Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4953
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ê coreira! tambor de crioula na sala de aula
Título(s) alternativo(s): Ê coreira! tambor de crioula in the classroom
Autor: COSTA, Zayda Cristina Rocha 
Primeiro orientador: BORRALHO, Tácito Freire
Primeiro membro da banca: BORRALHO, Tácito Freire
Segundo membro da banca: NERIS, Cidinalva Silva Camara
Terceiro membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Resumo: O presente trabalho analisa o Tambor de Crioula, sendo utilizado nos processos de ensino- aprendizagem e criações artísticas dos estudantes do 8o ano, explorando as contribuições dos afro-brasileiros na sociedade e nas Artes. Percebe-se conteúdos de ensinos referentes ao Tambor de Crioula ainda são pouco usados na sala de aula e praticamente ausentes nos Livros Didáticos de Artes doados pelo Plano Nacional dos livros didáticos (PNLD). O Tambor de Crioula é uma manifestação popular presente em todo Maranhão, ligada a história e a cultura da população afro-brasileira. Ele é carregado de ancestralidade, ensinamentos e resistência negra. Trabalhar com essa manifestação cultural é trabalhar a história das mulheres e homens negros que lutaram contra a escravidão através da arte e da cultura. O Tambor de Crioula trabalhado em sala de aula possibilita aos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades, permitindo o conhecimento da sua herança africana e afro-brasileira, construção das noções de identidade e de representatividade, lugar de fala, além de contribuir para pensar caminhos de inclusão dos conteúdos referentes a criação artística nos livros didáticos de Artes. Dado o grande interesse e envolvimento por parte do alunado, percebeu-se que o trabalho com Tambor de Crioula na disciplina Artes é um conteúdo que pode ser vivenciado na educação, pois ajuda a desenvolver seus conhecimentos e suas habilidades, como dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais (1993). Assim, busco alargar essa ação e investigar de modo mais acadêmico as formas de ensino-aprendizagem e criação artística através da visualidade, da dança, música e teatro presentes no Tambor de Crioula do Maranhão.
Abstract: The present work analyzes the creole Drum, being used in processes of teaching learning and artistic creations of eighth- graders exploring the contributions of Afro-Brazilians in the society and in the arts. It is perceived contents of teachings referring to the creole Drum are still littled used in the classroom and pratically absent in the Arts textbooks donated by the National Textbook Plan (PNLD). The Creole Drum it is a popular manifestation present throughout Maranhão, linked to the history and culture of the Afro-Brazilian population. Full of ancestry, teachings and black resistance. Working with this cultural manifestation it ́s working on the history of the black women and men who fought against slavery through art and culture. The creole Drum labored in the classroom enables students to develop of its potentialities, allowing knowledge of your African and Afro-Brazilian heritage construction of the notions of identity and representativeness, place of speech in addition to contributing to think about ways of inclusion of the contents referring to artistic creation in Art textbooks. Given the great interest and involvement on the part of the students, It was noticed that the work with Creole drum in the discipline of artes is a content that can be experienced in education because it helps to develop your knowledge and your skills as say the national curricular vestments (1993). So I seek to broaden this action and investigate in a more academic way the forms of teaching learning and artistic creation through visuality of the dance, music and theater present in the Creole Drum of Maranhão.
Palavras-chave: educação antirracista;
dança;
Tambor de Crioula.
anti-racist education;
dance;
Creole Drum.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Dança
Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: COSTA, Zayda Cristina Rocha. Ê coreira! tambor de crioula na sala de aula. 2023. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4953
Data de defesa: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZAYDACRISTINAROCHACOSTA.pdfDissertação de Mestrado2,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.