Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, Flávia Fernanda Ferreira do Nascimento-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2064072167425011por
dc.contributor.advisor1MATOS, Elisene Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.contributor.advisor-co1PORTAL, Reinaldo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229776774250482por
dc.contributor.referee1MATOS, Elisene Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.contributor.referee2TEÓFILO, Maria Penha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3532645935587629por
dc.contributor.referee3PORTAL, Reinaldo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229776774250482por
dc.date.accessioned2023-08-23T16:06:25Z-
dc.date.issued2023-01-17-
dc.identifier.citationMORAES, Flávia Fernanda Ferreira do Nascimento. A criação Plástica Infantil: experiências no ensino remoto emergencial. 2023. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4908-
dc.description.resumoRelata-se nesta pesquisa nossa experiência como autora, pesquisadora e professora de Arte na Creche Escola Carlos Salomão Chaibe da rede Municipal de São Luís durante o período de quarentena provocada pela pandemia de Coronavírus (COVID-19). A pesquisa parte da observação com crianças entre 2 e 3 anos e 11 meses, que passaram a trabalhar com a linguagem plástica por meio do ensino remoto emergencial durante o período em que as escolas foram fechadas e as aulas transcorreram em ambientes virtuais. Pretende-se a partir da identificação das práticas remotas docentes e das criações remotas infantis, refletir sobre os modos e os meios pelos quais as crianças se relacionaram com a linguagem plástica, apresentando seus trabalhos, e evidenciando as reverberações dessas práticas na dinâmica do retorno para sala de aula.por
dc.description.abstractEsta investigación relata nuestra experiencia como autora, investigadora y docente de arte en la Guardería Escolar Carlos Salomão Chaibe de la red Municipal de São Luís durante el período de cuarentena provocada por la pandemia del Coronavirus (COVID-19). La investigación parte de la observación con niños de entre 2 y 3 años y 11 meses, que comenzaron a trabajar con el lenguaje plástico a través de la enseñanza remota de emergencia durante el período en que las escuelas estaban cerradas y las clases se desarrollaban en entornos virtuales. A partir de la identificación de prácticas de enseñanza a distancia y creaciones infantiles a distancia, se pretende reflexionar sobre las formas y medios por los cuales los niños se relacionan con el lenguaje plástico, presentando sus trabajos, y evidenciando las reverberaciones de estas prácticas en la dinámica del regreso a clases.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-08-23T16:06:25Z No. of bitstreams: 1 FLÁVIAFERNANDAFERREIRADONASCIMENTOMORAES.pdf: 6412556 bytes, checksum: d32eb6afadab70b4c8bcc278f78250a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-23T16:06:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLÁVIAFERNANDAFERREIRADONASCIMENTOMORAES.pdf: 6412556 bytes, checksum: d32eb6afadab70b4c8bcc278f78250a6 (MD5) Previous issue date: 2023-01-17eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino remoto emergencial;por
dc.subjectcriação plástica;por
dc.subjecteducação infantil.por
dc.subjectenseñanza remota de emergencia;spa
dc.subjectpicturalidadspa
dc.subjecteducación Infantil.spa
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCiências da Humanaspor
dc.titleA criação Plástica Infantil: experiências no ensino remoto emergencialpor
dc.title.alternativeCreación Plástica Infantil: experiencias en la enseñanza a distancia de emergenciaspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLÁVIAFERNANDAFERREIRADONASCIMENTOMORAES.pdfDissertação de Mestrado6,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.