Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Enzo de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6563535593245447por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee1SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee2AUDIGIER, Emilie Geneviève-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0066199994022689por
dc.contributor.referee3BRITO, Herasmo Braga de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2375662030172376por
dc.date.accessioned2023-09-04T12:16:07Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Enzo de Sousa. Literatura em cena: a ficção especulativa e o cinema brasileiro contemporâneo. 2023. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4926-
dc.description.resumoA relação entre literatura e cinema é marcada por transformações ao longo da história. Do nascimento da linguagem cinematográfica aos seus desdobramentos, a literatura de ficção especulativa marca um importante espaço na sétima arte. Enquanto no cinema clássico a linguagem da narrativa linear aborda os gêneros literários de modo mais palpável, o cinema contemporâneo parece hibridizar seus elementos, oferecendo perspectivas alternativas do olhar sobre o insólito, sobre os ícones dos gêneros literários. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a manifestação da ficção especulativa no cinema brasileiro contemporâneo, utilizando como recorte principal as obras A Alegria (2010), de Felipe Bragança e Marina Meliande, Terminal Praia Grande (2019), de Mavi Simão, As Boas Maneiras (2018), de Marco Dutra e Juliana Rojas e A Febre (2019), de Maya Da-rin. Na construção da análise, aplica-se o conceito de Cinema de Fluxo aos elementos estéticos, simbólicos e visuais das obras, dialogando, portanto, a literatura de ficção especulativa junto a manifestação na linguagem cinematográfica. Como suporte teórico, utilizam-se os apontamentos de Alexander Meireles e Fabrício Basílio para discutir a ficção especulativa e o fantástico como gêneros cinematográficos, assim como os teóricos David Roas e Remo Ceserani na elaboração de intersecções entre o fantástico literário e a ficção especulativa cinematográfica. Para o aporte metodológico, são contextualizados conceitos centrais para a pesquisa, bem como o desenvolvimento da literatura e da ficção especulativa ao longo da história. Seguido das análises feitas com uso do método comparativo, estabelecendo correlações entre a ficção especulativa literária e seus aspectos na linguagem cinematográfica. A partir das análises, são apontados resultados que verificam uma produção brasileira de ficção especulativa diversa, de forte caráter autoral e inovação técnica, onde se mesclam referencias da literatura e do cinema mundial, inseridos no contexto brasileiro. Uma produção cujo diálogo com o grande público é cada vez mais presente, especialmente através de espaços como serviços de streamings e festivais de cinema, tendo desdobramentos em outros produtos audiovisuais como séries, games e minisséries para televisão.por
dc.description.abstractThe relation between literature and cinema is marked by transformations over the history. From the born of cinematographic language to its developments, the speculative fiction marks an importante space in the seventh art. While in the classic cinema the language appreaches the literary genres in a tangible way, the contemporary cinema seem to hybridize its elements, offering alternative perspectives of the unusual, about the literary genres icons. This research has as its objective to analyse the manifestation of the speculative fiction in the contemporary brazilian cinema, using as main clipping the works A Alegria (2010), de Felipe Bragança e Marina Meliande, Terminal Praia Grande (2019), de Mavi Simão, As Boas Maneiras (2018), de Marco Dutra e Juliana Rojas e A Febre (2019), de Maya Da-rin. In the construction of analyses, it applies the concept of flow cinema in its aesthetics, simbolics and visual elements. Dialoguing, therefore, the speculative fiction literature next to the manifestation in the cinematographic language. As the theorical support, it is used the writtings of Alexander Meireles and Fabrício Basílio to discuss the spective fiction and the fantastic as cinematographic genres, as well as the theorists David Roas and Remo Ceserani, in the preparation of intersections between the literary fantastic and the cinematographic speculative fiction. To the methodology, its contextualized central concepts to the research, just as the develpment of literature and speculative fiction over the history. Followed by analyzes done with the comparative methodology, establishing relations between the literary speculative fictions and its aspects in the cinematographic language. From the analyzes, its aponted the results that verify a brazilian production of speculative fiction very diverse, with an autorship character and techinical inovation, where the references of the international literature and cinema are mixed together. A production whose dialogue with the big public its intense, especially throught Other audiovisual products like series, games and tv shows.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-09-04T12:16:07Z No. of bitstreams: 1 ENZODESOUSAPEREIRA.pdf: 1403708 bytes, checksum: 4fc5a6874a8e2b242559e13a54368791 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-04T12:16:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENZODESOUSAPEREIRA.pdf: 1403708 bytes, checksum: 4fc5a6874a8e2b242559e13a54368791 (MD5) Previous issue date: 2023-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectliteratura;por
dc.subjectcinema;por
dc.subjectCinema Brasileiro Contemporâneo;por
dc.subjectficção especulativa.por
dc.subjectliterature;eng
dc.subjectBrazilian contemporary cinema;eng
dc.subjectspeculative fiction.eng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.subject.cnpqCinemapor
dc.titleLiteratura em cena: a ficção especulativa e o cinema brasileiro contemporâneopor
dc.title.alternativeLiterature on stage: speculative fiction and contemporary Brazilian cinemaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENZODESOUSAPEREIRA.pdfDissertação de Mestrado1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.