Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4909
Tipo do documento: Dissertação
Título: Por que Brecht visitou minha escola? um estudo teórico-prático sobre os processos de ensino e aprendizagem em teatro
Título(s) alternativo(s): ¿Por qué Brecht visitó mi escuela? un estudio teórico-práctico de los procesos de enseñanza y aprendizaje en el teatro
Autor: PEREIRA, Idaiana da Silva Neves 
Primeiro orientador: VASCONCELOS, Gisele Soares de
Primeiro membro da banca: VASCONCELOS, Gisele Soares de
Segundo membro da banca: SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de
Terceiro membro da banca: SANTOS, Abimaelson
Resumo: Este artigo busca refletir acerca da proposta de experimentação cênica no contexto da disciplina Eletiva de Base Por que Brecht visitou a minha escola? a partir do processo de criação da cena O grande acordo: história de um almoço, produzida por alunos (as) do Ensino Médio, do Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga, São Luís, Maranhão. A prática resultou na formulação de uma proposta que visa desenvolver processos de criação-aprendizagem contribuindo para o reconhecimento de fenômenos estéticos.
Abstract: Este artículo busca reflexionar sobre la propuesta de experimentación escénica en el contexto de la asignatura electiva ¿Por qué Brecht visitó mi escuela? a partir del proceso de creación de la escena El gran negocio: la historia de un almuerzo, producida por alumnos de enseñanza media del Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga, São Luís, Maranhão. La práctica resultó en la formulación de una propuesta destinada a desarrollar procesos de creación-aprendizaje que contribuyan al reconocimiento de fenómenos estéticos.
Palavras-chave: protagonismo;
peça didática;
eletiva de base
protagonismo;
juego didáctico;
optativa básica
Área(s) do CNPq: Artes
Teatro
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: PEREIRA, Idaiana da Silva Neves. Por que Brecht visitou minha escola? um estudo teórico-prático sobre os processos de ensino e aprendizagem em teatro. 2023. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4909
Data de defesa: 14-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdaianadaSilvaNevesPereira.pdfDissertação de Mestrado27,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.