Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Jéssica Ruane Lima de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8963725896404430por
dc.contributor.advisor1BARROSO, Betânia Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424166976246375por
dc.contributor.referee1BARROSO, Betânia Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424166976246375por
dc.contributor.referee2FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2127722292747646por
dc.contributor.referee3MOURA, Jonata Ferreira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0491949366167171por
dc.contributor.referee4REIS, Renato Hilário dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6144989852947068por
dc.contributor.referee5CARVALHO, Herli de Sousa-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427088386506670por
dc.date.accessioned2023-09-04T12:57:21Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jéssica Ruane Lima de. Círculos de cultura e podcasts como educação libertadora no ensino médio do Colégio Militar Tiradentes II em Imperatriz-MA. 2022. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4927-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa busca trabalhar a pesquisa-ação sobre Educação Popular com o uso das Tecnologias de Informação e comunicação (TDICs), baseada na Pedagogia de Paulo Freire. A pesquisa é ambientada no Colégio Militar Tiradentes II em Imperatriz, Maranhão, com as turmas do Ensino Médio. As ferramentas utilizadas foram os círculos de cultura, com base nas concepções de Paulo Freire, que direcionou o estudo para a produção e execução de um podcast, a partir das situações – problemas – desafios, que por meio do debate, possibilitaram a construção das palavras geradoras. O produto deste será um documentário com a compilação dos momentos mais áureos da intervenção. Este trabalho vem sendo realizado com intuito de apresentar a Pedagogia de Paulo Freire com a interação com as novas tecnologias, que podem ser usadas para incrementar a Educação Popular. Sendo uma pesquisa-ação, o caráter da pesquisa é interventivo, e é ao longo dessa intervenção que a pesquisa foi se constituindo, segundo as necessidades do processo investigativo. Nesse sentido, a pesquisa foi ampliada e documentada, em que resultou, também, em um produto que possa ser compartilhado e utilizado para colaborar ainda mais à Educação Popular.por
dc.description.abstractThe present research work seeks to work the action research on Popular Education with the use of Information and Communication Technologies (TDICs), based on Paulo Freire's Pedagogy. The research is set at Colégio Militar Tiradentes II in Imperatriz- Maranhão, with high school classes. The tools used were the culture circles, based on the conceptions of Paulo Freire, who directed the study to the production and execution of a podcast, based on situations – problems – challenges, which, through debate, enabled the construction of words generators. The product of this will be a documentary with the compilation of the most golden moments of the intervention. This work has been carried out with the aim of presenting Paulo Freire's Pedagogy with the interaction with new technologies, which can be used to increase Popular Education. As an action research, the character of the research is interventional, and it is during this intervention that the research was constituted, according to the needs of the investigative process. In this sense, the research was expanded and documented, which also resulted in a product that can be shared and used to collaborate even more with Popular Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-09-04T12:57:21Z No. of bitstreams: 1 JÉSSICARUANELIMADEOLIVEIRA.pdf: 1175812 bytes, checksum: 044ef702791edd2b86b1ff63131a497f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-04T12:57:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JÉSSICARUANELIMADEOLIVEIRA.pdf: 1175812 bytes, checksum: 044ef702791edd2b86b1ff63131a497f (MD5) Previous issue date: 2022-10-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENACAO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS IMPERATRIZ/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação popular;por
dc.subjectpodcast educacional;por
dc.subjectmétodo Paulo Freire.por
dc.subjectpopular education;eng
dc.subjecteducational podcast;eng
dc.subjectPaulo Freire method.eng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.subject.cnpqTécnicas de Ensinopor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleCírculos de cultura e podcasts como educação libertadora no ensino médio do Colégio Militar Tiradentes II em Imperatriz-MApor
dc.title.alternativeCulture circles and podcasts as liberating education in high school at Colégio Militar Tiradentes II in Imperatriz-MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICARUANELIMADEOLIVEIRA.pdfDissertação de Mestrado1,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.