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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Materialidade da Maratona: Uma análise de affordances na plataforma Netflix
Título(s) alternativo(s): The Materiality of the Marathon: An analysis of affordances on the Netflix platform
Autor: PINTO, Lucas Alves 
Primeiro orientador: FRANCO, José Carlos Messias Santos
Primeiro membro da banca: FRANCO, José Carlos Messias Santos
Segundo membro da banca: SOARES, Leticia Perani
Terceiro membro da banca: SOUZA, Elaine Javorski
Resumo: A presente pesquisa visa investigar as affordances presentes na plataforma de streaming Netflix por meio de um mapeamento das funcionalidades e mecanismos de sua interface. Partiu-se de conceitos fundamentais para a pesquisa como o de capitalismo de plataforma Poell, Nieborg e Dijck (2020), complexificação do entretenimento (Regis, 2007), experiência on demand e economia da atenção Bryan (2020), tendo ainda como referência autores como Manovich (2013), Davernport; Beck (2001), Bueno (2016), entre outros, que nos permitiram uma abordagem sociotécnica sobre as mídias audiovisuais. Por meio dela, buscou-se desvendar como se dá a prática de maratonar (“binge watching”), possibilitada pela aparente ubiquidade da agência algorítmica, presente na discussão sobre algoritmização de D’Andréa (2020), de caixa-preta, em Flusser (1985, 2007), Pierro (2018), e pelas próprias affordances, de Gibson (1986) e Norman (2006), que direcionam o olhar dos usuários em meio a miríade de informações na tela. A partir das affordances da Netflix, seguimos amparados pela metodologia de Norman (2006) e Perani et al (2017) que propõe uma análise das mesmas como forma de investigar interfaces computacionais/digitais.
Abstract: The present research aims to study/investigate the affordances present in the Netflix streaming platform through a mapping of the functionalities and mechanisms of its interface. It started with fundamental concepts for the research, such as platform capitalism (Poell, Nieborg and Dijck (2020), entertainment complexification (Regis, 2007), experience on demand and attention economy Bryan (2020), still having as a reference authors such as Manovich (2013), Davernport; Beck (2001), Bueno (2016), among others, who allowed us a sociotechnical approach to audiovisual media. binge-watching”), made possible by the apparent ubiquity of algorithmic agency, present in the discussion about black-box algorithmization by D’Andréa (2020), in Flusser (1985, 2007), Pierro (2018), and by the affordances themselves, by Gibson (1986), which direct the users' gaze amid the myriad of information on the screen. as a way to investigate compute interfaces national/digital.
Palavras-chave: Affordances;
Binge-watching;
Algoritmização;
Streaming;
Netflix
Affordances;
Binge-watching;
Algorithmization;
Streaming;
Netflix
Área(s) do CNPq: Comunicação Visual
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO -MESTRADO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)
Citação: PINTO, Lucas Alves. A Materialidade da Maratona: Uma análise de affordances na plataforma Netflix. 2023. 114 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado em Comunicação - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4915
Data de defesa: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM (Campus Imperatriz)

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