Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBELAGLOVIS, Ivonilde Pereira Coelho-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8689624383251643por
dc.contributor.advisor1SILVA, Marco Aurélio Aparecido da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4942759815763031por
dc.contributor.referee1SILVA, Marco Aurélio Aparecido da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4942759815763031por
dc.contributor.referee2PADILHA, Antonio Francisco de Sales-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0984475664212794por
dc.contributor.referee3CONCEIÇÃO, Maria Beatriz Licursi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427767125951833por
dc.date.accessioned2023-08-17T12:53:14Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationBELAGLOVIS, Ivonilde Pereira Coelho. O canto coral no ensino fundamental: Algumas práticas e texturas polifônicas como proposta de musicalização. 2023. 137 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4897-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar elementos que caracterizem e justifiquem o emprego de arranjos para canto coral no ensino fundamental, utilizando algumas texturas polifônicas para o desenvolvimento da consciência das partes constituintes da música: a rítmica, melódica e harmônica. Como aporte metodológico que melhor se adequa a este estudo, apresenta-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e estudo de caso, sendo que os instrumentos e técnicas usados para esse estudo foram coletados por meio de observação participante, onde obtivemos como resultado a realização de gravações de arranjos vocais originais das cantigas de roda do folclore brasileiro recolhidas por Villa-Lobos, Tavinho Moura e por Ermelinda Azevedo Paz. Ainda foram utilizados como forma de coleta de dados, os questionários estruturados, elaborados com perguntas mistas, construídos de acordo com os objetivos específicos desta pesquisa e aplicados com os estudantes matriculados na Escola Municipal de Música de São Luís (EMMUS). A análise dos dados foi apresentada por meio da técnica de análise descritiva. A realização dessa pesquisa almejou principalmente, além da possibilidade de contribuição na melhoria da prática pedagógico-musical no ensino fundamental, colaborar na formação de estudantes mais participativos e motivados nas aulas de música, estimulando a percepção musical por meio das cantigas do folclore brasileiro, buscando qualificar a vivência artística desses estudantes nessa etapa de ensino. Concluiu-se com este trabalho de pesquisa que as texturas polifônicas aplicadas ao canto coral na escola, contribuiu para o desenvolvimento da percepção musical de estudantes no ensino fundamental.por
dc.description.abstractThis research aims to investigate elements that characterize and justify the use of arrangements for choral singing in elementary school, using some polyphonic textures to develop awareness of the constituent parts of music: the rhythmical, melodical and harmonical one, through singing. As a methodological contribution that is best suitable to this study, is presented an exploratory research, with a qualitative approach and case study, and the instruments and techniques used for this study were collected through primary sources, through participant observation, where, As a result, we obtained the recording of original vocal arrangements of Brazilian folk songs collected by Villa-Lobos, Tavinho Moura and Ermelinda Azevedo Paz. Semi-structured questionnaires were also used as a form of data collection, elaborated with mixed questions, constructed according to the specific objectives of this research and applied to students enrolled in the Escola Municipal de Música de São Luís (EMMUS). Data analysis was presented using the descriptive analysis technique. The realization of this research aimed mainly, in addition to the possibility of contributing to the improvement of musical-pedagogical practice in elementary school, to collaborate in the formation of students more participative and motivated in music classes, stimulating musical perception through songs of Brazilian folklore, in search of an artistic experience of better quality to offer the students in this stage of teaching. This work reached as conclusion that the polyphonic textures applied to choral singing at school contributed to the development of students' musical perception in elementary school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-08-17T12:53:14Z No. of bitstreams: 1 IVONILDE PEREIRA COELHO BELAGLOVISvec.pdf: 39321631 bytes, checksum: 0cdae87708ebbba58cfa720c4d14bdf6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-17T12:53:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IVONILDE PEREIRA COELHO BELAGLOVISvec.pdf: 39321631 bytes, checksum: 0cdae87708ebbba58cfa720c4d14bdf6 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCanto coral;por
dc.subjecttexturas polifônicas;por
dc.subjectpercepção musical;por
dc.subjectensino fundamentalpor
dc.subjectchoral singing;eng
dc.subjectpolyphonic textures;eng
dc.subjectmusical perception;eng
dc.subjectelementary Schooleng
dc.subject.cnpqMúsicapor
dc.titleO canto coral no ensino fundamental: Algumas práticas e texturas polifônicas como proposta de musicalizaçãopor
dc.title.alternativeChoral singing in elementary school: Some practices and polyphonic textures as a musicalization proposaleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVONILDE PEREIRA COELHO BELAGLOVISvec.pdfDissertação de Mestrado38,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.