Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4965
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Aerlon Charles Araújo e | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3926131305442056 | por |
dc.contributor.advisor1 | COSTA FILHO, José Almir Valente | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1351970316851567 | por |
dc.contributor.referee1 | COSTA FILHO, José Almir Valente | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1351970316851567 | por |
dc.contributor.referee2 | DOMINGO, Reinaldo Portal | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8229776774250482 | por |
dc.contributor.referee3 | OLIVEIRA, Régis Costa de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240968459380513 | por |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T14:23:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aerlon Charles Araújo e. O humor no ambiente escolar: A inserção do cartum, da charge e caricatura no processo de ensino das artes visuais. 2023. 46 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4965 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta resultado do processo de criação artística desenvolvido e realizado em sala de aula sobre leitura, produção e contextualização de cartuns, charges e caricaturas nas aulas de artes visuais com estudantes do 1º ano do curso de Administração do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, campus Pedro II. Propusemos-nos a investigar sobre o ensino da arte no Brasil e seu percurso histórico. Observarmos como se deu o processo de ensino/aprendizagem na pesquisa in loco após a realização das produções artísticas dos alunos com o desenho de humor gráfico. Foi revisitado ainda, breve histórico sobre os dois principais salões de humor do Brasil. A pesquisa foi aplicada de maneira qualitativa participante, com metodologia baseada na pesquisa-ação de natureza artístico/pedagógica, identificando as facilidades e dificuldades encontradas no processo de ensino em artes e aspectos acerca da utilização da Abordagem Triangular. Concluímos com as produções artísticas dos discentes resultantes da ação da oficina do Projeto Humor na Escola. | por |
dc.description.abstract | This article presents the result of the Humor at School Project, an artistic creation process developed and carried out in the classroom on reading, production and contextualization of cartoons, cartoons and caricatures in visual arts classes with 1st year students of the Institute's Administration course Federal Institute of Science and Technology Education of Piaui, Pedro II campus. We set out to investigate the teaching of art in Brazil and its historical course. We observe how the teaching/learning process took place in the on-site research after the students' artistic productions were carried out with graphic humor drawing. A brief history of the two main humor salons in Brazil was also revisited. The research was applied in a participatory qualitative way, with a methodology based on action research of an artistic/pedagogical nature, identifying the facilities and difficulties encountered in the teaching process in arts and aspects regarding the use of the Triangular Approach. We conclude with the artistic productions of the students resulting from the action of the Humor at School Project workshop. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-09-21T14:23:40Z No. of bitstreams: 1 AERLON_CHARLES.pdf: 14630691 bytes, checksum: ededa3da355f5c396a85b8413a5234a9 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-21T14:23:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AERLON_CHARLES.pdf: 14630691 bytes, checksum: ededa3da355f5c396a85b8413a5234a9 (MD5) Previous issue date: 2023-03-03 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARTES VISUAIS/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | abordagem triangular; | por |
dc.subject | arte/educação; | por |
dc.subject | desenho de humor | por |
dc.subject | triangular approach; | eng |
dc.subject | art/education; | eng |
dc.subject | humor drawing | eng |
dc.subject.cnpq | Desenho | por |
dc.title | O humor no ambiente escolar: A inserção do cartum, da charge e caricatura no processo de ensino das artes visuais | por |
dc.title.alternative | Humor in the school environment: The insertion of cartoons, cartoons and caricatures in the visual arts teaching process | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AERLON_CHARLES.pdf | Dissertação de Mestrado | 14,29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.