Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOREIRA, Ionayra Pinto Lima-
dc.contributor.advisor1MOTA, Antônia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.contributor.referee1MOTA, Antônia da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.contributor.referee2GALVE, Fernanda Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818309697654708por
dc.contributor.referee3TOURINHO JUNIOR, Washington-
dc.contributor.referee4NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee5TOURINHO, Mary Angélica Costa-
dc.date.accessioned2023-08-11T14:29:13Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.identifier.citationMOREIRA, Ionayra Pinto Lima. Os silêncios da ditadura civil-militar no Maranhão: O ensino da história do Maranhão no Centro de Ensino Maria José Aragão e a produção da história em quadrinhos baseada na trajetória política da Maria Aragão como instrumento didático. 2023. 149 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4885-
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a história da Ditadura Civil-Militar no Maranhão através da trajetória da ativista Maria Aragão e investiga o método de ensino que o Centro de Ensino Maria José Aragão utiliza para discutir este cenário em sala de aula, tendo em vista a escassez das histórias regionais nos livros didáticos. O trabalho tem como objetivo investigar a Ditadura Civil-Militar no Maranhão e inseri-la nas aulas de História no Centro de Ensino Maria José Aragão por meio de HQs didáticas, baseadas na trajetória da líder política Maria Aragão. Inicialmente, discutimos a Ditadura Civil-Militar no Estado começando com um breve histórico a respeito da instauração do golpe no Brasil. Posteriormente, mencionamos a transição política no Maranhão que abrange o período do governo de Vitorino ao de José Sarney. Ainda neste tópico, discorremos acerca dos movimentos sociais em cenário ditatorial. A terceira seção é dedicada à trajetória da ativista Maria José Aragão, antes e durante a ditadura de 1964. Na quarta seção, aborda-se a história em quadrinhos como uma possibilidade de contar histórias desconhecidas, discutindo a memória, o esquecimento e poder atrelado ao conhecimento e a história local. Ainda nesta seção, enfatizamos os desdobramentos das HQs, sua inserção na educação e a importância dessa ferramenta no ensino da história. Na quinta seção, descrevemos a pesquisa, metodologia, o CE Maria José Aragão, seus arredores e os resultados de entrevistas e questionários. Esta seção conta, ainda, com o detalhamento do produto educacional. Para fundamentação da pesquisa, utilizou-se as seguintes e principais fontes bibliográficas: Moreira (2015), Cabral (2006), Foucault (1987), (1989), Circe (2008), Vergueiro (2014), Rama (2014). Os sujeitos da pesquisa foram o gestor e o professor de história. A coleta de dados se deu em entrevistas e questionário. O produto consistiu na produção de história em quadrinhos Ditadura Civil-militar no Maranhão: Maria Aragão e sua luta em quadrinhos.por
dc.description.abstractThis research addresses the history of the Civil-Military Dictatorship in Maranhão through the trajectory of the activist Maria Aragão and investigates the teaching method that the Centro de Ensino Maria José Aragão uses to discuss this scenario in the classroom, given the scarcity of regional histories in textbooks. The goal of this work is to investigate the Civil-Military Dictatorship in Maranhão and insert it into History classes at the Centro de Ensino Maria José Aragão through didactic comic books, based on the trajectory of the political leader Maria Aragão. Initially, we discuss the Civil-Military Dictatorship in the State, starting with a brief history regarding the establishment of the 1964 coup in Brazil. Subsequently, we mention the political transition in Maranhão that covers the period from Vitorino's government to that of José Sarney’s. Still in this topic, we talk about social movements in a dictatorial scenario. The third section is dedicated to the trajectory of the activist Maria José Aragão, before and during the 1964 dictatorship. In the fourth section, we approach comics are as a possibility to tell unknown stories, discussing memory, forgetfulness, and power linked to knowledge and local history. Also in this section, we emphasize the consequences of comics, their insertion in education, and the importance of this tool in teaching history. In the fifth section, we describe the research, methodology, CE Maria José Aragão, its surroundings, and the results of interviews and questionnaires. This section also contains the details of the educational product. To support the research, we consulted the following main bibliographical sources: Moreira (2015), Cabral (2006), Foucault (1987), (1989), Circe (2008), Vergueiro (2014), and Rama (2014). The research subjects were the school’s Principal and the history teacher. Data collection took place through interviews and a questionnaire. The product consisted of the production of a comic book named Civil-military Dictatorship in Maranhão: Maria Aragão and her fight.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-08-11T14:29:13Z No. of bitstreams: 1 Ionayra_Lima.pdf: 40563145 bytes, checksum: ef31db4423661a3336ea7a3815f35660 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T14:29:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ionayra_Lima.pdf: 40563145 bytes, checksum: ef31db4423661a3336ea7a3815f35660 (MD5) Previous issue date: 2023-04-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectditadura civil-militar;por
dc.subjectMaria Aragão;por
dc.subjecthistória em quadrinhospor
dc.subjectcivil-military dictatorship;eng
dc.subjectMaria Aragão;eng
dc.subjectcomicseng
dc.subject.cnpqSociologia da Educaçãopor
dc.titleOs silêncios da ditadura civil-militar no Maranhão: O ensino da história do Maranhão no Centro de Ensino Maria José Aragão e a produção da história em quadrinhos baseada na trajetória política da Maria Aragão como instrumento didáticopor
dc.title.alternativeThe silences of the civil-military dictatorship in Maranhão: Teaching the history of Maranhão at the Centro de Ensino Maria José Aragão and the production of comics based on the political trajectory of Maria Aragão as a didactic tooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ionayra_Lima.pdfDissertação de Mestrado39,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.