Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4919
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação na primeira infância nas classes populares: semelhanças e distinções da creche e pré-escola nas zonas urbana e rural no município de São José de Ribamar-MA
Título(s) alternativo(s): Early childhood education in the working classes: similarities and distinctions between nursery and pre-school in urban and rural areas in the municipality of São José de Ribamar-MA
Autor: MOREIRA, Maysa Barbosa 
Primeiro orientador: QUEIROZ, José Benevides
Primeiro membro da banca: QUEIROZ, José Benevides
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Silvane Magali Vale
Terceiro membro da banca: CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de
Resumo: Esta dissertação tem como ponto de partida responder a seguinte questão: qual a importância das creches e pré-escolas públicas para as famílias das classes populares do município de São José de Ribamar-MA? O que implica também em tentar responder se existe diferenças de papeis entre as referidas unidades escolares da zona urbana e rural daquele município. Para responder tais questionamentos, fundamentada em uma bibliografia pertinente ao tema, foi realizada uma pesquisa junto àquelas comunidades escolares (gestores e famílias), almejando captar elementos que respondessem essas questões, levando em consideração como se dá a oferta e o acesso da educação na primeira infância num município que faz parte da região metropolitana de São Luís. Quanto ao método utilizado, optou-se pelo raciocínio comparatista, uma vez que consiste na observação e comparação dos sistemas educativos existentes ou que tenham existido, com vistas em apreender seus caracteres comuns e ser possível atingir uma definição precisa sobre o fenômeno educativo. Em termos gerais, com o desenvolvimento da pesquisa e análise dos dados, levando-se sempre em consideração o caráter social da educação já apontado por Émile Durkheim, verificou-se que as creches e pré-escolas são imprescindíveis para as famílias, ainda que existam dificuldades no acesso às vagas disponibilizadas pelas unidades escolares no campo e na cidade, em razão da baixa oferta de matrículas pelo órgão municipal responsável pela educação como preconiza a legislação vigente. Para chegarmos a estas e outras constatações, a presente dissertação discutiu a sociogênese da família e infância, as relações de interdependência entre família e escola, a construção social de gênero e creche e/ou pré-escola pública para mulheres e famílias e o significado das escolas públicas de educação infantil nas zonas urbana e rural do município de São José de Ribamar-MA.
Abstract: This dissertation has as its starting point the answer to the following question: what is the importance of day care centers and public preschools for families from the popular classes in the municipality of São José de Ribamar-MA? Which also implies trying to answer whether there are differences in roles between the referred school units in the urban and rural areas of that municipality. To answer such questions, based on a bibliography relevant to the subject, a survey was carried out with those school communities (managers and families), aiming to capture elements that would answer these questions, taking into account how education is offered and accessed in the first childhood in a municipality that is part of the metropolitan region of São Luís. As for the method used, comparative reasoning was chosen, since it consists of observing and comparing existing or existing educational systems, with a view to apprehending their common characteristics and making it possible to reach a precise definition of the educational phenomenon. In general terms, with the development of research and data analysis, always taking into account the social character of education already pointed out by Émile Durkheim, it was verified that day care centers and preschools are essential for families, even if they exist difficulties in accessing vacancies made available by school units in the countryside and in the city, due to the low number of enrollments by the municipal body responsible for education, as recommended by current legislation. To arrive at these and other findings, the present dissertation discussed the sociogenesis of family and childhood, the interdependence relationships between family and school, the social construction of gender and day care and/or public preschool for women and families and the meaning of the public schools of early childhood education in urban and rural areas of the municipality of São José de Ribamar-MA.
Palavras-chave: família;
infância;
escola pública;
creche;
pré-escola;
classes populares.
family;
infancy;
public school;
nursery;
preschool;
popular classes.
Área(s) do CNPq: Educação
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Citação: MOREIRA, Maysa Barbosa. Educação na primeira infância nas classes populares: semelhanças e distinções da creche e pré-escola nas zonas urbana e rural no município de São José de Ribamar-MA. 2023. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4919
Data de defesa: 12-Mai-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYSABARBOSAMOREIRA.pdfDissertação de Mestrado1,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.