Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4884
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada da educação especial para professores dos anos finais do ensino fundamental: Uma proposta com ênfase nas práticas pedagógicas inclusivas na UEB Jornalista Neiva Moreira
Título(s) alternativo(s): Continuing special education training for teachers in the final years of elementary school: A proposal with an emphasis on inclusive pedagogical practices at UEB Jornalista Neiva Moreira
Autor: FRAZÃO, Thays Nayara
Primeiro orientador: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Primeiro membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Segundo membro da banca: TERREMOTO, Maria Leonor Alexandre Borges dos Santos
Terceiro membro da banca: SILVEIRA, Francisca Morais da
Quarto membro da banca: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Quinto membro da banca: RIBEIRO, Francisco Adelton Alves
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a Formação Continuada na área da Educação Especial para professores da Sala Comum dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de modo a refletir sobre as práticas pedagógicas inclusivas por meio de intervenções em uma Sala Virtual de Aprendizagem na Unidade de Ensino Básico (UEB) Jornalista Neiva Moreira. Para tanto, a pesquisa foi de abordagem qualitativa, a partir de um estudo exploratório, com finalidade de natureza aplicada, com a proposição de um produto para a instituição que trata da implantação de uma sala virtual de Formação Continuada, aprendizagem e inclusão, para fomentar práticas pedagógicas inclusivas no âmbito do Ensino Fundamental. Os procedimentos utilizados foram bibliográficos, documental e de campo, amparados nos princípios da pesquisa do tipo Estudo de Caso. Os instrumentos utilizados para coleta de dados consistiram em: entrevista semiestruturada e observação sistemática. Os participantes envolvidos totalizaram 11, sendo sete professores dos Anos Finais do Ensino Comum, dentre esses: três professoras e quatro professores, uma coordenadora da escola, uma superintendente dos Anos Finais, um superintendente da Educação Especial e um responsável pelo Centro Avançado de Apoio à Educação (CAAED). A apresentação dos resultados e análise dos dados ocorreram a partir de três categorias: práticas pedagógicas inclusivas, Formação Continuada de professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da escola, além de recursos utilizados no ensino. Os resultados em relação à categoria “práticas pedagógicas inclusivas” demonstraram fragilidades quanto ao conhecimento dos participantes sobre a inclusão, e que há a necessidade de estratégias de formação para aperfeiçoar a atuação em sala de aula, assim como na categoria “Formação Continuada” constatou a inexistência de Formações Continuadas para os professores da UEB Jornalista Neiva Moreira, especificamente para atender, de forma efetiva, aos estudantes público-alvo da Educação Especial. Na categoria que trata dos recursos utilizados no ensino, expôs-se a falta de suporte tecnológico e de metodologias ativas para a elaboração de materiais e recursos pedagógicos. A partir dos principais achados da pesquisa, ficou evidente a necessidade de melhoria na Formação Continuada de professores na própria escola e na rede de ensino, que repercutam em práticas pedagógicas (mais) inclusivas, bem como proporcionar aos professores participantes novas possibilidades de participação e aprendizagem por meio do produto do estudo: a Sala Virtual de Formação Continuada, Aprendizagem e Inclusão.
Abstract: This research aimed to investigate Continuing Education in the area of Special Education for teachers in the ordinary class of the Final Years of Elementary School in order to reflect on inclusive pedagogical practices through interventions in a virtual learning room at Elementary School Basic Teaching Unit (UEB) Journalist Neiva Moreira. To this end, the research was a qualitative approach from an exploratory study, with the purpose of an applied nature, with the proposition of a product to the institution that deals with the implementation of a virtual room for Continuing Education, learning and inclusion, to foster inclusive pedagogical practices within the scope of elementary school. The procedures used were bibliographic, documentary and field supported by the principles of Case Study type research. The instruments used for data collection consisted of: semi-structured interview and systematic observation. The participants involved totaled 11, being seven teachers from the Final Years of ordinary education, among these: three female teachers and four male teachers; one school coordinator, one superintendent of the Final Years, one Superintendent of Special Education and one person responsible for the Advanced Center for Education Support (CAAED). The presentation of results and data analysis took place from three categories: inclusive pedagogical practices, Continuing Education of teachers from Municipal Secretary of Education (Semed) and from the school, besides resources used in teaching. The results regarding the “inclusive pedagogical practices” have demonstrated weaknesses regarding participants; knowledge of inclusion and that there is a need for strategies of formations to improve classroom performance, as in the Continuing Education category found the absence of Continued Formations for teachers UEB Journalist Neiva Moreira specifically to effectively meet the students target audience of special education. In the category that deals with the resources used in teaching, the lack of technological support and active methodologies for the elaboration of materials and pedagogical resources were exposed. From the main findings of the research, it was evident the need for improvement in the Continuing Education of teachers in the school itself and the school network that reverberates in (more) inclusive pedagogical practices, as well as providing participating teachers new possibilities for participation and learning by means of the product of the study: The Virtual Room of Continuing Education, Learning and Inclusion.
Palavras-chave: Formação;
Aprendizagem;
Práticas Pedagógicas;
Inclusão;
Professor
Formation;
Learning;
Pedagogical Practices;
Inclusion;
Teacher
Área(s) do CNPq: Educação Especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: FRAZÃO, Thays Nayara. Formação continuada da educação especial para professores dos anos finais do ensino fundamental: Uma proposta com ênfase nas práticas pedagógicas inclusivas na UEB Jornalista Neiva Moreira. 2023. 204 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4884
Data de defesa: 21-Abr-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAYS_FRAZAO.pdfDissertação de Mestrado60,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.