Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4965
Tipo do documento: Dissertação
Título: O humor no ambiente escolar: A inserção do cartum, da charge e caricatura no processo de ensino das artes visuais
Título(s) alternativo(s): Humor in the school environment: The insertion of cartoons, cartoons and caricatures in the visual arts teaching process
Autor: SILVA, Aerlon Charles Araújo e 
Primeiro orientador: COSTA FILHO, José Almir Valente
Primeiro membro da banca: COSTA FILHO, José Almir Valente
Segundo membro da banca: DOMINGO, Reinaldo Portal
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Régis Costa de
Resumo: O presente artigo apresenta resultado do processo de criação artística desenvolvido e realizado em sala de aula sobre leitura, produção e contextualização de cartuns, charges e caricaturas nas aulas de artes visuais com estudantes do 1º ano do curso de Administração do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, campus Pedro II. Propusemos-nos a investigar sobre o ensino da arte no Brasil e seu percurso histórico. Observarmos como se deu o processo de ensino/aprendizagem na pesquisa in loco após a realização das produções artísticas dos alunos com o desenho de humor gráfico. Foi revisitado ainda, breve histórico sobre os dois principais salões de humor do Brasil. A pesquisa foi aplicada de maneira qualitativa participante, com metodologia baseada na pesquisa-ação de natureza artístico/pedagógica, identificando as facilidades e dificuldades encontradas no processo de ensino em artes e aspectos acerca da utilização da Abordagem Triangular. Concluímos com as produções artísticas dos discentes resultantes da ação da oficina do Projeto Humor na Escola.
Abstract: This article presents the result of the Humor at School Project, an artistic creation process developed and carried out in the classroom on reading, production and contextualization of cartoons, cartoons and caricatures in visual arts classes with 1st year students of the Institute's Administration course Federal Institute of Science and Technology Education of Piaui, Pedro II campus. We set out to investigate the teaching of art in Brazil and its historical course. We observe how the teaching/learning process took place in the on-site research after the students' artistic productions were carried out with graphic humor drawing. A brief history of the two main humor salons in Brazil was also revisited. The research was applied in a participatory qualitative way, with a methodology based on action research of an artistic/pedagogical nature, identifying the facilities and difficulties encountered in the teaching process in arts and aspects regarding the use of the Triangular Approach. We conclude with the artistic productions of the students resulting from the action of the Humor at School Project workshop.
Palavras-chave: abordagem triangular;
arte/educação;
desenho de humor
triangular approach;
art/education;
humor drawing
Área(s) do CNPq: Desenho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARTES VISUAIS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: SILVA, Aerlon Charles Araújo e. O humor no ambiente escolar: A inserção do cartum, da charge e caricatura no processo de ensino das artes visuais. 2023. 46 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4965
Data de defesa: 3-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AERLON_CHARLES.pdfDissertação de Mestrado14,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.