Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Leandro Augusto dos Remédios-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4413703730120359por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Antonio Paulino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.contributor.referee1SOUSA, Antonio Paulino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.contributor.referee2LOUREIRO, Bráulio Roberto de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264800671721337por
dc.contributor.referee3PEREIRA, Jesus Marmanillo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961690584395600por
dc.contributor.referee4ANJOS, Elisa Maria dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070742029237223por
dc.contributor.referee5CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828584255093047por
dc.date.accessioned2023-08-08T14:48:47Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationCOSTA, Leandro Augusto dos Remédios. Famílias de classe média e escolas privadas de São Luís (MA): da escolha do estabelecimento de ensino à reprodução da desigualdade. 2023. 241 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4872-
dc.description.resumoEsta pesquisa se situa no âmbito da sociologia da educação, especificamente numa sociologia das relações entre educação e desigualdade. Seu tema central trata da relação entre famílias e escolas e da escolha da escola, tratando particularmente da relação entre famílias de classe média e duas escolas privadas de alto custo de São Luís (MA). A problemática de pesquisa adotada visou compreender como a escolha dos estabelecimentos de ensino pelas famílias pode revelar o papel das estratégias de escolarização para a reprodução social das famílias e, consequentemente, para a reprodução das desigualdades escolares e sociais. Por sua vez, o que busquei objetivar foram as estratégias de reprodução das famílias que matriculam seus filhos nessas escolas através das suas estratégias escolares. A construção metodológica passou pelo uso de estatísticas de diversos órgãos para caracterizar a classe média, os arranjos familiares e a educação brasileira, bem como por treze (13) entrevistas realizadas com pais e mães ligados ao Colégio Reino Infantil e a Escola Crescimento. A pesquisa buscou construir teórica-empiricamente ao decorrer dos capítulos o argumento de que para compreender as estratégias de reprodução das famílias a partir da relação família e escola, especialmente por meio da escolha da escola enquanto prática familiar, é preciso levar em conta princípios familiares/coletivos e recursos familiares/coletivos.por
dc.description.abstractThis research is situated within the scope of the sociology of education, specifically in a sociology of the relationship between education and inequality. Its central theme deals with the relationship between families and schools and school choice, particularly dealing with the relationship between middle-class families and two high-cost private schools in São Luís (MA).The research problem adopted aimed to understand how the choice of educational establishments by families can reveal the role of schooling strategies for the social reproduction of families and, consequently, for the reproduction of school and social inequalities.In turn, what I sought to objectify were the reproduction strategies of families that enroll their children in these schools through their school strategies. The methodological construction involved the use of statistics from different bodies to characterize the middle class, family arrangements and Brazilian education, as well as thirteen (13) interviews carried out with fathers and mothers linked to Colégio Reino Infantil and Escola Crescimento.The research sought to build theoretically and empirically throughout the chapters the argument that in order to understand the strategies of reproduction of families from the family and school relationship, especially through the choice of school as a family practice, it is necessary to take into account family/school principles collectives and family/collective resources.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-08-08T14:48:47Z No. of bitstreams: 1 LeandroAugusto.pdf: 2228244 bytes, checksum: e44578e5a9b657899faed85052855278 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T14:48:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeandroAugusto.pdf: 2228244 bytes, checksum: e44578e5a9b657899faed85052855278 (MD5) Previous issue date: 2023-03-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfamílias;por
dc.subjectescolas privadas;por
dc.subjectclasse médias;por
dc.subjectescolha da escola;por
dc.subjectfamilies;eng
dc.subjectprivate schools;eng
dc.subjectmiddle class;eng
dc.subjectschool choice.eng
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleFamílias de classe média e escolas privadas de São Luís (MA): da escolha do estabelecimento de ensino à reprodução da desigualdadepor
dc.title.alternativeMiddle-class families and private schools in São Luís (MA): the choice of educational establishment for the reproduction of inequalityeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeandroAugusto.pdfTese de Doutorado2,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.