Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Raniele Sampaio-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1991980759550882por
dc.contributor.advisor1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Luciana Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078796781691951por
dc.contributor.referee3FARIA, Maria da Graça dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255188189054410por
dc.date.accessioned2023-08-01T12:09:45Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Raniele Sampaio. A anáfora como processo de construção de sentidos no ensino de leitura e compreensão textual: um estudo no 7o ano do Ensino Fundamental na UEB Professora Camélia Costa Viveiros. 2023. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4861-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo verificar em que medida os estudos linguísticos acerca do processo referencial anafórico podem contribuir no processo de ensino de leitura e compreensão textual, com vistas a elaborar material didático-pedagógico para o ensino-aprendizagem. Para tanto, temos como objetivos específicos: identificar que concepções de texto, língua e linguagem embasam a prática de ensino de uma professora de Língua Portuguesa do 7o ano, da UEB Professora Camélia Costa Viveiros; verificar como uma professora de Língua Portuguesa dessa instituição trabalha o ensino de leitura e compreensão textual no 7o ano, bem como os aspectos da referenciação com ênfase na anáfora que fazem parte do seu conhecimento e são abordados em sala de aula; elaborar um caderno de orientações didático- pedagógicas, no formato de sequência didática, sobre o estudo da anáfora em textos, para orientar o planejamento do professor de Língua Portuguesa do 7o ano do Ensino Fundamental. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é exploratória, bibliográfica e de estudo de caso. Além disso, esta pesquisa está pautada nos conhecimentos explorados na Linguística Textual por autores como: Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2011, 2014, 2015); Mondada e Dubois (2003). Constatamos que a professora de Língua Portuguesa da instituição em questão embasa sua prática de ensino em concepções de texto, língua e linguagem concernentes à perspectiva pragmática; trabalha o ensino de leitura e compreensão textual com base em alguns aspectos ligados a uma dimensão interacional da linguagem; desconhece a concepção de “anáfora” no âmbito da Linguística; no entanto, já tem contato com as habilidades da BNCC que estão e podem ser relacionadas à anáfora. Ademais, elaboramos o produto educacional, um caderno de orientações didático-pedagógicas que apresenta uma sequência didática, composta por cinco planos de aula, sobre o estudo da anáfora em textos, com o intuito de orientar o planejamento do professor de Língua Portuguesa do 7o ano do Ensino Fundamental.por
dc.description.abstractThis research aims to verify how linguistic studies about the anaphoric reference process can contribute to the teaching of reading and textual comprehension, with a view to elaborating didactic-pedagogical material for teaching-learning process. Therefore, the specific objectives are: to identify which conceptions of text and language support the teaching practice of a 7th grade Portuguese language teacher from the institution Professor Camélia Costa Viveiros; verify how a Portuguese language teacher of this institution works the teaching of reading and textual comprehension in the 7th year; as well as the aspects of referencing with emphasis on the anaphora that are part of its knowledge and are adressed in the classroom; to prepare a notebook of didactic-pedagogical guidelines, in the format of didactic sequence, on the study of the anaphora in texts to guide the planning of the Portuguese language teacher of the 7th year of elementary school. About the methodological procedures, this research is exploratory, bibliographic and case study. In addition, this research is based on the knowledge explored in linguistics texts by authors such as: Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2011, 2014, 2015); Mondada e Dubois (2003). It was found that the Portuguese language teacher of the institution Professor Camélia Costa Viveiros, based on her teaching practice in conceptions of text and language concerning the pragmatic perspective. The teacher works the teaching of reading and textual comprehension based on some aspects related to an international dimension of language, unaware of the concept of “anaphora” in the field of Linguistics. However, it already has contact with the common national curriculum base skills that are and may be related to anaphora. In addition, it was elaborated the educational product, a notebook of didactic-pedagogical guidelines that presents a didactic sequence, composed of five class plans about the study of anaphora in texts, with the aim of guiding the planning of Portuguese language teacher of the 7th year of Elementary School.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-08-01T12:09:45Z No. of bitstreams: 1 RANIELESAMPAIOCOSTA.pdf: 20409526 bytes, checksum: bf36f7bb5d94d27c77e4c7c9ac39466d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-01T12:09:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RANIELESAMPAIOCOSTA.pdf: 20409526 bytes, checksum: bf36f7bb5d94d27c77e4c7c9ac39466d (MD5) Previous issue date: 2023-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanáfora;por
dc.subjectleitura;por
dc.subjectlinguística textual;por
dc.subjectreferenciação.por
dc.subjectanaphora;eng
dc.subjectreading;eng
dc.subjectlinguistics text;eng
dc.subjectreferencing.eng
dc.subject.cnpqAnálise Lingüísticapor
dc.titleA anáfora como processo de construção de sentidos no ensino de leitura e compreensão textual: um estudo no 7o ano do Ensino Fundamental na UEB Professora Camélia Costa Viveirospor
dc.title.alternativeAnaphora as a process of meaning construction in the teaching of reading and textual comprehension: a study in the 7th year of elementary school at UEB Professor Camélia Costa Viveiroseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RANIELESAMPAIOCOSTA.pdfDissertação de Mestrado19,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.