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Tipo do documento: Dissertação
Título: Linguagem escrita como prática discursiva: Implicações para o fazer docente em uma Instituição de Educação Infantil no município de São Luís/MA
Título(s) alternativo(s): Written language as a discursive practice: Implications for teaching at an Early Childhood Education Institution in the city of São Luís/MA
Autor: DOURADO, Inara Sydia dos Santos
Primeiro orientador: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Primeiro membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Segundo membro da banca: COSTA, Cristiane Dias Martins da
Terceiro membro da banca: LOPES, Denise Maria de Carvalho
Quarto membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Quinto membro da banca: MARTINS, Ana Patrícia Sá
Resumo: A pesquisa intitulada “LINGUAGEM ESCRITA COMO PRÁTICA DISCURSIVA: Implicações para o fazer docente em uma Instituição de Educação Infantil do município de São Luís/MA” desenvolvida no âmbito do Mestrado profissional (PPGEEB/UFMA) parte da seguinte questão problematizadora: Quais pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva discursiva podem subsidiar a organização do trabalho docente, relativo a apropriação da linguagem escrita por parte das crianças da Educação Infantil em uma instituição pública municipal de São Luís MA? Partindo de tal problematização o estudo tem por objetivo compreender o processo de apropriação da linguagem escrita de crianças na Educação Infantil, a partir dos pressupostos da perspectiva discursiva de linguagem, no contexto de uma instituição da rede pública municipal de São Luís-MA com vistas à elaboração de um Caderno com recomendações e estratégias para subsidiar a organização do trabalho docente nessa etapa da educação básica. O objetivo apresentado nos direcionou para uma abordagem de pesquisa qualitativa fundamentada nos pressupostos da pesquisa do tipo colaborativa. A investigação foi realizada na UEB Jornalista Batista Matos, tendo como colaboradoras duas professoras da pré-escola. A entrevista semiestruturada, questionário e sessões reflexivas, contribuíram de forma significativa para a geração de dados. As interações ocorreram por meio de ferramentas digitais e aplicativos como Google Forms, WhatsApp e Meet. A análise dos dados foi realizada de forma reflexiva a partir da organização das grandes categorias teóricas e empíricas de estudo: concepção de criança, concepção de desenvolvimento e aprendizagem, concepção de Educação Infantil e concepção de linguagem. Os dados revelados no decorrer da investigação apresentaram indícios de uma prática educativa que, embora ainda insegura, transita para o campo discursivo. Evidenciou-se, portanto, a necessidade de sustentação teórica sobre a escrita enquanto linguagem discursiva e interativa assim como de estudo sobre as concepções de criança, educação infantil, desenvolvimento e aprendizagem e escrita o que possibilitou a realização de um processo formativo reflexivo. A pesquisa foi finalizada com a materialização do produto educacional: Caderno dos Porquês: instrumento didático-metodológico investigativo em uma perspectiva discursiva para apropriação da linguagem escrita de crianças da Educação Infantil, contendo recomendações e estratégias de forma a subsidiar e/ou inspirar os professores na organização do trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil garantindo a interação verbal e a compreensão do verdadeiro sentido do ato de ler e escrever. Tal produto foi validado por uma das professoras colaboradoras que atestou o seu potencial de aplicabilidade. Conclui se, portanto, que a partir da realização de uma pesquisa do tipo colaborativa, a professora foi mobilizada a pensar em outras maneiras de organizar as vivências das crianças com a cultura escrita e de perceber a importância dos enunciados infantis para a concretização dessas práticas.
Abstract: The research titled “WRITTEN LANGUAGE AS DISCURSIVE PRACTICE: Implications for teaching in an Early Childhood Education Institution of São Luís/MA municipality” conducted in the Professional Master’s Degree (PPGEEB-UFMA) develops around the following research question: Which theoretical-methodological assumptions of discursive perspective can subsidize the organization of teaching work, regarding the appropriation of the written language by children of the Early Childhood Education in a municipal public institution of São Luís-MA? Based on this problematization, this study has as its objective to understand the written language appropriation process of children in Early Childhood Education from the assumptions of discursive perspective of language, in the context of a municipal public institution of São Luís-MA in order to elaborate a Notebook with recommendations and strategies to subsidize the organization of the teaching work at this stage of basic education. The objectives presented direct to a qualitative research approach based on the assumptions of the collaborative research type. The research was conducted at UEB Jornalista Batista Matos, having as collaborators two preschool teachers. The semistructured interview, questionnaire and reflective sessions contributed significantly to data generation. The interactions occurred through digital tools and applications such as Google Forms, Whatsapp and Google Meet. The data analysis was carried out in a reflective way by means of the organization of the big theoretical and empirical categories of study: the conceptions of child, development and learning, early childhood education and the conception of language. The data revealed in the course of the investigation presented indications of an educational practice that, although still safe, transits to the discursive field. This research evidenced the need of theoretical sustentation on writing as a discursive and interactive language as well as the need of study about the conceptions of child, early childhood education, development, learning and writing, enabling the performance of a reflective formative process. The research was finalised with the materialisation of the educational product: Caderno dos Porquês: a didactic-methodological investigative instrument in a discursive perspective for the appropriation of the written language of Early Childhood Education children, containing recommendations and strategies in order to subsidize and/or inspire the teachers in work organization with the written language in Early Childhood Education, ensuring the verbal interaction and the comprehension of the true meaning of the acts of reading and writing. The educational product was validated by one of the collaborating teachers, who attested to its applicability potential. The product was validated by one of the collaborating teachers, who attested to its applicability potential. Therefore, it is concluded that through the conduction of a collaborative research, the teacher was mobilised to think of other ways to organize the children’s experience with written culture and to perceive the importance of children’s utterances for the implementation of these practices.
Palavras-chave: Educação Infantil;
Linguagem Escrita;
Prática Discursiva
Child Education;
Written Language;
Discursive Practice
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: DOURADO, Inara Sydia dos Santos. Linguagem escrita como prática discursiva: Implicações para o fazer docente em uma Instituição de Educação Infantil no município de São Luís/MA. 2023. 279 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4883
Data de defesa: 15-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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