Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Yasmin Emily de Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9546324553205447por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Denisson Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6282010489262947por
dc.contributor.advisor-co1MENDEZ, Osvaldo Ronald Saavedra-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6400934417933768por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Denisson Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6282010489262947por
dc.contributor.referee2MENDEZ, Osvaldo Ronald Saavedra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6400934417933768por
dc.contributor.referee3SOUZA, Antonio Carlos Zambroni de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4860175234818683por
dc.contributor.referee4LEITE NETO, Pedro Bezerra-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3936820202762042por
dc.date.accessioned2023-08-22T14:55:05Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Yasmin Emily de Souza. Desafios para a disseminação da mobilidade elétrica no cenário brasileiro: uma abordagem regulatória e econômica. 2023. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4903-
dc.description.resumoO processo de transição energética ganhou notoriedade em diversos países desenvolvidos em razão da problemática causada pelas emissões decorrentes do uso de combustíveis fósseis no setor de transportes. Outros fatores alavancadores deste processo estão na escassez dos recursos e na volatilidade dos preços dos combustíveis derivados de petróleo. Neste contexto, o segmento dos veículos elétricos e a eletrificação da frota de transporte é apresentado como uma solução promissora para esta problemática. No entanto, o sucesso da implementação de uma nova tecnologia depende das características do ambiente ao qual será instalado. No Brasil, a inserção dos veículos elétricos no mercado nacional está avançando em um ritmo lento em relação aos principais mercados globais de eletromobilidade em virtude dos desafios que envolvem o processo de adoção da mobilidade elétrica no país. Este trabalho aborda os principais desafios atrelados à inserção e disseminação dos veículos elétricos no setor energético brasileiro e fomenta a discussão a respeito do impacto na viabilidade econômica para os consumidores causado pelas políticas públicas e o papel regulatório do Estado brasileiro para a implementação desta tecnologia, através da análise do custo total de propriedade (TCO), das oportunidades, das barreiras à luz das peculiaridades e do contexto vigente no país, dado a constatação da grande diferença entre a participação dos veículos elétricos no mercado mundial e no Brasil.por
dc.description.abstractThe energy transition process gained notoriety in several developed countries due to the problem caused by emissions resulting from the use of fossil fuels in the transport sector. Other leveraging factors in this process are the scarcity of resources and the volatility of the prices of petroleum-derived fuels. In this context, the electric vehicle segment and the electrification of the transport fleet is presented as a promising solution to this problem. However, the success of implementing a new technology depends on the characteristics of the environment in which it will be installed. In Brazil, the insertion of electric vehicles in the national market is advancing at a slow pace in relation to the main global electromobility markets due to the challenges involved in the process of adopting electric mobility in the country. This work addresses the main challenges linked to the insertion and dissemination of electric vehicles in the Brazilian energy sector and encourages discussion about the impact on economic viability for consumers caused by public policies and the regulatory role of the Brazilian State for the implementation of this technology, through of the analysis of the total cost of ownership (TCO), opportunities and barriers in light of the peculiarities and current context in the country, given the observation of the great difference between the participation of electric vehicles in the world market and in Brazil.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-08-22T14:55:05Z No. of bitstreams: 1 Yasmin_Emily.pdf: 2029447 bytes, checksum: 7ab6d53c19968b90a87b3369d3dd6ea5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-22T14:55:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Yasmin_Emily.pdf: 2029447 bytes, checksum: 7ab6d53c19968b90a87b3369d3dd6ea5 (MD5) Previous issue date: 2023-07-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectveículos elétricos;por
dc.subjectcusto total de propriedade;por
dc.subjectmobilidade elétrica;por
dc.subjectregulação;por
dc.subjectPolíticas Públicas;por
dc.subjectelectric vehicles;eng
dc.subjecttotal Ccost of ownership;eng
dc.subjectelectric mobility;eng
dc.subjectregulation;eng
dc.subjectPublic Policy.eng
dc.subject.cnpqEngenharia Elétricapor
dc.titleDesafios para a disseminação da mobilidade elétrica no cenário brasileiro: uma abordagem regulatória e econômicapor
dc.title.alternativeChallenges for the dissemination of electric mobility in the Brazilian scenario: a regulatory and economic approacheng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yasmin_Emily.pdfDissertação de Mestrado1,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.