Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4908
Tipo do documento: Dissertação
Título: A criação Plástica Infantil: experiências no ensino remoto emergencial
Título(s) alternativo(s): Creación Plástica Infantil: experiencias en la enseñanza a distancia de emergencia
Autor: MORAES, Flávia Fernanda Ferreira do Nascimento 
Primeiro orientador: MATOS, Elisene Castro
Primeiro coorientador: PORTAL, Reinaldo
Primeiro membro da banca: MATOS, Elisene Castro
Segundo membro da banca: TEÓFILO, Maria Penha
Terceiro membro da banca: PORTAL, Reinaldo
Resumo: Relata-se nesta pesquisa nossa experiência como autora, pesquisadora e professora de Arte na Creche Escola Carlos Salomão Chaibe da rede Municipal de São Luís durante o período de quarentena provocada pela pandemia de Coronavírus (COVID-19). A pesquisa parte da observação com crianças entre 2 e 3 anos e 11 meses, que passaram a trabalhar com a linguagem plástica por meio do ensino remoto emergencial durante o período em que as escolas foram fechadas e as aulas transcorreram em ambientes virtuais. Pretende-se a partir da identificação das práticas remotas docentes e das criações remotas infantis, refletir sobre os modos e os meios pelos quais as crianças se relacionaram com a linguagem plástica, apresentando seus trabalhos, e evidenciando as reverberações dessas práticas na dinâmica do retorno para sala de aula.
Abstract: Esta investigación relata nuestra experiencia como autora, investigadora y docente de arte en la Guardería Escolar Carlos Salomão Chaibe de la red Municipal de São Luís durante el período de cuarentena provocada por la pandemia del Coronavirus (COVID-19). La investigación parte de la observación con niños de entre 2 y 3 años y 11 meses, que comenzaron a trabajar con el lenguaje plástico a través de la enseñanza remota de emergencia durante el período en que las escuelas estaban cerradas y las clases se desarrollaban en entornos virtuales. A partir de la identificación de prácticas de enseñanza a distancia y creaciones infantiles a distancia, se pretende reflexionar sobre las formas y medios por los cuales los niños se relacionan con el lenguaje plástico, presentando sus trabajos, y evidenciando las reverberaciones de estas prácticas en la dinámica del regreso a clases.
Palavras-chave: ensino remoto emergencial;
criação plástica;
educação infantil.
enseñanza remota de emergencia;
picturalidad
educación Infantil.
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Ensino-Aprendizagem
Ciências da Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: MORAES, Flávia Fernanda Ferreira do Nascimento. A criação Plástica Infantil: experiências no ensino remoto emergencial. 2023. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4908
Data de defesa: 17-Jan-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLÁVIAFERNANDAFERREIRADONASCIMENTOMORAES.pdfDissertação de Mestrado6,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.