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dc.creatorCOSTA, Eliziene Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8962219217209299por
dc.contributor.advisor1ROCHA, Jefferson Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613552342859114por
dc.contributor.advisor-co1MENDES, Suênia Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1920782211139763por
dc.contributor.referee1ROCHA, Jefferson Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613552342859114por
dc.contributor.referee2FREITAS, Ligia Barros de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1456376742053508por
dc.contributor.referee3SPUDEIT, Daniela Fernanda Assis de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4660698668153332por
dc.date.accessioned2023-09-14T16:25:02Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Eliziene Barbosa. Propriedade Intelectual para a comunidade acadêmica: material didático com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual. 2023. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4944-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como prinicipal objetivo contribuir para a democratização do acesso à informação, bem como para a difusão da cultura da propriedade intelectual por meio da elaboração de material didático acessível sobre propriedade intelectual para a comunidade acadêmica com deficiência auditiva e visual da Universidade Federal do Maranhão. As bibliotecas universitárias são importantes espaços para a construção do conhecimento, por meio delas, são ofertados insumos para a geração de conhecimento, subsídio importante, para a formação de profissionais com habilidades e competências capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Nesse sentido, as Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão devem atuar de maneira proativa para que o acesso à informação seja garantido à toda a sua comunidade de maneira equânime. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva, mista e bibliográfica. Realizou-se um levantamento bibliográfico em bases de dados e repositórios, seguida de um mapeamento dos sistemas de bibliotecas a fim de identificar a oferta de produtos/serviços similares ao produto proposto. A estruturação do material didático iniciou com a elaboração do conteúdo dos temas e a definição dos recursos de acessibilidade necessários para pessoas com deficiência auditiva e visual (Libras, audiosdescrição e legendas). Os resultados obtidos foram: a identificação dos sistemas de bibliotecas das universidades federais brasileiras; a identificação de 18 sistemas de bibliotecas com a oferta de produtos/serviços relacionados ao tema propriedade intelectual e 35 dispõem de produtos ou serviços acessíveis; finalização do material didático com a devida validação do público-alvo, por meio da aplicação de questionário eletrônico Google forms, alcançando boa aceitação e a solicitação do registro do material didático junto ao Escritório de Direitos Autorais. Pelo exposto, infere-se que a pesquisa atendeu ao objetivo proposto.por
dc.description.abstractThe main objective of this research is to contribute to the democratization of access to information, as well as to the dissemination of the culture of intellectual property through the elaboration of accessible didactic material on intellectual property for the academic community with hearing and visual impairments at the Federal University of Maranhão . University libraries are important spaces for the construction of knowledge, through them inputs are offered for the generation of knowledge, an important subsidy for the training of professionals with skills and competencies capable of contributing to the economic and social development of the country. In this sense, the Libraries of the Federal University of Maranhão must act proactively so that access to information is guaranteed to the entire community in an equitable manner. This is an applied, exploratory, descriptive, mixed and bibliographic research. A bibliographic survey was carried out in databases and repositories, followed by a mapping of library systems in order to identify the offer of products/services similar to the proposed product. The structuring of the didactic material began with the elaboration of the content of the themes and the definition of the necessary accessibility resources for people with hearing and visual impairments (Libras, audio description and subtitles). The results obtained were: the identification of the library systems of the Brazilian federal universities; the identification of 18 library systems offering products/services related to the intellectual property theme and 35 offering accessible products or services; finalization of the didactic material with the due validation of the target audience, through the application of an electronic questionnaire Google Forms, achieving good accessibility and the request for registration of the didactic material with the Copyright Office. From the above, it is inferred that the research met the proposed objectiveeng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-09-14T16:25:02Z No. of bitstreams: 1 ELIZIENEBARBOSACOSTA.pdf: 2461614 bytes, checksum: 922407afe86c882869e78689bbc08a70 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-14T16:25:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIZIENEBARBOSACOSTA.pdf: 2461614 bytes, checksum: 922407afe86c882869e78689bbc08a70 (MD5) Previous issue date: 2023-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS NATURAIS SÃO BERNARDO/CSBpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INOVAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpropriedade intelectual;por
dc.subjectmaterial didático;por
dc.subjectacessibilidade;por
dc.subjectbiblioteca universitária;por
dc.subjectdeficiência visual;por
dc.subjectdeficiência auditiva;por
dc.subjectinclusão social.por
dc.subjectintellectual property;eng
dc.subjectcourseware;eng
dc.subjectaccessibility;eng
dc.subjectuniversity library;eng
dc.subjectvisual impairment;eng
dc.subjecthearing deficiency;eng
dc.subjectsocial inclusion.eng
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titlePropriedade Intelectual para a comunidade acadêmica: material didático com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visualpor
dc.title.alternativeIntellectual property for the academic community: didactic didactic material with accessibility resources for people with hearing and visual impairmentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO

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