Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVILANOVA, Rosana de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5281299928137808por
dc.contributor.advisor1CRUZ, Mônica da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916571577411585por
dc.contributor.referee1CRUZ, Mônica da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916571577411585por
dc.contributor.referee2CUTRIM, Ilza Galvão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6628313480144303por
dc.contributor.referee3COITO, Roselene de Fátima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4593755793342327por
dc.date.accessioned2023-08-14T17:02:18Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.identifier.citationVILANOVA, Rosana de Carvalho. Autoria em produções de pré-vestibulandos: uma análise de textos de alunos do projeto de extensão Entretextos do departamento de Letras (UFMA). 2022. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4892-
dc.description.resumoNa presente pesquisa fizemos uma análise dos processos de autoria em redações de alunos do Curso de Produção Textual, do Projeto de Extensão Entretextos, do Departamento de Letras da UFMA (DELER-UFMA). Objetivamos, analisar como os discentes constroem a autoria no contexto de um curso de redação “pré-vestibular”, o qual faz parte de um Projeto de Extensão universitária. Para tal, escolhemos como metodologia a pesquisa de campo de cunho qualitativa e para o tratamento dos dados, levamos em consideração o paradigma indiciário proposto por Ginzburg (2007, p. 177). Analisamos, quatro (04) textos, que foram coletados em setembro de 2021, ano em que observamos as aulas do Projeto Entretextos. O critério de escolha do gênero em questão partiu da observação de que os alunos se sentem inseguros ao saberem que diante de um tipo textual, como o dissertativo (o mais cobrado em vestibulares), devem elaborar argumentos e se colocarem como autores de seu texto, para defender sua opinião diante do tema proposto. Contamos nessa pesquisa com as teorias da Análise do Discurso de linha francesa e da Linguística Textual, destacando nesses estudos os autores: Foucault (1992, 1999, 2000), Possenti (2002; 2013) Orlandi (1988, 2007, 2020), Cavalcante (2018), Marcuschi (2008), entre outros. A partir das análises dos textos dos alunos do Entretextos, observamos que o projeto de texto, a argumentação e a coerência são elementos indissociáveis e fundamentais na construção da autoria.por
dc.description.abstractIn the present research we made an analysis of the authorship processes in essays written by students of the Course of Textual Production, of the Entretexts Extension Project, of the Department of Letters of UFMA (DELER-UFMA). We aimed to analyze how students construct authorship in the context of a writing course "pre-vestibular", which is part of a university Extension Project. For such, we chose as methodology the qualitative field research and for the data treatment, we took into consideration the indicative paradigm proposed by Ginzburg (2007, p. 177). We analyzed four (04) texts, which were collected in September 2021, year in which we observed the classes of the Entretexts Project. The criterion for choosing the genre in question came from the observation that the students feel insecure when they know that when facing a textual type, such as the dissertative (the most demanded in college entrance exams), they must elaborate arguments and put themselves as authors of their text, to defend their opinion on the proposed theme. In this research we rely on the theories of French Discourse Analysis and Textual Linguistics, highlighting in these studies the authors: Foucault (1992, 1999, 2000), Possenti (2002; 2013) Orlandi (1988, 2007, 2020), Cavalcante (2018), Marcuschi (2008), among others. From the analyses of the Entretextos texts of students, we observed that text design, argumentation and coherence are inseparable and fundamental elements in the construction of authorship.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-08-14T17:02:18Z No. of bitstreams: 1 RosanaVilaNova.pdf: 1758457 bytes, checksum: c980dab97e56e5b3415c195dc4c598ff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-14T17:02:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RosanaVilaNova.pdf: 1758457 bytes, checksum: c980dab97e56e5b3415c195dc4c598ff (MD5) Previous issue date: 2022-09-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttexto;por
dc.subjectautoria;por
dc.subjectprojeto de extensão Entretextos;por
dc.subjecttext;eng
dc.subjectauthorship;eng
dc.subjectEntretextos extension project.eng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleAutoria em produções de pré-vestibulandos: uma análise de textos de alunos do projeto de extensão Entretextos do departamento de Letras (UFMA)por
dc.title.alternativeAuthorship in pre-college student productions: an analysis of texts by students of the Entretextos extension project of the Department of Letters (UFMA)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosanaVilaNova.pdfDissertação de Mestrado1,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.