Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREIS, Elainy Priscila Gonçalves-
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083775393424616por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083775393424616por
dc.contributor.referee2FEITOSA, Márcia Manir Miguel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.referee3FERRARI, Sônia Campaner Miguel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3661338173123018por
dc.date.accessioned2023-08-11T15:03:35Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationREIS, Elainy Priscila Gonçalves. O contador de histórias no livro infantil “Histórias que eu ouvi e gosto de contar” de Daniel Munduruku: Reflexões a partir da teoria da narração de Walter Benjamin. 2023. 119 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4886-
dc.description.resumoWalter Benjamin ao escrever O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov, sai em defesa de uma possível ausência de uma figura de tradição milenar, a saber, o contador de histórias. Essa conclusão baseou-se no perfil do contista Nikolai Leskov, na qual reforçou a extinção da arte de narrar na atualidade, bem como nas transformações sociais, econômicas e políticas advindas com a Modernidade. Nesse contexto, contar uma história estava cada vez mais distante da realidade de todos, principalmente das crianças. As histórias contadas não perpassavam ensinamentos, mas a descrição de cenas violentas, muita pancadaria e, em outros momentos, enaltecia modos de vida exuberantes. Entretanto, uma possível esperança de reencontrar esse contador ancestral no mundo contemporâneo levou ao objetivo dessa pesquisa, em particular, correlacionar a figura do contador de histórias de Walter Benjamin com o perfil do autor indígena Daniel Munduruku no livro infantil Histórias que eu ouvi e gosto de contar. A mesma tem caráter interdisciplinar, qualitativo, exploratório, investigativo e bibliográfico, desenvolvida mediante a análise dos escritos dos referidos autores, tendo como problemas levantados: Qual a possível correlação entre o contador de histórias de Walter Benjamin e o escritor infantil indígena Daniel Munduruku a partir da análise do livro infantil Histórias que eu ouvi e gosto de contar? Que possíveis características de Daniel Munduruku, enquanto contador de histórias, permite ao leitor revisitar o contador de histórias ancestral benjaminiano? Com a finalidade de responder as questões propostas parte-se do estudo de dois capítulos com os seguintes desígnios: a primeira se ocupa de identificar as causas da possível extinção do de histórias na Modernidade, apontando como a ausência do contador de histórias também se fez presente no mundo pueril e a segunda busca apresentar a contação de histórias no mundo indígena, especificamente na cultura Munduruku correlacionando o contador de histórias benjaminiano com o autor infantil indígena Daniel Munduruku, como uma possível maneira de reencontrar o seu rosto tão familiar. Em síntese, a investigação apontou uma provável relação entre os arquétipos de contadores de história benjaminiano, designadamente, o camponês sedentário e o marinheiro comerciante, com as características do escritor indígena encontradas no livro infantil Histórias que eu ouvi e gosto de contar.por
dc.description.abstractWalter Benjamin, when writing The Narrator: Considerations on the work of Nikolai Leskov, defends the possible absence of a figure of ancient tradition, namely, the storyteller. This conclusion was based on the profile of the storyteller Nikolai Leskov, in which he reinforced the extinction of the art of storytelling today, as well as on the social, economic, and political transformations that came with Modernity. In this context, storytelling was increasingly distant from reality of everyone, especially that of children. The stories told did not convey teachings, but rather the description of violent scenes, a lot of fighting, and, at other times, extolled exuberant lifestyles. However, a possible hope of rediscovering this ancestral storyteller in the contemporary world led to the objective of this research, in particular, to correlate the figure of Walter Benjamin storyteller with the profile of indigenous author Daniel Munduruku in the children book Histórias que eu ouvi e gosto de contar (Stories that I have heard and like to tell). It has an interdisciplinary, qualitative, exploratory, investigative and bibliographic character, developed through the analysis of the writings of the referred authors, with the following problems: What is the possible correlation between storyteller of Walter Benjamin and the indigenous child writer Daniel Munduruku from the analysis of the children book Histórias que eu ouvi e gosto de contar? What possible characteristics of Daniel Munduruku as a storyteller allow the reader to revisit the Benjaminian ancestral storyteller? In order to answer the proposed questions, the study is divided into two chapters with the following purposes: the first one is concerned with identifying the causes of the possible extinction of the storyteller in Modernity, pointing out how the absence of the storyteller was also present in the world of child; and the second one seeks to present storytelling in the indigenous world, specifically in the Munduruku culture, correlating the Benjaminian storyteller with the indigenous child author Daniel Munduruku, as a possible way to rediscover his familiar face. In summary, the research pointed to a probable relationship between the archetypes of Benjaminian storytellers, namely, the sedentary peasant and the merchant sailor, with the characteristics of the indigenous writer found in the child book Histórias que eu ouvi e gosto de contar.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-08-11T15:03:35Z No. of bitstreams: 1 ELAINY_PRISCILA_GONCALVES_REIS.pdf: 64840419 bytes, checksum: 900c17a3b27a53ef76b7928929c459bb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T15:03:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELAINY_PRISCILA_GONCALVES_REIS.pdf: 64840419 bytes, checksum: 900c17a3b27a53ef76b7928929c459bb (MD5) Previous issue date: 2023-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWalter Benjamin;por
dc.subjectContador de histórias;por
dc.subjectLivro infantil;por
dc.subjectCultura e Tradição;por
dc.subjectDaniel Mundurukupor
dc.subjectWalter Benjamin;eng
dc.subjectStoryteller;eng
dc.subjectChild book;eng
dc.subjectCulture and Tradition;eng
dc.subjectDaniel Mundurukueng
dc.subject.cnpqAntropologia Educacionalpor
dc.titleO contador de histórias no livro infantil “Histórias que eu ouvi e gosto de contar” de Daniel Munduruku: Reflexões a partir da teoria da narração de Walter Benjaminpor
dc.title.alternativeThe storyteller in the children's book "Stories I heard and like to tell" by Daniel Munduruku: Reflections from Walter Benjamin's theory of narrationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAINY_PRISCILA_GONCALVES_REIS.pdfDissertação de Mestrado63,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.