Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4878
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUSA, Rayssa Maria Bezerra Vieira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7914937341271987 | por |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5068371548791071 | por |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5068371548791071 | por |
dc.contributor.referee2 | SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517242437763711 | por |
dc.contributor.referee3 | ANJOS, Elisa Maria dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4070742029237223 | por |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T12:01:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Rayssa Maria Bezerra Vieira de. Educação para sexualidade e documentos educacionais: possíveis reflexos na prática pedagógica no Ensino Médio. 2023. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023 . | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4878 | - |
dc.description.resumo | Nas últimas décadas, a educação para sexualidade vem sendo entendida como uma das possibilidades de transformar o ambiente escolar em um espaço que debata questões individuais e coletivas, recriando perspectivas de uma educação que seja, de fato, inclusiva e emancipatória. Assim, o presente trabalho traz como premissa central responder de que forma a educação para a sexualidade se faz presente nos documentos escolares e quais os possíveis reflexos nas práticas pedagógicas em uma escola de Ensino Médio. Objetiva-se analisar possíveis relações entre educação para a sexualidade, presentes ou não, nos documentos educacionais e as práticas pedagógicas desenvolvidas no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Unidade Plena, Centro de São Luís - MA. Destaca-se que os documentos são construídos a partir de perspectivas sociais, culturais e políticas, assim como a realidade escolar também se constrói, pontuando em específico os documentos nacionais, regionais e institucionais. A partir desse entrelaçamento, vê-se uma linha direta de incentivo, desestímulo, debate e encruzilhadas que se tornam concretas no cotidiano escolar. A pesquisa se faz a partir da abordagem qualitativa, destacando-se os fenômenos sociais a partir de suas práticas e construções com Análise Documental, na forma de Análise de Conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin, a qual orienta a sinalização das vozes na construção dos documentos e suas possibilidades. Infere-se que assim será possível criar um espaço que pretende selecionar, analisar e construir uma perspectiva da educação para sexualidade como possibilidade na realidade educacional. Como resultados foi possível observar a relação entre os documentos nacionais, regionais e internos do IEMA, no que concerne à sexualidade. Identificou-se que em todos os documentos falta profundidade e direção quanto à educação sexual, desvelando com base na análise a falta de compromisso e a ausência da temática na construção de uma educação de fato integral e emancipatória. | por |
dc.description.abstract | En las últimas décadas, la educación sexual ha sido entendida como una de las posibilidades para transformar el ámbito escolar en un espacio de debate de cuestiones individuales y colectivas, recreando perspectivas de una educación que sea, de hecho, inclusiva y emancipadora. Así, el presente trabajo trae como pregunta central para responder cómo la educación sexual está presente en los documentos escolares y cuáles son las posibilidades reflexiones sobre las prácticas pedagógicas en una escuela secundaria. Tiene como objetivo discutir la relación entre la educación en sexualidad y los documentos educativos, relacionándolos directamente con la realidad de una escuela seleccionada, el Instituto Estatal de Educación, Ciencia y Tecnología do Maranhão (IEMA), Unidad Plena de São Luís. Es de destacar que los documentos se construyen desde perspectivas sociales, culturales y políticas, así como también se construye la realidad escolar, puntualizando específicamente los documentos nacionales, regionales e institucionales. De este entrecruzamiento vemos una línea directa de aliento, desánimo, debate y encrucijada que se concretan en la cotidianidad escolar. La investigación se basa en un enfoque cualitativo destacando los fenómenos sociales a partir de sus prácticas y construcciones, con Análisis de Documentos, en la forma de Análisis de Contenido, como lo propone Laurence Bardin, que señala las voces en la construcción de documentos y sus posibilidades. Se infiere que de esta forma será posible generar un espacio que pretenda seleccionar, analizar y construir una perspectiva de la educación sexual como posibilidad en la realidad educativa. Como resultado se pudo observar la relación entre los documentos nacionales, regionales e internos del IEMA, com respecto a la sexualidad en todos los documentos falta profundidad y dirección en cuanto a la educación sexual, por lo que lo que analizamos es falta de compromiso y ausência del tema en la construcción de una educación verdaderamente integral y emancipadora. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-08-09T12:01:01Z No. of bitstreams: 1 RAYSSAMARIABEZERRAVIEIRADESOUSA.pdf: 2489967 bytes, checksum: f4c86455499dc33270ce11dce30bd3ff (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-09T12:01:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAYSSAMARIABEZERRAVIEIRADESOUSA.pdf: 2489967 bytes, checksum: f4c86455499dc33270ce11dce30bd3ff (MD5) Previous issue date: 2023-07-04 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação para sexualidade; | por |
dc.subject | documentos educacionais; | por |
dc.subject | IEMA Pleno São Luís. | por |
dc.subject | educación para la sexualidad; | spa |
dc.subject | documentos educativos; | spa |
dc.subject | Completo Iema- São Luís. | spa |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | por |
dc.title | Educação para sexualidade e documentos educacionais: possíveis reflexos na prática pedagógica no Ensino Médio | por |
dc.title.alternative | Educación para la sexualidad y documentos educativos: posibles reflexiones sobre la práctica pedagógica en la enseñanza secundaria | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAYSSAMARIABEZERRAVIEIRADESOUSA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.