Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4927
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Círculos de cultura e podcasts como educação libertadora no ensino médio do Colégio Militar Tiradentes II em Imperatriz-MA |
Título(s) alternativo(s): | Culture circles and podcasts as liberating education in high school at Colégio Militar Tiradentes II in Imperatriz-MA |
Autor: | OLIVEIRA, Jéssica Ruane Lima de |
Primeiro orientador: | BARROSO, Betânia Oliveira |
Primeiro membro da banca: | BARROSO, Betânia Oliveira |
Segundo membro da banca: | FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo |
Terceiro membro da banca: | MOURA, Jonata Ferreira de |
Quarto membro da banca: | REIS, Renato Hilário dos |
Quinto membro da banca: | CARVALHO, Herli de Sousa |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa busca trabalhar a pesquisa-ação sobre Educação Popular com o uso das Tecnologias de Informação e comunicação (TDICs), baseada na Pedagogia de Paulo Freire. A pesquisa é ambientada no Colégio Militar Tiradentes II em Imperatriz, Maranhão, com as turmas do Ensino Médio. As ferramentas utilizadas foram os círculos de cultura, com base nas concepções de Paulo Freire, que direcionou o estudo para a produção e execução de um podcast, a partir das situações – problemas – desafios, que por meio do debate, possibilitaram a construção das palavras geradoras. O produto deste será um documentário com a compilação dos momentos mais áureos da intervenção. Este trabalho vem sendo realizado com intuito de apresentar a Pedagogia de Paulo Freire com a interação com as novas tecnologias, que podem ser usadas para incrementar a Educação Popular. Sendo uma pesquisa-ação, o caráter da pesquisa é interventivo, e é ao longo dessa intervenção que a pesquisa foi se constituindo, segundo as necessidades do processo investigativo. Nesse sentido, a pesquisa foi ampliada e documentada, em que resultou, também, em um produto que possa ser compartilhado e utilizado para colaborar ainda mais à Educação Popular. |
Abstract: | The present research work seeks to work the action research on Popular Education with the use of Information and Communication Technologies (TDICs), based on Paulo Freire's Pedagogy. The research is set at Colégio Militar Tiradentes II in Imperatriz- Maranhão, with high school classes. The tools used were the culture circles, based on the conceptions of Paulo Freire, who directed the study to the production and execution of a podcast, based on situations – problems – challenges, which, through debate, enabled the construction of words generators. The product of this will be a documentary with the compilation of the most golden moments of the intervention. This work has been carried out with the aim of presenting Paulo Freire's Pedagogy with the interaction with new technologies, which can be used to increase Popular Education. As an action research, the character of the research is interventional, and it is during this intervention that the research was constituted, according to the needs of the investigative process. In this sense, the research was expanded and documented, which also resulted in a product that can be shared and used to collaborate even more with Popular Education. |
Palavras-chave: | educação popular; podcast educacional; método Paulo Freire. popular education; educational podcast; Paulo Freire method. |
Área(s) do CNPq: | Tecnologia Educacional Técnicas de Ensino Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENACAO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS IMPERATRIZ/CCSST |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Citação: | OLIVEIRA, Jéssica Ruane Lima de. Círculos de cultura e podcasts como educação libertadora no ensino médio do Colégio Militar Tiradentes II em Imperatriz-MA. 2022. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4927 |
Data de defesa: | 10-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JÉSSICARUANELIMADEOLIVEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.