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Tipo do documento: Dissertação
Título: A concepção de homem na filosofia de Éric Weil 
Título(s) alternativo(s): The conception of man in Éric Weil's philosophy
Autor: NASCIMENTO, David Mendonça do 
Primeiro orientador: SILVA JÚNIOR, Francisco Valdério Pereira da
Primeiro membro da banca: SILVA JÚNIOR, Francisco Valdério Pereira da
Segundo membro da banca: PERINE, Marcelo
Terceiro membro da banca: PASSOS, Helder Machado
Resumo: Esta dissertação trata da concepção de homem na filosofia de Éric Weil a partir da Introdução da Lógica da filosofia, na primeira seção intitulada Reflexão sobre a filosofia, subdivida em duas partes O homem como razão e O homem como violência. Questionando o conceito clássico ocidental de homem como animal racional ele procura a definição no sentido humano. Ele compreende que o conceito de homem não deve ser dado para defini-lo, mas para realizá-lo, ou seja, o homem é um ideal a ser alcançado mediante a escolha livre pela razão. O homem é constituído da oposição entre razão e violência: não é nem totalmente razão, nem totalmente violência; nem somente racional (coerência, sentido), nem somente animal (natural, amoral); nem naturalmente bom, nem naturalmente mal, mas, nesse sentido, no convívio da comunidade humana, mediante o exercício da linguagem, um ser razoável, capaz de moralidade, de elaborar regras que distinguem o lícito do ilícito, o moral do imoral. O indivíduo para ser homem deve ser razoável. Diante disso, ele classifica o homem em dois grupos gerais: homo faber e homo theoreticus. O homo faber é o tipo que busca o seu contentamento na práxis e encontra as satisfações efêmeras. O homo theoreticus é o tipo que busca seu contentamento na razão, na theoría, na visão da unidade da totalidade. Esses conceitos demarcam a análise do homem como um ser de ação e discurso, que age e fala, fala e age; produtor de ação razoável (atitudes) e linguagem razoável (categorias). Seu discurso produz sentido, coerência e orienta sua existência e ações no mundo. Seu estilo de vida, valores e ideais formam sua atitude no mundo. O discurso coerente que organiza esse conjunto de elementos forma a categoria. O homem é negatividade, ou seja, possui dentro de si um descontentamento que o leva a dizer não ao seu mundo e a si mesmo. Tomando consciência de sua condição no dado busca transformar sua realidade para seu contentamento, deixando de ser simples homo sapiens passa a ser homo faber, ser-artesão que fabrica a si mesmo à medida que busca se definir transformando o dado. Entretanto, ao realizar suas satisfações, descobre que continua descontente. Ao compreender isso, ele passa a negar a própria negatividade para encontrar o contentamento unicamente na razão. É quando faz a passagem de homo faber para homo theoreticus. O homem é contradição, ser em ato de realização, entretanto é razão-pensante e razão-pensada, liberdade que se autodetermina, que escolhendo a coerência e o sentido diminui a violência que há dentro de si. A questão que expressa a oposição entre o homo faber e o homo theoreticus, que também é a questão sobre o sentido da existência humana, é sobre o papel da filosofia: o homem deve filosofar para viver ou viver para filosofar?
Abstract: This dissertation deals with the conception of man in Éric Weil's philosophy from the perspective of Introduction of the Logic of Philosophy, in the first section entitled Reflection on Philosophy, subdivide into two parts Man as Reason and Man as Violence. questioning the Western classical concept of man as a rational animal he seeks definition in the sense human. He understands that the concept of man must not be given to define him, but to realize it, that is, man is an ideal to be achieved through free choice by reason. O man is constituted of the opposition between reason and violence: he is neither wholly reason nor utterly violence; nor only rational (coherence, sense), nor only animal (natural, the moral); neither naturally good nor naturally bad, but, in this sense, in the coexistence of human community, through the exercise of language, a reasonable being, capable of morality, to elaborate rules that distinguish what is licit from illicit, moral from immoral. The individual to be a man one must be reasonable. In view of this, he classifies men into two general groups: homo faber and homo theoreticus. Homo faber is the type who seeks his contentment in praxis. and find the ephemeral satisfactions. Homo theoreticus is the type that seeks his contentment in reason, in theory, in the vision of the unity of totality. These concepts mark the analysis of the man as a being of action and speech, who acts and speaks, speaks and acts; reasonable action producer (attitudes) and reasonable language (categories). His speech produces meaning, coherence and guidance their existence and actions in the world. Your lifestyle, values ​​and ideals form your attitude in the world. The coherent discourse that organizes this set of elements forms the category. O man is negativity, that is, he has within himself a discontent that leads him to say no to your world and yourself. By becoming aware of its condition in the data, it seeks to transform his reality to his satisfaction, ceasing to be simple homo sapiens becomes homo faber, being-craftsman who manufactures himself as he seeks to define himself by transforming the given. However, when fulfilling his satisfactions, he finds that he is still dissatisfied. By understanding this, he goes on to deny his own negativity to find contentment solely in reason. It is when he makes the transition from homo faber to homo theoreticus. Man is contradiction, being in an act of realization, however it is reason-thinking and reason-thought, freedom that self-determines, that by choosing coherence and meaning, it diminishes the violence within. The question that expresses the opposition between homo faber and homo theoreticus, which is also the question about the meaning of human existence, is about the role of philosophy: man must philosophize to live or live to philosophize?
Palavras-chave: homem;
razão;
violência;
Homo faber;
Homo theoreticus;
man;
reason;
violence;
Homo faber;
Homo theoreticus;
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFIL
Citação: NASCIMENTO, David Mendonça do. A concepção de homem na filosofia de Éric Weil . 2023. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Filosofia- PPGFIL) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4873
Data de defesa: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO EM FILOSOFIA

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