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Tipo do documento: Tese
Título: Famílias de classe média e escolas privadas de São Luís (MA): da escolha do estabelecimento de ensino à reprodução da desigualdade
Título(s) alternativo(s): Middle-class families and private schools in São Luís (MA): the choice of educational establishment for the reproduction of inequality
Autor: COSTA, Leandro Augusto dos Remédios 
Primeiro orientador: SOUSA, Antonio Paulino de
Primeiro membro da banca: SOUSA, Antonio Paulino de
Segundo membro da banca: LOUREIRO, Bráulio Roberto de Castro
Terceiro membro da banca: PEREIRA, Jesus Marmanillo
Quarto membro da banca: ANJOS, Elisa Maria dos
Quinto membro da banca: CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de
Resumo: Esta pesquisa se situa no âmbito da sociologia da educação, especificamente numa sociologia das relações entre educação e desigualdade. Seu tema central trata da relação entre famílias e escolas e da escolha da escola, tratando particularmente da relação entre famílias de classe média e duas escolas privadas de alto custo de São Luís (MA). A problemática de pesquisa adotada visou compreender como a escolha dos estabelecimentos de ensino pelas famílias pode revelar o papel das estratégias de escolarização para a reprodução social das famílias e, consequentemente, para a reprodução das desigualdades escolares e sociais. Por sua vez, o que busquei objetivar foram as estratégias de reprodução das famílias que matriculam seus filhos nessas escolas através das suas estratégias escolares. A construção metodológica passou pelo uso de estatísticas de diversos órgãos para caracterizar a classe média, os arranjos familiares e a educação brasileira, bem como por treze (13) entrevistas realizadas com pais e mães ligados ao Colégio Reino Infantil e a Escola Crescimento. A pesquisa buscou construir teórica-empiricamente ao decorrer dos capítulos o argumento de que para compreender as estratégias de reprodução das famílias a partir da relação família e escola, especialmente por meio da escolha da escola enquanto prática familiar, é preciso levar em conta princípios familiares/coletivos e recursos familiares/coletivos.
Abstract: This research is situated within the scope of the sociology of education, specifically in a sociology of the relationship between education and inequality. Its central theme deals with the relationship between families and schools and school choice, particularly dealing with the relationship between middle-class families and two high-cost private schools in São Luís (MA).The research problem adopted aimed to understand how the choice of educational establishments by families can reveal the role of schooling strategies for the social reproduction of families and, consequently, for the reproduction of school and social inequalities.In turn, what I sought to objectify were the reproduction strategies of families that enroll their children in these schools through their school strategies. The methodological construction involved the use of statistics from different bodies to characterize the middle class, family arrangements and Brazilian education, as well as thirteen (13) interviews carried out with fathers and mothers linked to Colégio Reino Infantil and Escola Crescimento.The research sought to build theoretically and empirically throughout the chapters the argument that in order to understand the strategies of reproduction of families from the family and school relationship, especially through the choice of school as a family practice, it is necessary to take into account family/school principles collectives and family/collective resources.
Palavras-chave: famílias;
escolas privadas;
classe médias;
escolha da escola;
families;
private schools;
middle class;
school choice.
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Citação: COSTA, Leandro Augusto dos Remédios. Famílias de classe média e escolas privadas de São Luís (MA): da escolha do estabelecimento de ensino à reprodução da desigualdade. 2023. 241 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4872
Data de defesa: 24-Mar-2023
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

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