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Tipo do documento: Dissertação
Título: Autoria em produções de pré-vestibulandos: uma análise de textos de alunos do projeto de extensão Entretextos do departamento de Letras (UFMA)
Título(s) alternativo(s): Authorship in pre-college student productions: an analysis of texts by students of the Entretextos extension project of the Department of Letters (UFMA)
Autor: VILANOVA, Rosana de Carvalho 
Primeiro orientador: CRUZ, Mônica da Silva
Primeiro membro da banca: CRUZ, Mônica da Silva
Segundo membro da banca: CUTRIM, Ilza Galvão
Terceiro membro da banca: COITO, Roselene de Fátima
Resumo: Na presente pesquisa fizemos uma análise dos processos de autoria em redações de alunos do Curso de Produção Textual, do Projeto de Extensão Entretextos, do Departamento de Letras da UFMA (DELER-UFMA). Objetivamos, analisar como os discentes constroem a autoria no contexto de um curso de redação “pré-vestibular”, o qual faz parte de um Projeto de Extensão universitária. Para tal, escolhemos como metodologia a pesquisa de campo de cunho qualitativa e para o tratamento dos dados, levamos em consideração o paradigma indiciário proposto por Ginzburg (2007, p. 177). Analisamos, quatro (04) textos, que foram coletados em setembro de 2021, ano em que observamos as aulas do Projeto Entretextos. O critério de escolha do gênero em questão partiu da observação de que os alunos se sentem inseguros ao saberem que diante de um tipo textual, como o dissertativo (o mais cobrado em vestibulares), devem elaborar argumentos e se colocarem como autores de seu texto, para defender sua opinião diante do tema proposto. Contamos nessa pesquisa com as teorias da Análise do Discurso de linha francesa e da Linguística Textual, destacando nesses estudos os autores: Foucault (1992, 1999, 2000), Possenti (2002; 2013) Orlandi (1988, 2007, 2020), Cavalcante (2018), Marcuschi (2008), entre outros. A partir das análises dos textos dos alunos do Entretextos, observamos que o projeto de texto, a argumentação e a coerência são elementos indissociáveis e fundamentais na construção da autoria.
Abstract: In the present research we made an analysis of the authorship processes in essays written by students of the Course of Textual Production, of the Entretexts Extension Project, of the Department of Letters of UFMA (DELER-UFMA). We aimed to analyze how students construct authorship in the context of a writing course "pre-vestibular", which is part of a university Extension Project. For such, we chose as methodology the qualitative field research and for the data treatment, we took into consideration the indicative paradigm proposed by Ginzburg (2007, p. 177). We analyzed four (04) texts, which were collected in September 2021, year in which we observed the classes of the Entretexts Project. The criterion for choosing the genre in question came from the observation that the students feel insecure when they know that when facing a textual type, such as the dissertative (the most demanded in college entrance exams), they must elaborate arguments and put themselves as authors of their text, to defend their opinion on the proposed theme. In this research we rely on the theories of French Discourse Analysis and Textual Linguistics, highlighting in these studies the authors: Foucault (1992, 1999, 2000), Possenti (2002; 2013) Orlandi (1988, 2007, 2020), Cavalcante (2018), Marcuschi (2008), among others. From the analyses of the Entretextos texts of students, we observed that text design, argumentation and coherence are inseparable and fundamental elements in the construction of authorship.
Palavras-chave: texto;
autoria;
projeto de extensão Entretextos;
text;
authorship;
Entretextos extension project.
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: VILANOVA, Rosana de Carvalho. Autoria em produções de pré-vestibulandos: uma análise de textos de alunos do projeto de extensão Entretextos do departamento de Letras (UFMA). 2022. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4892
Data de defesa: 9-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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