Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4908
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A criação Plástica Infantil: experiências no ensino remoto emergencial |
Título(s) alternativo(s): | Creación Plástica Infantil: experiencias en la enseñanza a distancia de emergencia |
Autor: | MORAES, Flávia Fernanda Ferreira do Nascimento |
Primeiro orientador: | MATOS, Elisene Castro |
Primeiro coorientador: | PORTAL, Reinaldo |
Primeiro membro da banca: | MATOS, Elisene Castro |
Segundo membro da banca: | TEÓFILO, Maria Penha |
Terceiro membro da banca: | PORTAL, Reinaldo |
Resumo: | Relata-se nesta pesquisa nossa experiência como autora, pesquisadora e professora de Arte na Creche Escola Carlos Salomão Chaibe da rede Municipal de São Luís durante o período de quarentena provocada pela pandemia de Coronavírus (COVID-19). A pesquisa parte da observação com crianças entre 2 e 3 anos e 11 meses, que passaram a trabalhar com a linguagem plástica por meio do ensino remoto emergencial durante o período em que as escolas foram fechadas e as aulas transcorreram em ambientes virtuais. Pretende-se a partir da identificação das práticas remotas docentes e das criações remotas infantis, refletir sobre os modos e os meios pelos quais as crianças se relacionaram com a linguagem plástica, apresentando seus trabalhos, e evidenciando as reverberações dessas práticas na dinâmica do retorno para sala de aula. |
Abstract: | Esta investigación relata nuestra experiencia como autora, investigadora y docente de arte en la Guardería Escolar Carlos Salomão Chaibe de la red Municipal de São Luís durante el período de cuarentena provocada por la pandemia del Coronavirus (COVID-19). La investigación parte de la observación con niños de entre 2 y 3 años y 11 meses, que comenzaron a trabajar con el lenguaje plástico a través de la enseñanza remota de emergencia durante el período en que las escuelas estaban cerradas y las clases se desarrollaban en entornos virtuales. A partir de la identificación de prácticas de enseñanza a distancia y creaciones infantiles a distancia, se pretende reflexionar sobre las formas y medios por los cuales los niños se relacionan con el lenguaje plástico, presentando sus trabajos, y evidenciando las reverberaciones de estas prácticas en la dinámica del regreso a clases. |
Palavras-chave: | ensino remoto emergencial; criação plástica; educação infantil. enseñanza remota de emergencia; picturalidad educación Infantil. |
Área(s) do CNPq: | Tecnologia Educacional Ensino-Aprendizagem Ciências da Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | MORAES, Flávia Fernanda Ferreira do Nascimento. A criação Plástica Infantil: experiências no ensino remoto emergencial. 2023. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4908 |
Data de defesa: | 17-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FLÁVIAFERNANDAFERREIRADONASCIMENTOMORAES.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.