Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4908
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MORAES, Flávia Fernanda Ferreira do Nascimento | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/2064072167425011 | por |
dc.contributor.advisor1 | MATOS, Elisene Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7947326047449437 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | PORTAL, Reinaldo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8229776774250482 | por |
dc.contributor.referee1 | MATOS, Elisene Castro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7947326047449437 | por |
dc.contributor.referee2 | TEÓFILO, Maria Penha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3532645935587629 | por |
dc.contributor.referee3 | PORTAL, Reinaldo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8229776774250482 | por |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T16:06:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Flávia Fernanda Ferreira do Nascimento. A criação Plástica Infantil: experiências no ensino remoto emergencial. 2023. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2023. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4908 | - |
dc.description.resumo | Relata-se nesta pesquisa nossa experiência como autora, pesquisadora e professora de Arte na Creche Escola Carlos Salomão Chaibe da rede Municipal de São Luís durante o período de quarentena provocada pela pandemia de Coronavírus (COVID-19). A pesquisa parte da observação com crianças entre 2 e 3 anos e 11 meses, que passaram a trabalhar com a linguagem plástica por meio do ensino remoto emergencial durante o período em que as escolas foram fechadas e as aulas transcorreram em ambientes virtuais. Pretende-se a partir da identificação das práticas remotas docentes e das criações remotas infantis, refletir sobre os modos e os meios pelos quais as crianças se relacionaram com a linguagem plástica, apresentando seus trabalhos, e evidenciando as reverberações dessas práticas na dinâmica do retorno para sala de aula. | por |
dc.description.abstract | Esta investigación relata nuestra experiencia como autora, investigadora y docente de arte en la Guardería Escolar Carlos Salomão Chaibe de la red Municipal de São Luís durante el período de cuarentena provocada por la pandemia del Coronavirus (COVID-19). La investigación parte de la observación con niños de entre 2 y 3 años y 11 meses, que comenzaron a trabajar con el lenguaje plástico a través de la enseñanza remota de emergencia durante el período en que las escuelas estaban cerradas y las clases se desarrollaban en entornos virtuales. A partir de la identificación de prácticas de enseñanza a distancia y creaciones infantiles a distancia, se pretende reflexionar sobre las formas y medios por los cuales los niños se relacionan con el lenguaje plástico, presentando sus trabajos, y evidenciando las reverberaciones de estas prácticas en la dinámica del regreso a clases. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-08-23T16:06:25Z No. of bitstreams: 1 FLÁVIAFERNANDAFERREIRADONASCIMENTOMORAES.pdf: 6412556 bytes, checksum: d32eb6afadab70b4c8bcc278f78250a6 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-23T16:06:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLÁVIAFERNANDAFERREIRADONASCIMENTOMORAES.pdf: 6412556 bytes, checksum: d32eb6afadab70b4c8bcc278f78250a6 (MD5) Previous issue date: 2023-01-17 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ensino remoto emergencial; | por |
dc.subject | criação plástica; | por |
dc.subject | educação infantil. | por |
dc.subject | enseñanza remota de emergencia; | spa |
dc.subject | picturalidad | spa |
dc.subject | educación Infantil. | spa |
dc.subject.cnpq | Tecnologia Educacional | por |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | Ciências da Humanas | por |
dc.title | A criação Plástica Infantil: experiências no ensino remoto emergencial | por |
dc.title.alternative | Creación Plástica Infantil: experiencias en la enseñanza a distancia de emergencia | spa |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FLÁVIAFERNANDAFERREIRADONASCIMENTOMORAES.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.