título(s) alternativo(s): Developing an A/B Testing process to evaluate Usability and User Experience
Autor: SILVA, Italo Fernandes Serra da
Primeiro orientador: RIVERO CABREJOS, Luis Jorge Enrique
Primeiro coorientador: PAIVA, Anselmo Cardoso de
Primeiro membro da banca: RIVERO CABREJOS, Luis Jorge Enrique
Segundo membro da banca: PAIVA, Anselmo Cardoso de
Terceiro membro da banca: SANTOS, Davi Viana dos
Quarto membro da banca: BARRETO, Raimundo da Silva
Resumo: Este trabalho propõe um processo de avaliação de software utilizando o teste A/B, usabilidade e experiência do usuário. Tradicionalmente, a decisão de adquirir um software é baseada em funcionalidades, custo e tempo de implantação, sem considerar a opinião dos usuários que o utilizarão no dia a dia. Este estudo buscou desenvolver um processo genérico para avaliar dois softwares, utilizando critérios de usabilidade e experiência do usuário, a fim de auxiliar na tomada de decisão de compra. Foi realizada uma revisão da literatura, identificando seis artigos relevantes sobre testes de comparação entre softwares em termos de usabilidade e experiência do usuário. Em seguida, foram identificadas etapas que poderiam ser substituídas ou adicionadas ao processo, tornando-o flexível para adaptações. Com base nesse estudo, foi criada a primeira versão de uma nova técnica de avaliação de software chamada ABTUX, um processo que utiliza o teste A/B, usabilidade e experiência do usuário. O processo passou por refinamentos e adaptações com a orientação de engenheiros de software, resultando em uma segunda versão. Para validar o processo ABTUX, ele foi aplicado nas plataformas de ensino Udemy e Coursera, que são concorrentes e possuem funcionalidades similares. As respostas dos usuários foram coletadas, analisadas objetivamente e subjetivamente, e os resultados indicaram que a Coursera obteve a melhor avaliação em termos de usabilidade e experiência do usuário, de acordo com as premissas e objetivos do teste. Além disso, um questionário de avaliação foi aplicado aos avaliadores do teste ABTUX para identificar oportunidades de melhoria no processo e em seus artefatos, tanto qualitativamente quanto quantitativamente, para orientar estudos futuros.
Abstract: This work presents a proposal for a software evaluation process using A/B testing, usability, and user experience. Traditionally, when acquiring software, factors such as functionality, cost, and implementation time are considered for the purchase decision, without taking into account the opinions of the users who will use the software in their daily activities. This study aimed to develop a generic process to evaluate two software options by employing usability and user experience criteria, thus supporting the decision-making process. A literature review was conducted to identify the state-of-the-art in comparing software in terms of usability and user experience, resulting in the identification of six relevant scientific articles. The study mapped their steps, techniques, methods, platforms, and resources used in testing. Subsequently, stages that could be replaced or added to the process were identified, making the new technique flexible for adaptation and customization according to specific needs. Building upon this study, a first version of a new software evaluation technique was created, named ABTUX, which stands for A/B Testing, Usability, and User Experience Evaluation Process. The process underwent adaptations and refinements with the guidance and support of software engineers, resulting in a second version. To validate the ABTUX process, it was applied to the Udemy and Coursera e-learning platforms, as they are competitors with similar functionalities. Responses were collected, and both objective and subjective answers were analyzed to assess the results. Ultimately, Coursera was identified as the software with the highest evaluation in terms of usability and user experience, based on the test’s premises and objectives. Furthermore, a questionnaire was administered to assess the evaluators who conducted the ABTUX test, aiming to qualitatively and quantitatively evaluate the process and its artifacts, identifying opportunities for improvement and guiding future studies.
Palavras-chave: Teste A/B;
experiência do usuário;
usabilidade;
avaliação de software;
comparação de software;
tomada de decisão;
refinamento
A/B testing;
User experience;
Usability;
Software Evaluation;
Software Comparison;
Decision-making;
refinement
Área(s) do CNPq: Sistemas de Computação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET
Citação: SILVA, Italo Fernandes Serra da. Desenvolvendo um processo de Teste A/B para avaliação de Usabilidade e Experiência do Usuário. 2023. 142 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4974
Data de defesa: 10-Abr-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Italo_Fernandes_PPGCC_Dissertacao_com_ficha.pdfDissertação de Mestrado2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.