Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Cláudia Raissa Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1786128214991751por
dc.contributor.advisor1RUIVO, José Leonardo Annunziato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3388116500631463por
dc.contributor.referee1RUIVO, José Leonardo Annunziato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3388116500631463por
dc.contributor.referee2SERRA, Maria Olilia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797696566118847por
dc.contributor.referee3PASSOS, Fábio Abreu dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5666709774218066por
dc.date.accessioned2023-08-30T13:08:28Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Cláudia Raissa Silva. Amor Mundi e educação em Hannah Arendt. 2023. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4923-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma reflexão sobre o mundo, a educação e a autoridade com base no pensamento da autora Hannah Arendt. Busca-se estabelecer um diálogo com as definições das esferas pública e privada, assim como com o conceito de mundo comum, analisando, desde a pólis até a modernidade, a relação do ser humano com o mundo. Para Arendt, o mundo é o espaço compartilhado por todos, onde podemos ser vistos e ouvidos e assim preservar esse lugar. Nessa perspectiva de preservação, abordamos a autoridade e a educação, explorando a crise vivenciada por essas duas esferas e o impacto disso na crise do mundo moderno, que não se fundamenta, nem na autoridade, nem na tradição. Tanto a tradição quanto a autoridade são discutidas com o intuito de compreender a crise da educação e garantir a durabilidade do mundo. A análise também reflete sobre o caso de Little Rock como pano de fundo para discutir a educação e o pensamento da autora em relação à natalidade e à pluralidade. Buscamos compreender o sentido dos recém-chegados ao mundo e a importância da autoridade na educação, tanto no ambiente escolar quanto no familiar. É importante ressaltar que a autora não é uma especialista em educação, mas sim uma filósofa que reflete sobre a educação e o mundo por meio de uma abordagem fenomenológica. Buscamos compreender, portanto, o legado a ser deixado pelos recém-chegados e a reconciliação dos seres humanos com o mundo, considerando o impacto da autoridade na educação e a importância de refletir sobre o sentido da vida escolar e familiar.por
dc.description.abstractThis work presents a reflection on the world, education and authority based on the thinking of the author Hannah Arendt. It seeks to establish a dialogue with the definitions of the public and private spheres, as well as with the concept of the common world, analyzing from the polis to modernity the relationship between human beings and the world. For Arendt, the world is the space shared by all, where we can be seen and heard and thus preserve that place. From this perspective of preservation, we approach authority and education, exploring the crisis experienced by these two spheres and the impact of this on the crisis of the modern world, which is based neither on authority nor on tradition. Both tradition and authority are tolerated in order to understand the education crisis and ensure the permanence of the world. The analysis also reflects on the case of Little Rock as a backdrop to discuss the author's education and thinking in relation to natality and plurality. We seek to understand the meaning of newcomers to the world and the importance of authority in education, both in the school and family environment. It is important to emphasize that the author is not an education specialist, but a philosopher who reflects on education and the world through a phenomenological approach. We seek to understand, therefore, the legacy to be left by newcomers and the reconciliation of human beings with the world, considering the impact of authority on education and the importance of reflecting on the meaning of school and family life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-08-30T13:08:28Z No. of bitstreams: 1 CLÁUDIARAISSASILVARODRIGUES.pdf: 1517402 bytes, checksum: 58bce679d276e9748e8c38ad76162b92 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-30T13:08:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLÁUDIARAISSASILVARODRIGUES.pdf: 1517402 bytes, checksum: 58bce679d276e9748e8c38ad76162b92 (MD5) Previous issue date: 2023-07-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFILpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmundo;por
dc.subjectcrise;por
dc.subjectautoridade;por
dc.subjecteducação;por
dc.subjectreconciliação.por
dc.subjectworld;eng
dc.subjectcrisis;eng
dc.subjectauthority;eng
dc.subjecteducation;eng
dc.subjectreconciliation.eng
dc.subject.cnpqAnálise Lingüísticapor
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleAmor Mundi e educação em Hannah Arendtpor
dc.title.alternativeAmor Mundi and education in Hannah Arendteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO EM FILOSOFIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLÁUDIARAISSASILVARODRIGUES.pdfDissertação de Mestrado1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.