Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4923
Tipo do documento: Dissertação
Título: Amor Mundi e educação em Hannah Arendt
Título(s) alternativo(s): Amor Mundi and education in Hannah Arendt
Autor: RODRIGUES, Cláudia Raissa Silva 
Primeiro orientador: RUIVO, José Leonardo Annunziato
Primeiro membro da banca: RUIVO, José Leonardo Annunziato
Segundo membro da banca: SERRA, Maria Olilia
Terceiro membro da banca: PASSOS, Fábio Abreu dos
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o mundo, a educação e a autoridade com base no pensamento da autora Hannah Arendt. Busca-se estabelecer um diálogo com as definições das esferas pública e privada, assim como com o conceito de mundo comum, analisando, desde a pólis até a modernidade, a relação do ser humano com o mundo. Para Arendt, o mundo é o espaço compartilhado por todos, onde podemos ser vistos e ouvidos e assim preservar esse lugar. Nessa perspectiva de preservação, abordamos a autoridade e a educação, explorando a crise vivenciada por essas duas esferas e o impacto disso na crise do mundo moderno, que não se fundamenta, nem na autoridade, nem na tradição. Tanto a tradição quanto a autoridade são discutidas com o intuito de compreender a crise da educação e garantir a durabilidade do mundo. A análise também reflete sobre o caso de Little Rock como pano de fundo para discutir a educação e o pensamento da autora em relação à natalidade e à pluralidade. Buscamos compreender o sentido dos recém-chegados ao mundo e a importância da autoridade na educação, tanto no ambiente escolar quanto no familiar. É importante ressaltar que a autora não é uma especialista em educação, mas sim uma filósofa que reflete sobre a educação e o mundo por meio de uma abordagem fenomenológica. Buscamos compreender, portanto, o legado a ser deixado pelos recém-chegados e a reconciliação dos seres humanos com o mundo, considerando o impacto da autoridade na educação e a importância de refletir sobre o sentido da vida escolar e familiar.
Abstract: This work presents a reflection on the world, education and authority based on the thinking of the author Hannah Arendt. It seeks to establish a dialogue with the definitions of the public and private spheres, as well as with the concept of the common world, analyzing from the polis to modernity the relationship between human beings and the world. For Arendt, the world is the space shared by all, where we can be seen and heard and thus preserve that place. From this perspective of preservation, we approach authority and education, exploring the crisis experienced by these two spheres and the impact of this on the crisis of the modern world, which is based neither on authority nor on tradition. Both tradition and authority are tolerated in order to understand the education crisis and ensure the permanence of the world. The analysis also reflects on the case of Little Rock as a backdrop to discuss the author's education and thinking in relation to natality and plurality. We seek to understand the meaning of newcomers to the world and the importance of authority in education, both in the school and family environment. It is important to emphasize that the author is not an education specialist, but a philosopher who reflects on education and the world through a phenomenological approach. We seek to understand, therefore, the legacy to be left by newcomers and the reconciliation of human beings with the world, considering the impact of authority on education and the importance of reflecting on the meaning of school and family life.
Palavras-chave: mundo;
crise;
autoridade;
educação;
reconciliação.
world;
crisis;
authority;
education;
reconciliation.
Área(s) do CNPq: Análise Lingüística
Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFIL
Citação: RODRIGUES, Cláudia Raissa Silva. Amor Mundi e educação em Hannah Arendt. 2023. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4923
Data de defesa: 26-Jul-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO EM FILOSOFIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLÁUDIARAISSASILVARODRIGUES.pdfDissertação de Mestrado1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.