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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Rayssa Maria Bezerra Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7914937341271987por
dc.contributor.advisor1SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5068371548791071por
dc.contributor.referee1SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5068371548791071por
dc.contributor.referee2SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517242437763711por
dc.contributor.referee3ANJOS, Elisa Maria dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070742029237223por
dc.date.accessioned2023-08-09T12:01:01Z-
dc.date.issued2023-07-04-
dc.identifier.citationSOUSA, Rayssa Maria Bezerra Vieira de. Educação para sexualidade e documentos educacionais: possíveis reflexos na prática pedagógica no Ensino Médio. 2023. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023 .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4878-
dc.description.resumoNas últimas décadas, a educação para sexualidade vem sendo entendida como uma das possibilidades de transformar o ambiente escolar em um espaço que debata questões individuais e coletivas, recriando perspectivas de uma educação que seja, de fato, inclusiva e emancipatória. Assim, o presente trabalho traz como premissa central responder de que forma a educação para a sexualidade se faz presente nos documentos escolares e quais os possíveis reflexos nas práticas pedagógicas em uma escola de Ensino Médio. Objetiva-se analisar possíveis relações entre educação para a sexualidade, presentes ou não, nos documentos educacionais e as práticas pedagógicas desenvolvidas no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Unidade Plena, Centro de São Luís - MA. Destaca-se que os documentos são construídos a partir de perspectivas sociais, culturais e políticas, assim como a realidade escolar também se constrói, pontuando em específico os documentos nacionais, regionais e institucionais. A partir desse entrelaçamento, vê-se uma linha direta de incentivo, desestímulo, debate e encruzilhadas que se tornam concretas no cotidiano escolar. A pesquisa se faz a partir da abordagem qualitativa, destacando-se os fenômenos sociais a partir de suas práticas e construções com Análise Documental, na forma de Análise de Conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin, a qual orienta a sinalização das vozes na construção dos documentos e suas possibilidades. Infere-se que assim será possível criar um espaço que pretende selecionar, analisar e construir uma perspectiva da educação para sexualidade como possibilidade na realidade educacional. Como resultados foi possível observar a relação entre os documentos nacionais, regionais e internos do IEMA, no que concerne à sexualidade. Identificou-se que em todos os documentos falta profundidade e direção quanto à educação sexual, desvelando com base na análise a falta de compromisso e a ausência da temática na construção de uma educação de fato integral e emancipatória.por
dc.description.abstractEn las últimas décadas, la educación sexual ha sido entendida como una de las posibilidades para transformar el ámbito escolar en un espacio de debate de cuestiones individuales y colectivas, recreando perspectivas de una educación que sea, de hecho, inclusiva y emancipadora. Así, el presente trabajo trae como pregunta central para responder cómo la educación sexual está presente en los documentos escolares y cuáles son las posibilidades reflexiones sobre las prácticas pedagógicas en una escuela secundaria. Tiene como objetivo discutir la relación entre la educación en sexualidad y los documentos educativos, relacionándolos directamente con la realidad de una escuela seleccionada, el Instituto Estatal de Educación, Ciencia y Tecnología do Maranhão (IEMA), Unidad Plena de São Luís. Es de destacar que los documentos se construyen desde perspectivas sociales, culturales y políticas, así como también se construye la realidad escolar, puntualizando específicamente los documentos nacionales, regionales e institucionales. De este entrecruzamiento vemos una línea directa de aliento, desánimo, debate y encrucijada que se concretan en la cotidianidad escolar. La investigación se basa en un enfoque cualitativo destacando los fenómenos sociales a partir de sus prácticas y construcciones, con Análisis de Documentos, en la forma de Análisis de Contenido, como lo propone Laurence Bardin, que señala las voces en la construcción de documentos y sus posibilidades. Se infiere que de esta forma será posible generar un espacio que pretenda seleccionar, analizar y construir una perspectiva de la educación sexual como posibilidad en la realidad educativa. Como resultado se pudo observar la relación entre los documentos nacionales, regionales e internos del IEMA, com respecto a la sexualidad en todos los documentos falta profundidad y dirección en cuanto a la educación sexual, por lo que lo que analizamos es falta de compromiso y ausência del tema en la construcción de una educación verdaderamente integral y emancipadora.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-08-09T12:01:01Z No. of bitstreams: 1 RAYSSAMARIABEZERRAVIEIRADESOUSA.pdf: 2489967 bytes, checksum: f4c86455499dc33270ce11dce30bd3ff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-09T12:01:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAYSSAMARIABEZERRAVIEIRADESOUSA.pdf: 2489967 bytes, checksum: f4c86455499dc33270ce11dce30bd3ff (MD5) Previous issue date: 2023-07-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação para sexualidade;por
dc.subjectdocumentos educacionais;por
dc.subjectIEMA Pleno São Luís.por
dc.subjecteducación para la sexualidad;spa
dc.subjectdocumentos educativos;spa
dc.subjectCompleto Iema- São Luís.spa
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleEducação para sexualidade e documentos educacionais: possíveis reflexos na prática pedagógica no Ensino Médiopor
dc.title.alternativeEducación para la sexualidad y documentos educativos: posibles reflexiones sobre la práctica pedagógica en la enseñanza secundariaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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