Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Rogerio Sales-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6411383418044557por
dc.contributor.advisor1ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054483633358225por
dc.contributor.referee1ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054483633358225por
dc.contributor.referee2SILVA, Roza Maria Soares da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879476421027517por
dc.contributor.referee3SILVA, Ilma Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733654907197313por
dc.contributor.referee4SILVA, Cristiane Santos Silva e-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072804383625735por
dc.contributor.referee5FERREIRA, Antonio Sousa-
dc.date.accessioned2023-08-23T15:23:06Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.citationSILVA, Rogerio Sales. A gestão escolar e as implicações do relacionamento interpessoal em instituições públicas municipais e privadas da educação básica de Imperatriz-MA. 2023. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4905-
dc.description.resumoO relacionamento interpessoal é um fator indispensável para qualquer organização, prioritariamente para as escolas, devido ao seu caráter formativo e social. Desse modo, a gestão escolar deve priorizar ações e estratégias para promover o desenvolvimento de um bom clima organizacional nas escolas. O objetivo geral foi analisar como a gestão escolar, através do relacionamento interpessoal, vem impactando no clima organizacional e implicando no cumprimento do papel pedagógico e social da escola, bem como no alcance de seus indicadores educacionais. A investigação partiu a partir da conceituação e do entendimento do relacionamento interpessoal nas escolas, firmados por meio do materialismo histórico- cultural de Vigotski e da psicogenética e afetividade de Wallon. Quanto a perspectiva metodológica, utilizei da abordagem qualitativa e tive como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação direta. A pesquisa foi realizada em duas escolas da educação básica de Imperatriz do Maranhão, sendo uma da rede pública municipal e outra privada. Após a coleta de dados adotei a análise de conteúdo como instrumento para análise dos dados. A pesquisa evidenciou que o relacionamento interpessoal tem o poder de alterar todo o dinamismo de uma escola, implicando em fatores e resultados positivos ou negativos, dependendo da forma que a gestão escolar conduzir. Quanto mais democrática e humanizada for a gestão, melhor será o clima organizacional na escola, e as pessoas, por meio das equipes de trabalho, conseguem produzir mais de modo mais efetivo, e consequentemente, melhores serão os resultados. Do contrário, quanto mais autocrática e menos humanizada a gestão escolar conduzir suas atividades, mais distante a escola estará do seu objetivo pedagógico, estratégico e social e menor será o rendimento dos alunos nas avaliações internas e externas. De modo a evidenciar a importância do relacionamento interpessoal nas escolas, desenvolvi como produto final desta pesquisa um material instrutivo e informativo, sendo uma cartilha, nas versões digital e física, a respeito do relacionamento interpessoal nas escolas. A cartilha é destinada a todos os servidores e funcionários da escola, e se aplica desde a gestão pedagógica até as atividades de nível operacional e tem como título: “O Poder do Relacionamento Interpessoal na Escola”.por
dc.description.abstractThe interpersonal relationship is an indispensable factor for any organization, primarily for schools, due to its formative and social character. Thus, school management must prioritize actions and strategies to promote the development of a good organizational climate in schools. The overall objective was to analyze how school management, through interpersonal relationships, has been impacting the organizational climate and implying the fulfillment of the school's pedagogical and social role, as well as the achievement of its educational indicators. The investigation started from the conceptualization and understanding of the interpersonal relationship in schools, based on cultural-historical materialism of the Vygotsky and psychogenetic and affectivity of the Wallon. As for the methodological perspective, the present research took place through a qualitative approach and had as instruments for data collection the semi-structured interview and the direct observation. The research was carried out in two basic education schools in Imperatriz, Maranhão, being one from the municipal public network and the other private. After data collection, I adopted content analysis as an instrument for data analysis. The research showed that the interpersonal relationship has the power to change the entire dynamism of a school, implying in positive or negative factors and results, depending on the way the school management conducts itself. The more democratic and humanized the management is, the better the organizational climate in the school will be, and people, through work teams, are able to produce more effectively, and consequently, the better the results will be. Otherwise, the more autocratic and less humanized the school management is in conducting its activities, the farther the school will be from its pedagogical, strategic, and social objectives, and the lower the performance of the students in external evaluations will be. In order to highlight the importance of interpersonal relationships in schools, I developed as a final product of this research an instructive and informative material, a digital primer about interpersonal relationships in schools. The primer is intended for all school employees, and applies from the pedagogical management to the operational level activities and is entitled: "The Power of Interpersonal Relationship at School".eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-08-23T15:23:06Z No. of bitstreams: 1 ROGERIOSALESSILVA.pdf: 840830 bytes, checksum: e0d484c2902d3cde0a0263fc7c4b076c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-23T15:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROGERIOSALESSILVA.pdf: 840830 bytes, checksum: e0d484c2902d3cde0a0263fc7c4b076c (MD5) Previous issue date: 2023-06-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgestão;por
dc.subjectrelacionamento interpessoal;por
dc.subjectescolas.;por
dc.subjectmanagement;eng
dc.subjectinterpersonal relationship;eng
dc.subjectschools.eng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA gestão escolar e as implicações do relacionamento interpessoal em instituições públicas municipais e privadas da educação básica de Imperatriz-MApor
dc.title.alternativeSchool management and the implications of interpersonal relationships in public and private basic education institutions in Imperatriz-MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGERIOSALESSILVA.pdfDissertação de Mestrado821,12 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.