Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/49
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação profissional e o currículo integrado no ensino médio do IFMA: avaliação, percepções e desafios |
Título(s) alternativo(s): | The professional education and integrated curriculum in secondary education of IFMA: evaluation, perceptions and challenges |
Autor: | AGUIAR JUNIOR, Arnaldo Cunha de |
Primeiro orientador: | MANZKE, José Fernando |
Primeiro membro da banca: | CORRÊA, Norton Figueiredo |
Resumo: | Esta pesquisa investiga dois objetos do campo educacional, que são a Educação Profissional e o Currículo Integrado, abordando os princípios epistemológicos, aspectos históricos e legais destas categorias. O foco central de analise é a investigação sobre os processos que envolvem a Educação Profissional e o Currículo Integrado no Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Busca diagnosticar se a implantação do currículo integrado no ensino médio técnico do Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Maranhão tem contribuído para a melhoria das ações de formação humana no seio da profissionalização. O principal objetivo é analisar o Currículo integrado no ensino médio técnico, suas possibilidades de continuidade e/ou ruptura, construção e suas relações sociais, na educação profissional no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão e sua contribuição para a melhoria das ações pedagógicas e metodológicas adequadas à formação do público-alvo. Busca ainda compreender também a história da educação profissional e do currículo integrado, a partir das concepções teóricas e bases legais; Analisar historicamente as mudanças curriculares no ensino médio/técnico profissionalizante no contexto geral e no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Diagnosticar a formação do corpo docente junto às suas práticas docentes nas disciplinas do ensino médio integrado do IFMA, e os referenciais utilizados em sala de aula, e por fim sugerir novos caminhos ou sugestões a partir da avaliação realizada sobre o Currículo integrado no IFMA. O estudo se baseou em uma abordagem qualitativa, através de levantamento bibliográfico e estudos para a fundamentação teórica, apreciação, análise, discussão e apreciação dos materiais estudados; pesquisa de campo com utilização de instrumentos técnicos semiestruturados (entrevistas e questionários) junto a gestores, docentes e alunos, subordinado ao referencial teórico-metodológico que facilitou o levantamento de informações e sistematização dos conhecimentos no processo de investigação e análise. |
Abstract: | This research investigates two objects in the educational field, which are the Integrated Curriculum and Professional Education, addressing the epistemological principles, historical and legal aspects of these categories. The central focus of analysis is the investigation of the processes involving the Integrated Curriculum and Professional Education in High School at the Federal Institute of Maranhão (IFMA). Searching diagnose whether the deployment of the integrated curriculum in high school technical Federal Institute of Education Science and Technology of Maranhão has contributed to the improvement of human actions within the professionalisation. The main objective is to analyze the Integrated Curriculum in middle school coach, your chances of continuity and / or rupture, construction and social relations in vocational education at the Federal Institute of Education Science and Technology of Maranhao and its contribution to the improvement of pedagogical actions and methodological training adequate to the target audience. Searching further comprise also the history of professional education and integrated curriculum, from theoretical concepts and legal bases; Analyze historically curricular changes in school / vocational technical in the general context and the Federal Institute of Education Science and Technology of Maranhao; Diagnose training faculty with their teaching practices in the disciplines of high school integrated IFMA, and references used in the classroom, and ultimately suggest new ways or suggestions from the assessment conducted on the Integrated Curriculum in IFMA. The study was based on a qualitative approach, through a literature review and studies for the theoretical, assessment, analysis, discussion and assessment of the studied materials, field research using semi-structured technical tools (questionnaires and interviews) with managers, teachers and students, under the theoretical and methodological framework that facilitated information gathering and systematization of knowledge in the process of research and analysis. |
Palavras-chave: | Educação Profissional Currículo Integrado Ensino Médio Professional Education Integrated Curriculum Secondary Education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | Cultura e Sociedade |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | AGUIAR JUNIOR, Arnaldo Cunha de. The professional education and integrated curriculum in secondary education ofIFMA: evaluation, perceptions and challenges. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/49 |
Data de defesa: | 18-Dez-2012 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Arnaldo.pdf | 7,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.