Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4881
Tipo do documento: Dissertação
Título: LEITURA SOB A PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Ministro Carlos Madeira, em São Luís-MA
Título(s) alternativo(s): READING UNDER THE SOCIO-INTERACTIONIST PERSPECTIVE: a study in the 6th grade of Elementary Education at the Basic Education Unit Minister Carlos Madeira, in São Luís-MA
Autor: GOMES, Iranilde do Rosário 
Primeiro orientador: ARANHA, Marize Barros Rocha
Primeiro membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha Aranha
Segundo membro da banca: SILVA, Ana Lúcia Rocha Silva
Terceiro membro da banca: CAVALCANTE, Luciana Rocha
Quarto membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Quinto membro da banca: CUTRIM, Ilza do Socorro Galvão
Resumo: O ato de ler implica uma questão de cidadania, na medida em que se revela como forma de inclusão social e possibilita ao sujeito o desenvolvimento de sua capacidade de se posicionar de modo crítico sobre o mundo no qual está inserido. Partindo dessa assertiva, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar como os professores de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica (UEB) “Ministro Carlos Madeira” desenvolvem o processo de ensino da leitura, visando à construção de um caderno de orientações pedagógicas para o trabalho com a leitura, sob a perspectiva sociointeracionista. Objetivamos de maneira específica: identificar quais concepções teóricas fundamentam o trabalho dos professores de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental da UEB Ministro Carlos Madeira, no ensino da leitura; analisar as estratégias desenvolvidas por esses professores no ensino da leitura, a fim de promover a formação leitora dos alunos; construir um caderno de orientações pedagógicas, embasado na perspectiva sociointeracionista, para o ensino da leitura e a promoção da formação leitora no 6º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar tais objetivos, tomamos como referência os estudos de Bakhtin (2015), no intuito de compreender o conceito de linguagem e suas possíveis implicações na prática leitora. Desse modo, adotamos o princípio da linguagem como prática dialógica e referenciamos autores contemporâneos que estudam a leitura e oferecem subsídios a respeito do sociointeracionismo, como Antunes (2009, 2014), Fiorin (2020), Kleiman (1989, 2004), Santaella (2019), Vygotsky (1991, 2001), entre outros. Quanto à metodologia, realizamos um estudo de caso, de natureza aplicada, escopo exploratório e abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, entrevista, transcrição e análise dos dados coletados, elaboração e disponibilização de um caderno de orientações pedagógicas. Os dados obtidos na entrevista indicam, em relação às concepções teóricas que embasam o trabalho docente, que predomina a visão da língua como sistema e da linguagem como comunicação; o texto é tomado como fonte de informação; a noção de leitor está associada a hábito e proficiência; a leitura é trabalhada na esteira de documentos oficiais de educação; a perspectiva sociointeracionista é atrelada ao contexto. Esses dados também apontam, no tocante às estratégias e atividades desenvolvidas no ensino da leitura. No produto da pesquisa, organizamos uma proposta de leitura em três módulos para aguçar uma maior interatividade em sala de aula, por meio de anúncios publicitários que circulam em redes sociais. Assim, esperamos que a pesquisa traga contribuições para estudiosos e profissionais da área, especialmente para professores do Ensino Fundamental, no trabalho com a leitura, para estimular a participação dos alunos, sua autonomia e suas habilidades no uso significativo da linguagem verbal e multimodal.
Abstract: The act of reading implies a citizenship issue in that it reveals itself as a form of social inclusion and enables the subject to develop his ability to position himself/herself critically about the world in which he/she is inserted. Based on this proposition, the present research has the general objective of verifying how the Portuguese Language teachers of the 6th grade of Elementary School at Basic Education Unit (UEB) “Minister Carlos Madeira” develop the process of teaching reading, aiming at the construction of a booklet of pedagogical guidelines for the work with reading, under a socio interactionist perspective. Specifically, we aimed to: identify the theoretical conceptions that underlie the work of Portuguese Language teachers of the 6th grade of Elementary School at UEB Ministro Carlos Madeira, in the teaching reading; analyze the strategies developed by these teachers in the teaching of reading, in order to promote the reading formation of the students; and build a booklet of pedagogical guidelines, based on the social-interactionist perspective, for teaching reading and promoting reading training in the 6th grade of Elementary School. To achieve these goals, we took Bakhtin’s (2015) studies as a reference, in order to understand the concept of language and its possible implications on reading practice. In this way, we adopted the principle of language as dialogical practice and referenced contemporary authors who study reading and offer subsidies regarding socio-interactionism, such as Antunes (2009, 2014), Fiorin (2020), Kleiman (1989, 2004), Santaella (2019), Vygotsky (1991, 2001), among others. As for the methodology, we carried out a case study, of an applied nature, exploratory in scope, and qualitative in approach, by means of a bibliographic survey, interviews, transcription and analysis of the collected data, elaboration and availability of a booklet of pedagogical orientations. The data obtained in the interview indicate, in relation to the theoretical conceptions that underlie the teaching work, that there is a predominant vision of language as a system and of language as communication; the text is taken as a source of information; the notion of reader is associated with habit and proficiency; reading is worked on in line with official education documents; the social-interactionist perspective is tied to the context. These data also point, with respect to the strategies and activities developed in the teaching of reading. In the research product, we organized a reading proposal in three modules to sharpen greater interactivity in the classroom, through advertisements that circulate in social networks. Thus, we hope that the research will bring contributions to scholars and professionals in the field, especially to Elementary School teachers, in working with reading, to stimulate students’ participation, autonomy, and skills in the meaningful use of verbal and multimodal language.
Palavras-chave: Sociointeracionismo;
Linguagem;
Leitura;
Língua Portuguesa
socio-interactionism;
language;
reading;
Portuguese language
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: GOMES, Iranilde do Rosário. Leitura sob a perspectiva sociointeracionista: Um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Ministro Carlos Madeira, em São Luís-MA. 2023. 181 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4881
Data de defesa: 20-Jan-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRANILDE_DO_ROSARIO_GOMES.pdfDissertação de Mestrado58,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.