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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de educadores (as) de crianças pequenas: um estudo exploratório nas creches do Proinfância dos municípios de Arari- MA e Lago da Pedra- MA
Título(s) alternativo(s): Continuing education of educators of young children: an exploratory study in Proinfância day care centers in the municipalities of Arari-MA and Lago da Pedra-MA
Autor: OLIVEIRA, Josélia de Jesus Araujo Braga de
Primeiro orientador: MELO, José Carlos de
Primeiro membro da banca: MELO, José Carlos de
Segundo membro da banca: CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira
Terceiro membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Quarto membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Quinto membro da banca: PORTO, Íris Márcia Ribeiro
Resumo: Esta dissertação tem como principal abordagem a formação continuada dos (as) educadores (as) da infância nas creches do PROINFÂNCIA dos municípios maranhenses de Arari e Lago da Pedra, distantes aproximadamente 172km e 310km respectivamente da capital maranhense. Nesta perspectiva, levantou-se o seguinte questionamento investido do ponto norteador da presente pesquisa: a formação continuada de educadores (as) da Educação Infantil contribui para o atendimento efetivo das crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade? Com o propósito de responder a tal componente empírico, essa dissertação teve como objetivo geral apresentar e analisar o processo de formação continuada dos docentes da Educação Infantil que trabalham nas creches do PROINFÂNCIA nos municípios de Arari- MA e Lago da Pedra- MA visando a elaboração de um Caderno de Formação Continuada. Apresenta como objetivos específicos, analisar como as formações continuadas podem favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças bem pequenas e pequenas, realizar momentos formativos com os (as) educadores(as) das creches PROINFÂNCIA, priorizando temáticas que promovam o desenvolvimento integral de crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade aliado à construção de um Caderno de Formação Continuada, em colaboração com os (as) educadores (as) que fizeram parte da pesquisa. A pesquisa contou com algumas categorias de sujeitos: quatro educadoras da creche e infantil-I, duas Coordenadoras da Educação Infantil, duas supervisoras pedagógicas e dois gestores dos dois municípios. Tratou se de uma pesquisa de intervenção pedagógica possibilitado por encontros formativos baseados nas sugestões apresentadas pelos sujeitos da pesquisa. Para fundamentar teoricamente esta dissertação, nos ancoramos em teóricos que debatem sobre esta temática: Corsaro (2011), Kuhlmann Jr e Freitas (2011), Freitas (2016), Ariès (2018), Kuhlmann Jr (2016), Barros (2015); Castanha (2008), Saviane (2009; 2010), Ibernón (2011) Carneiro (2018), Foch (2019), Faria (2003), Melo (2015); e também nos dispositivos legais que subsidiam esta temática tais como: a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil (RCNEI 1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e outros dispositivos que asseguram legalmente a temática que envolve a criança e os seus direitos, sobretudo a educação em creches e pré-escolas públicas, que primem por espaços que priorizem o desenvolvimento integral das crianças. Os resultados obtidos evidenciaram que os sujeitos da pesquisa são educadores engajados com o ensino infantil em busca constante de outros conhecimentos, pois acreditam que o desenvolvimento integral das crianças bem pequenas e pequenas perpassa pela busca de diferentes saberes teóricos e práticos que refletem no cotidiano da relação de aprendizagens diárias das crianças desde a sua mais tenra idade. Assim, os municípios de Arari-MA e Lago da Pedra-MA demonstraram que a formação continuada de educadores da infância é um investimento para com os educadores que atuam na primeira etapa da Educação Básica e um comprometimento com as crianças pequenas e bem pequenas dos municípios envolvidos na pesquisa. Dessa maneira, esperamos que esta pesquisa contribua com o processo educativo das crianças zero a cinco anos e onze meses de idade, da Educação Infantil municipal e sobretudo com a construção de novos saberes teóricos e práticos dos educadores envolvidos com a pesquisa.
Abstract: This dissertation addressed the continuing education of the childhood educators in PROINFÂNCIA daycare centers in the maranhenses cities of Arari and Lago da Pedra. In this perspective, we raised the following question: does the continuing education of teachers of Early Childhood Education contribute to the assistance of children from zero to five years and eleven months of age? In order to answer this question, this dissertation had the general objective of analyzing the process of continuing education of Early Childhood Education teachers who work in PROINFÂNCIA daycare centers in the cities of Arari-MA and Lago da Pedra-MA aiming at the elaboration of a Book for Continuing Education. It presents as specific objectives to analyze how continuing education can favor the learning and the integral development of very young and young children, to carry out formative moments with the educators of PROINFÂNCIA daycare centers, prioritizing themes that promote the integral development of children from 0 to 5 years and eleven months of age, and, to build a Book for Continuing Education, in collaboration with the educators who took part in the research. The research had four categories of subjects: four daycare and kindergarten I educators, two Early Childhood Education Coordinators, two pedagogical supervisors and two managers from the two cities. It was a pedagogical intervention research, which included formative meetings based on the suggestions presented by the research subjects. To theoretically support this dissertation, we anchored ourselves in theorists who debate this theme: Corsaro (2011), Kuhlmann Jr and Freitas (2011), Freitas (2016), Ariès (2018), Kuhlmann Jr (2016), Barros (2015); Castanha (2008), Saviane (2009; 2010), Ibernón (2011) Carneiro (2018), Foch (2019), Faria (2003), Melo (2015); and also the legal provisions that support this theme such as: Law of Guidelines and Bases (LDB 9394/96), the National Curricular Reference for Early Childhood Education (RCNEI-1998), National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009), National Common Curricular Base (BNCC, 2017) and other legal provisions that support the issue involving children and their rights, especially education in public daycare centers and preschools, which excel spaces that prioritize the integral development of children. The obtained results showed that the research subjects are educators engaged with teaching and are always in a constant search for new knowledge, as they believe that the integral development of very young and young children permeates the search for new theoretical and practical knowledge that reflects in the routine of the daily learning of children since their earliest age.
Palavras-chave: formação continuada;
Proinfância;
educadores;
continuing education;
Proinfância;
educators.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: OLIVEIRA, Josélia de Jesus Araujo Braga de. Formação continuada de educadores (as) de crianças pequenas: um estudo exploratório nas creches do Proinfância dos municípios de Arari- MA e Lago da Pedra- MA. 2023.250 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4871
Data de defesa: 16-Jan-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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