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Tipo do documento: Dissertação
Título: Base Nacional Comum Curricular e currículo na educação infantil: uma proposta didático-pedagógica como possibilidade para prática docente no município de Bacabeira-MA
Título(s) alternativo(s): National Common Curriculum Base and curriculum in early childhood education: a didactic-pedagogical proposal as a possibility for teaching practice in the municipality of Bacabeira-MA
Autor: RABELO, Ana Karoline Pereira Wernz 
Primeiro orientador: SANTOS, Maria José Albuquerque
Primeiro membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Segundo membro da banca: MELO, José Carlos de
Terceiro membro da banca: ARENA, Dagoberto Buim
Quarto membro da banca: CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira
Quinto membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Resumo: Esta pesquisa teve como foco o estudo do currículo da Educação Infantil e os aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aliados a ele, tendo como local da pesquisa o Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho localizado no município de Bacabeira-MA. O objetivo desta pesquisa é propor um conjunto de orientações pedagógicas para a Educação Infantil, por meio de um E-book construído a partir da reflexão do currículo e, portanto, da BNCC, de forma colaborativa com as professoras da escola locus, a fim de ressignificar e redimensionar o currículo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de intervenção pedagógica, cujas sugestões foram debatidas a partir de um ciclo formativo, do qual professoras da Educação Infantil que exercem suas funções nas turmas de infantil I e II e a gestora foram as interlocutoras. Esta pesquisa está fundamentada em diversos teóricos e estudiosos, a saber, Silva (2015), Lopes; Macedo (2011), Moreira; Silva (2013), no campo do currículo, entre outros como Àries (1973), Kulhmann Jr (2015) e Sarat (2009) além dos documentos legais no campo da Educação Infantil que foram importantes ao suporte teórico deste escrito e decisivos para o alcance dos nossos propósitos. O estudo concluiu que as interlocutoras da pesquisa, professoras e gestora do CEI Chapeuzinho Vermelho enfrentam um contraste quanto às práticas pedagógicas e currículo pautado na BNCC para Educação Infantil que considere a infância em sua totalidade. Os resultados apontaram que foi muito significativo o processo de intervenção por meio do ciclo formativo que discutiu a Educação Infantil e a BNCC, haja vista ter dado possibilidade para as interlocutoras vivências de formação que as permitiu olhar para dentro de suas salas de aula.
Abstract: This paper had on the study of the Early Childhood Education curriculum and the aspects of the Commom National Curriculum Base (BNCC) applied to it, having as its research location the Children’s Education Center Chapeuzinho Vermelho located in the municipality of Bacabeira-MA. The aim of this research is to propose a set of pedagogical guidelines for Children’s Education, by means of an E-book built from the reflection of the curriculum and, therefore, of the BNCC, in a collaborative manner with the teachers of the local schoolhouse, in order to re-signify and resize the curriculum. It is a qualitative research of pedagogical intervention, whose suggestions were debated from a training cycle, of which teachers of Early Childhood Education who exercise their functions in the classes of kindergarten I and II and the manager were the interlocutors. This research is grounded in several theorists and scholars, namely, Silva (2015), Lopes; Macedo (2011), Moreira; Silva (2013), more to legal documents in the early childhood education fieldin the field of curriculum, among others as Àries (1973), Kulhmann Jr (2015) and Sarat (2009) in the field of Early Childhood Education that were important to the theoretical support of this writing and decisive for the reach of our purposes. The study concluded that the research interlocutors, teachers and managers of the CEI Chapeuzinho Vermelho face a contrast as to the pedagogical practices and curriculum guided in the BNCC for Early Childhood Education that considers childhood in its totality. The results pointed out that the intervention process through the training cycle that discussed Early Childhood Education and the BNCC was very significant, since it gave possibility to the interlocutors experience training that allowed them to look into their classrooms.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular;
currículo;
educação infantil;
prática docente.
Common National Curriculum Base;
curriculum;
early childhood education;
teaching practice.
Área(s) do CNPq: Política Educacional
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: RABELO, Ana Karoline Pereira Wernz. Base Nacional Comum Curricular e currículo na educação infantil: uma proposta didático-pedagógica como possibilidade para prática docente no município de Bacabeira-MA. 2023. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4879
Data de defesa: 23-Jan-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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