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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de filosofia africana e a (des)construção de práticas metodológicas
Título(s) alternativo(s): Teaching African philosophy and the (de)construction of methodological practices
Autor: MACEDO, Raelma dos Santos Nascimento 
Primeiro orientador: MIRANDA, Luis Hernán Uribe de
Primeiro membro da banca: MIRANDA, Luis Hernán Uribe de
Segundo membro da banca: FONTENELLE, Plinio Santos
Terceiro membro da banca: RODRIGUES, Ubiratane de Moraes
Resumo: Da inquietação do silêncio de reflexões filósoficas oriundas de outras culturas, principalmente do continente Africano no ensino de filosofia. O presente trabalho tece um conjunto de discursões sobre a ausência da diversidade epistêmica, centralidade do pensamento europeu, a exclusão e desqualificação de filosofias não ocidentais, sobre tudo filosofia africana e afrodiaspórica no ensino de filosofia no ensino médio. O trabalho objetiva inserir o ensino de filosofia africana e afrodiaspórica em acordo com a filosofia da tradição de modo plural, sem imposições de universalidades, através de uma sequência didática que oferece alternativas para uma prática de ensino plural, descentralizando o eixo eurocentrado do ensino de filosofia, em um diálogo com produções de filósofos africanos, afrodescendentes e afrodiaspóricos, inicialmente o trabalho destaca a categoria raça e racismo fortalecidos no processo colonial, a inferiorização dos africanos e sua cultura e a racialização da razão. Há um diálogo em Heidegger e Towa sobrea identidade da filosofia, em momento posterior o eurocentrismo e epistemicídio são discutidos, a aprovação da lei 10.639\03 e a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afrodescendente, o ensino de filosofia e a ausência da filosofia africana e afrodiaspórica no livro didático, e por fim apresenta uma pesquisa participante realizada na escola Graça Aranha em Imperatriz-MA, desenvolvida com alunos de terceiro ano do ensino médio, apresentada como uma proposta de apoio didático aos professores, como um exemplo de caminho para um ensino de filosofia que rompa com ideais racistas de um exclusivismo epistemológico .
Abstract: From the restlessness of the silence of philosophical reflections from other cultures, mainly from the African continent, in the teaching of philosophy. The present work weaves together a set of discourses about the absence of epistemic diversity, the centrality of European thought, and the exclusion and disqualification of non-Western philosophies, especially African and Afro-diasporic philosophy in the teaching of philosophy in high school. The work aims to insert the teaching of African and Afro diasporic philosophy in accordance with the philosophy of tradition in a plural way, without impositions of universalities, through a didactic sequence that offers alternatives for a plural teaching practice, decentralizing the Eurocentric axis of the teaching of philosophy, in a dialogue with the productions of African, Afro-descendant and Aphrodisasporic philosophers, initially the work highlights the category of race and racism strengthened in the colonial process, the inferiorization of Africans and their culture and the racialization of reason. A dialogue between Heidegger and Towa about the identity of philosophy. In the following moment, Eurocentrism and epistemicide are discussed, the approval of law 10.639\03 and the mandatory teaching of African and Afro-descendant history and culture and the teaching of philosophy, the absence of African and Afrodiasporic philosophy in the textbook and finally presents a Participatory research carried out at the Graça Aranha school in Imperatriz-Ma, developed with third-year high school students, presented as a didactic support proposal for teachers, as an example of a way to teach philosophy that breaks with racist ideals of exclusivism epistemological .
Palavras-chave: filosofia;
filosofia africana;
ensino de filosofia.
philosophy;
african philosophy;
philosophy teaching.
Área(s) do CNPq: Filosofia
Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: MACEDO, Raelma dos Santos Nascimento. O ensino de filosofia africana e a (des)construção de práticas metodológicas. 2023. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4955
Data de defesa: 22-Jul-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

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