Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4909
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Por que Brecht visitou minha escola? um estudo teórico-prático sobre os processos de ensino e aprendizagem em teatro |
Título(s) alternativo(s): | ¿Por qué Brecht visitó mi escuela? un estudio teórico-práctico de los procesos de enseñanza y aprendizaje en el teatro |
Autor: | PEREIRA, Idaiana da Silva Neves |
Primeiro orientador: | VASCONCELOS, Gisele Soares de |
Primeiro membro da banca: | VASCONCELOS, Gisele Soares de |
Segundo membro da banca: | SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de |
Terceiro membro da banca: | SANTOS, Abimaelson |
Resumo: | Este artigo busca refletir acerca da proposta de experimentação cênica no contexto da disciplina Eletiva de Base Por que Brecht visitou a minha escola? a partir do processo de criação da cena O grande acordo: história de um almoço, produzida por alunos (as) do Ensino Médio, do Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga, São Luís, Maranhão. A prática resultou na formulação de uma proposta que visa desenvolver processos de criação-aprendizagem contribuindo para o reconhecimento de fenômenos estéticos. |
Abstract: | Este artículo busca reflexionar sobre la propuesta de experimentación escénica en el contexto de la asignatura electiva ¿Por qué Brecht visitó mi escuela? a partir del proceso de creación de la escena El gran negocio: la historia de un almuerzo, producida por alumnos de enseñanza media del Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga, São Luís, Maranhão. La práctica resultó en la formulación de una propuesta destinada a desarrollar procesos de creación-aprendizaje que contribuyan al reconocimiento de fenómenos estéticos. |
Palavras-chave: | protagonismo; peça didática; eletiva de base protagonismo; juego didáctico; optativa básica |
Área(s) do CNPq: | Artes Teatro |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | PEREIRA, Idaiana da Silva Neves. Por que Brecht visitou minha escola? um estudo teórico-prático sobre os processos de ensino e aprendizagem em teatro. 2023. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4909 |
Data de defesa: | 14-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IdaianadaSilvaNevesPereira.pdf | Dissertação de Mestrado | 27,9 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.