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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4878
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação para sexualidade e documentos educacionais: possíveis reflexos na prática pedagógica no Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Educación para la sexualidad y documentos educativos: posibles reflexiones sobre la práctica pedagógica en la enseñanza secundaria |
Autor: | SOUSA, Rayssa Maria Bezerra Vieira de |
Primeiro orientador: | SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da |
Segundo membro da banca: | SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira |
Terceiro membro da banca: | ANJOS, Elisa Maria dos |
Resumo: | Nas últimas décadas, a educação para sexualidade vem sendo entendida como uma das possibilidades de transformar o ambiente escolar em um espaço que debata questões individuais e coletivas, recriando perspectivas de uma educação que seja, de fato, inclusiva e emancipatória. Assim, o presente trabalho traz como premissa central responder de que forma a educação para a sexualidade se faz presente nos documentos escolares e quais os possíveis reflexos nas práticas pedagógicas em uma escola de Ensino Médio. Objetiva-se analisar possíveis relações entre educação para a sexualidade, presentes ou não, nos documentos educacionais e as práticas pedagógicas desenvolvidas no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Unidade Plena, Centro de São Luís - MA. Destaca-se que os documentos são construídos a partir de perspectivas sociais, culturais e políticas, assim como a realidade escolar também se constrói, pontuando em específico os documentos nacionais, regionais e institucionais. A partir desse entrelaçamento, vê-se uma linha direta de incentivo, desestímulo, debate e encruzilhadas que se tornam concretas no cotidiano escolar. A pesquisa se faz a partir da abordagem qualitativa, destacando-se os fenômenos sociais a partir de suas práticas e construções com Análise Documental, na forma de Análise de Conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin, a qual orienta a sinalização das vozes na construção dos documentos e suas possibilidades. Infere-se que assim será possível criar um espaço que pretende selecionar, analisar e construir uma perspectiva da educação para sexualidade como possibilidade na realidade educacional. Como resultados foi possível observar a relação entre os documentos nacionais, regionais e internos do IEMA, no que concerne à sexualidade. Identificou-se que em todos os documentos falta profundidade e direção quanto à educação sexual, desvelando com base na análise a falta de compromisso e a ausência da temática na construção de uma educação de fato integral e emancipatória. |
Abstract: | En las últimas décadas, la educación sexual ha sido entendida como una de las posibilidades para transformar el ámbito escolar en un espacio de debate de cuestiones individuales y colectivas, recreando perspectivas de una educación que sea, de hecho, inclusiva y emancipadora. Así, el presente trabajo trae como pregunta central para responder cómo la educación sexual está presente en los documentos escolares y cuáles son las posibilidades reflexiones sobre las prácticas pedagógicas en una escuela secundaria. Tiene como objetivo discutir la relación entre la educación en sexualidad y los documentos educativos, relacionándolos directamente con la realidad de una escuela seleccionada, el Instituto Estatal de Educación, Ciencia y Tecnología do Maranhão (IEMA), Unidad Plena de São Luís. Es de destacar que los documentos se construyen desde perspectivas sociales, culturales y políticas, así como también se construye la realidad escolar, puntualizando específicamente los documentos nacionales, regionales e institucionales. De este entrecruzamiento vemos una línea directa de aliento, desánimo, debate y encrucijada que se concretan en la cotidianidad escolar. La investigación se basa en un enfoque cualitativo destacando los fenómenos sociales a partir de sus prácticas y construcciones, con Análisis de Documentos, en la forma de Análisis de Contenido, como lo propone Laurence Bardin, que señala las voces en la construcción de documentos y sus posibilidades. Se infiere que de esta forma será posible generar un espacio que pretenda seleccionar, analizar y construir una perspectiva de la educación sexual como posibilidad en la realidad educativa. Como resultado se pudo observar la relación entre los documentos nacionales, regionales e internos del IEMA, com respecto a la sexualidad en todos los documentos falta profundidad y dirección en cuanto a la educación sexual, por lo que lo que analizamos es falta de compromiso y ausência del tema en la construcción de una educación verdaderamente integral y emancipadora. |
Palavras-chave: | educação para sexualidade; documentos educacionais; IEMA Pleno São Luís. educación para la sexualidad; documentos educativos; Completo Iema- São Luís. |
Área(s) do CNPq: | Educação Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | SOUSA, Rayssa Maria Bezerra Vieira de. Educação para sexualidade e documentos educacionais: possíveis reflexos na prática pedagógica no Ensino Médio. 2023. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4878 |
Data de defesa: | 4-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RAYSSAMARIABEZERRAVIEIRADESOUSA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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