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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação a distância no contexto da Educação Especial: Inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Distance education in the context of Special Education: Inclusion of people with disabilities in distance graduation courses at the Federal University of Maranhão
Autor: NUNES, Paula Estrela da Silva 
Primeiro orientador: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Primeiro membro da banca: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Segundo membro da banca: BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista
Terceiro membro da banca: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Quarto membro da banca: FREITAS, Flavio Luiz de Castro
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral analisar o processo de inclusão e permanência do aluno com deficiência nos cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), levando-se em consideração a concepção dos coordenadores de polo, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de identificação dos limites e possibilidades para pensar na criação de ações e serviços que possam ampliar o acesso desse alunado na universidade. Assim, foram feitos, no percurso metodológico da pesquisa, uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, com realização de um levantamento dos polos existentes na UFMA, para identificação dos coordenadores dos cursos de graduação a distância, e posterior verificação das condições que facilitam ou dificultam a permanência de alunos com deficiência nos cursos de graduação da UFMA. Participaram do estudo seis coordenadores de polo dos municípios de Açailândia, Codó, Coelho Neto, Fortaleza dos Nogueiras, Nina Rodrigues e São Luís (Bacanga). Nesse sentido, o estudo ocorreu em duas etapas, sendo a primeira no início do ano de 2022, a qual procedeu com a fase exploratória para levantamento da quantidade de polos UAB/UFMA, cursos de graduação oferecidos em cada município, número de coordenadores de polo e número de cursos de graduação a distância. A segunda etapa ocorreu no segundo semestre de 2022 e início do ano de 2023, na qual ocorreu o envio dos questionários para os 35 coordenadores de polos existentes, com o objetivo de identificar a inclusão dos discentes com deficiência, com matrícula ativa e intuito de analisar fatores que favorecem ou não essa inclusão. Os dados coletados ocorreram por meio da aplicação de um questionário com perguntas semiestruturadas enviadas por e-mail e pelo aplicativo Whatsapp. A partir das informações obtidas foi possível verificar, através da concepção dos participantes da pesquisa, que o aluno com deficiência possui direito de acesso à universidade garantido. Em relação à sua permanência observa-se a necessidade de ampliação da estrutura física dos polos, recursos humanos e tecnológicos para melhor desenvolver as habilidades e autonomia desses discentes, visando contemplar de forma mais abrangente a acessibilidade e garantias por meio dos serviços oferecidos pela UFMA.
Abstract: The general objective of this study was to analyze the process of inclusion and permanence of students with disabilities in distance learning undergraduate courses at the Federal University of Maranhão (UFMA), taking into account the conception of the pole coordinators, within the Open University of Brazil (UAB), in order to identify the limits and possibilities to think about the creation of actions and services that can expand the access of these students in the university. Thus, the methodological path of the research was an exploratory, descriptive research, with a qualitative approach, with a survey of the existing poles at UFMA, to identify the coordinators of the distance undergraduate courses, and subsequent verification of the conditions that facilitate or hinder the permanence of students with disabilities in undergraduate courses at UFMA. Six pole coordinators from the cities of Açailândia, Codó, Coelho Neto, Fortaleza das Nogueiras, Nina Rodrigues and São Luís (Bacanga) participated in the study. In this sense, the study occurred in two stages, the first at the beginning of the year 2022, which proceeded with the exploratory phase to survey the number of UAB/UFMA centers, undergraduate courses offered in each city, number of center coordinators and number of distance undergraduate courses. The second stage occurred in the second half of 2022 and early 2023, in which questionnaires were sent to the 35 existing pole coordinators, in order to identify the inclusion of students with disabilities, with active enrollment and in order to analyze factors that favor or not this inclusion. The data collected occurred through the application of a questionnaire with semi-structured questions sent by e-mail and through the Whatsapp application. From the information obtained it was possible to verify, through the conception of the research participants, that the student with disabilities has the right to access the university guaranteed. In relation to their permanence, there is a need to expand the physical structure of the poles, human and technological resources to better develop the skills and autonomy of these students, aiming to contemplate in a more comprehensive way the accessibility and guarantees through the services offered by UFMA.
Palavras-chave: educação especial;
educação superior a distância;
pessoa com deficiência;
inclusão
Special Education;
Distance Higher Education;
Persons with Disabilities;
Inclusion
Área(s) do CNPq: Educação Especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: NUNES, Paula Estrela da Silva. Educação a distância no contexto da Educação Especial: Inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Maranhão. 2023. 117 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4887
Data de defesa: 29-Mai-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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