Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Emídia Ferreira Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1276797937594495por
dc.contributor.advisor1CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639830901440817por
dc.contributor.referee1CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639830901440817por
dc.contributor.referee2PANIZZOLO, Claudia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7842950333039932por
dc.contributor.referee3VITURIANO, Hercília Maria de Moura-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111752076395554por
dc.contributor.referee4FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee5CASTRO, Cesar Augusto-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2060977814636465por
dc.date.accessioned2023-08-08T12:35:09Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.identifier.citationPEREIRA, Emídia Ferreira Alves. Práticas de leitura no ensino de língua portuguesa: possibilidades de aprendizagens no 9o ano da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia, município de Presidente Sarney – MA. 2023. 234 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4869-
dc.description.resumoNesta pesquisa, questiona-se em que medida as práticas de leitura desenvolvidas no ensino de Língua Portuguesa no 9o ano na Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia (município de Presidente Sarney) têm contribuído para o processo de formação de leitores e para o desenvolvimento de outras aprendizagens? Objetiva- se analisar ditas práticas segundo as concepções em uso pelos docentes desse componente curricular e seus contributos para a formação leitora, visando a elaboração de um Caderno Pedagógico como proposta metodológica numa perspectiva interacional discursiva da língua(gem) que as ressignifique. Utilizam-se as pesquisas bibliográfica, documental e a pesquisa-ação (tipo colaborativa), orientadas pela abordagem Histórico-Cultural: na primeira, referenciamos estudos e teóricos que abordam a leitura na perspectiva dialógico-discursiva e suas respectivas práticas; a segunda, por meio de documentos normativos da educação básica, como a BNCC e o DCTMA que estabelecem as diretrizes curriculares em âmbito nacional e estadual; já a terceira, sustentada pela Observação Participante, o Diagnóstico Piloto/Diagnóstico e a Entrevista como instrumentos para a geração de dados. Identifica-se na investigação, a carência de práticas de leitura que garantam a necessária interação entre texto/discurso e leitores envolvidos, e de estratégias que favoreçam a mediação do professor e a compreensão do lido no ensino de Língua Portuguesa; na contramão, a prevalência da concepção de leitura como processo de decodificação ou de assimilação, tendo o texto como objeto a ser decodificado e reproduzido, segundo as propostas sugeridas para fins avaliativos. Contribui-se aqui para o respectivo campo epistemológico, bem como para a práxis pedagógica referente às práticas de leitura promovidas pelos professores de Língua Portuguesa de dita instituição, com a elaboração de um Caderno Pedagógico de Práticas de Leitura de forma colaborativa com base nos resultados, o qual se organiza em torno de quatro sequências didáticas ancoradas na pesrpectiva interacional discursiva da língua(gem)/leitura, no intuito de reconfigurar e ressignificar as práticas de leitura mediadas no contexto escolar.por
dc.description.abstractIn this research it is questioned to what extent the reading practices developed in the teaching of Portuguese in the 9th grade at Dom Ricardo Pedro Paglia Municipal School (municipality of Presidente Sarney) have contributed to the process of training readers and to the development of other apprenticeships. The objective is to analyze these practices according to the concepts in use by the teachers of this subject and their contributions to the formation of readers, aiming at the elaboration of a Pedagogical Notebook as a methodological proposal in an interactional discursive perspective of the language that re-signifies them. Bibliographical and documental research and action-research (collaborative type) are used, guided by the Historical- Cultural approach: in the first one, we reference studies and theorists that approach reading in the dialogic-discursive perspective and their respective practices; in the second one, through normative documents of basic education, such as the BNCC (Base Nacional Comum Curricular in Portuguese, or Brazilian National Common Core Curriculum) and the DCTMA (Documento Curricular do Território Maranhense in Portuguese, or Commom Core Curriculum from Maranhão State) that establish the core curriculum guidelines at the national and state levels; in the third one, supported by Participant Observation, the Pilot Diagnosis/Diagnosis and the Interview as instruments for data generation. It is identified in the investigation, the lack of reading practices that guarantee the necessary interaction between text/discourse and involved readers, and of strategies that favor the teacher's mediation and the understanding of what is read in the teaching of Portuguese; on the other hand, the prevalence of the conception of reading as a decoding or assimilation process, with the text as an object to be decoded and reproduced, according to the proposals suggested for evaluation purposes. A contribution is made here to the respective epistemological field, as well as to the pedagogical praxis referring to the reading practices promoted by the Portuguese Language teachers of the aforementioned institution, with the elaboration of a Pedagogical Notebook of Reading Practices in a collaborative way based on the results, which is organized around four didactic sequences anchored in the discursive interactional perspective of language/reading, in order to reconfigure and reframe reading practices mediated in the school context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-08-08T12:35:09Z No. of bitstreams: 1 EMÍDIAFERREIRAALVESPEREIRA.pdf: 11818901 bytes, checksum: f4195701772d90c9b6c4bb50a9c22a7e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T12:35:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMÍDIAFERREIRAALVESPEREIRA.pdf: 11818901 bytes, checksum: f4195701772d90c9b6c4bb50a9c22a7e (MD5) Previous issue date: 2023-04-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpráticas de leitura;por
dc.subjectmediação pedagógica;por
dc.subjectperspectiva discursiva;por
dc.subjectformação leitora.por
dc.subjectReading practices;eng
dc.subjectPedagogical mediation;eng
dc.subjectDiscursive perspective;eng
dc.subjectReading training.eng
dc.subject.cnpqTeoria Literáriapor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titlePráticas de leitura no ensino de língua portuguesa: possibilidades de aprendizagens no 9o ano da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia, município de Presidente Sarney – MApor
dc.title.alternativeReading practices in the teaching of Portuguese language: learning possibilities in the 9th grade of the Municipal School Dom Ricardo Pedro Paglia, municipality of Presidente Sarney - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMÍDIAFERREIRAALVESPEREIRA.pdfDissertação de Mestrado11,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.