Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4863
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação e Gestão de desempenho em Instituições Financeiras
Título(s) alternativo(s): Evaluation and Performance Management in Financial Institutions
Autor: AGUIAR, Marlon Marques 
Primeiro orientador: MESQUITA, Alex Andrade
Primeiro membro da banca: MONTEIRO, Felipe Sávio Cardoso Teles
Segundo membro da banca: SILVA, José Rômulo Travassos da
Terceiro membro da banca: TEIXEIRA, Tadeu Gomes
Quarto membro da banca: MESQUITA, Alex Andrade
Resumo: Avaliação é um processo de análise com início, meio e fim. Gerir o desempenho, é um processo contínuo, que envolve a definição de metas e o monitoramento dos resultados e seu feedback. As organizações utilizam-se de ferramentas de avaliação e gestão de desempenho por escrito e usando plataformas on-line. O novo perfil de mercado, caracterizado por configurações tecnológicas, sociais, econômicas em processo no mundo contemporâneo, tem modificado a feição das forças produtivas, com níveis cada vez mais elevados de competição nas organizações. O estudo teve como objetivo, identificar como as maiores instituições financeiras do país, realizam a avaliação e gestão de desempenho de seus funcionários. Como critério de amostragem se definiu os dois maiores bancos públicos, dois maiores bancos privados, a maior cooperativa de credito do país e um banco digital. Foram conduzidas entrevistas com seis gerentes, pesquisa documental com manuais, panfletos e material on-line sobre avaliação e gestão do desempenho dos bancos. A coleta de dados se deu nos meses de Fevereiro a Maio, se utilizou da Análise de Conteúdo como técnica para a análise dos dados, identificando-se os elementos constituintes das políticas de avaliação e gestão de desempenho dos bancos, via questionário aplicado aos gerentes das instituições selecionadas. Os principais resultados obtidos foram no sentido de que, nas instituições financeiras selecionadas, há uma homogeneidade pela avaliação 360 graus como metodologia de avaliação. O estudo contribuiu teoricamente e metodologicamente para o campo da Avaliação e Gestão de Desempenho, pois apresentou um modelo recorrente, passível de replicação.
Abstract: Evaluation is an analysis process with a beginning, middle and end. Managing performance is an ongoing process that involves setting targets and monitoring results and feedback. Organizations use performance assessment and management tools in writing and using online platforms. The new market profile, characterized by technological, social and economic configurations in process in the contemporary world, has changed the face of the productive forces, with increasingly high levels of competition in organizations. The study aimed to identify how the largest financial institutions in the country perform the evaluation and performance management of their employees. As a sampling criterion, the two largest public banks, two largest private banks, the largest credit union in the country and a digital bank were defined. Interviews were conducted with six managers, documentary research was carried out with manuals, pamphlets and online material on the assessment and management of bank performance. Data collection took place from February to May, Content Analysis was used as a technique for data analysis, identifying the constituent elements of the banks' performance evaluation and management policies, via a questionnaire applied to the managers of the selected institutions. The main results obtained were in the sense that, in the selected financial institutions, there is a homogeneity by the 360 degree evaluation as an evaluation methodology. The study contributed theoretically and methodologically to the field of Performance Assessment and Management, as it presented a recurrent model, capable of replication.
Palavras-chave: avaliação do desempenho;
gestão de desempenho;
Instituições financeiras.
people Management;
performance Management;
financial Institution.
Área(s) do CNPq: Psicologia do Trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: AGUIAR, Marlon Marques. Avaliação e Gestão de desempenho em Instituições Financeiras. 2023. 68 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4863
Data de defesa: 20-Jul-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLONMARQUESAGUIAR.pdfDissertação de Mestrado924,74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.