Sharing |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4934
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Rios não recomendados: atendimento socioeducativo de meninas trans e travestis em cumprimento de medidas privativas de liberdade no Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Rivers not recommended: socio-educational care for transgender girls and transvestites serving custodial sentences in the state of Maranhão |
Autor: | DUTRA, Livia Almeida ![]() |
Primeiro orientador: | DIAS, Marly de Jesus Sá |
Primeiro membro da banca: | DIAS, Marly de Jesus Sá |
Segundo membro da banca: | FERREIRA, Maria Mary |
Terceiro membro da banca: | MARTINS, Carlos Wellington Soares |
Resumo: | A pesquisa intitulada “RIOS NÃO RECOMENDADOS: atendimento socioeducativo de meninas trans e travestis em cumprimento de medidas privativas de liberdade no Maranhão”, objetiva analisar o atendimento socioeducativo realizado no Centro Socioeducativo Florescer no Maranhão junto às meninas trans e travestis em cumprimento de medidas privativas de liberdade, sem perder de vista que estas estão inseridas em uma sociedade cisheteronormativa e heterossexual, perpassada por variados marcadores sociais, tal como de classe, raça e gênero. A pesquisa, de natureza qualitativa, norteou-se metodologicamente pelo Materialismo Histórico Dialético, num esforço de interpretação crítica na perspectiva da totalidade da realidade social de adolescentes trans e travestis em cumprimento de medidas privativas de liberdade. A análise do atendimento das adolescências considerou trans e travestis em cumprimento de medidas socioeducativas privativas em tela, fundamentou-se em reflexões teóricas articuladas com as normativas e os discursos dos participantes, recolhidos na pesquisa empírica, por meio de técnicas como a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas junto a profissionais da equipe do Centro Socioeducativo Florescer, e uma adolescente trans que esteve em cumprimento de medida privativa de liberdade no período de novembro de 2022 – fevereiro de 2023. Seus resultados apontam (ou reafirmam) desafios e dificuldades que permeiam a vida de quem se percebe fora dos padrões socialmente construído – da branquitude, burguesia, cisgeneridade e heterossexualidade. Persistem urgências para a efetividade da proteção social a população trans e travestis na realidade concreta. Neste sentido, torna-se imperativo maior atenção do Estado em políticas públicas que protejam e assegurem as vivências trans e travestis, estando estes/as ou não em cumprimento de medidas socioeducativas, investimentos em capacitação continuada nos órgãos que compõem o Sistema Socioeducativo, com reflexões sobre gênero e sexualidades, a fim de superar/coibir violações em decorrência das imposições heteronormativas e restrições legais postas. |
Abstract: | The research entitled “RIVERS NOT RECOMMENDED: socio-educational care for trans girls and transvestite in compliance with custodial measures in Maranhão”, aims to analyze the socio-educational care carried out at the Centro Socioeducativo Florescer in Maranhão with trans girls and transvestite in compliance of deprivation of liberty, without losing sight of the fact that they are inserted in a cisheteronormative and heterosexual society, permeated by various social markers, such as class, race and gender. The research, of a qualitative nature, was methodologically guided by Dialectical Historical Materialism, in an effort of critical interpretation in the perspective of the totality of the social reality of trans and transvestite adolescents in compliance with custodial measures. The analysis of the care given to adolescents trans and transvestites in compliance with the private socio-educational measures in question, based on theoretical reflections articulated with the regulations and the participants speeches, collected in the empirical research, through techniques such as systematic observation and interviews semi-structured with professionals from the Centro Socioeducativo Florescer team, and a trans teenager who was serving a custodial measure from November 2022 to February 2023. Its results point out (or reaffirm) challenges and difficulties that permeate the lives of those who perceive themselves to be outside socially constructed standards – whiteness, bourgeoisie, cisgender and heterosexuality. Urgencies persist for the effectiveness of social protection for the trans and transvestite population in concrete reality. In this sense, it becomes imperative that the State pays more attention to public policies that protect and ensure trans experiences, whether or not they are complying with socio-educational measures, investments in continued training in the bodies that make up the Socio-Educational System, with reflections on gender and sexualities, in order to overcome/restrain violations as a result of heteronormative impositions and legal restrictions. |
Palavras-chave: | adolescências; cisheteronormatividade; gênero; medidas socioeducativas; pessoas trans. adolescence; cisheteronormativity; gender; socio-educational measures; trans people. |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO |
Citação: | DUTRA, Livia Almeida. Rios não recomendados: atendimento socioeducativo de meninas trans e travestis em cumprimento de medidas privativas de liberdade no Maranhão. 2023. 202 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4934 |
Data de defesa: | 25-Jul-2023 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIVIAALMEIDADUTRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,74 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.