Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Jerusa Roiz de-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0A842E98202F1FA5A064686AA7ED0457por
dc.contributor.advisor1NACIMENTO, Ilma Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee2PORTELA, Edinolia Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507233104134545por
dc.contributor.referee3SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8137042356481507por
dc.date.accessioned2023-07-31T17:47:45Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.citationSOUSA, Jerusa Roiz de. Formação inicial e prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência em escolas públicas no município de Vargem Grande/MA. 2023. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4860-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar a formação inicial de professores e as repercussões na prática docente desenvolvida no Ensino Fundamental I etapa, em escolas públicas municipais, no município de Vargem Grande/MA. A investigação emergiu do interesse em aprofundar o conhecimento sobre a formação inicial e a prática docente desenvolvida por professores nesse nível de ensino, considerando experiência pessoal no campo da educação institucionalizada no município referido. Os objetivos específicos consistiram em: conhecer o processo histórico da formação de professores no Brasil, tendo como marco temporal a década de 30 do século XX ao limiar do século XXI; analisar as exigências da prática docente para o professor do Ensino Fundamental, em escolas públicas de Vargem Grande/MA; identificar as demandas educacionais nesse município, no contexto das políticas direcionadas para a Educação Básica; discutir como tem se efetivado a formação inicial na prática docente dos professores do Ensino Fundamental no município em referência. Os participantes da pesquisa foram 7 (sete) professoras do Ensino Fundamental I etapa, 2 (dois) gestores/as gerais, e 2 (duas) orientadoras pedagógicas. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa teve como base estudos desenvolvidos por Chizzotti (2003), Duarte (2010, 2021), Duarte e Gama (2017), Fonseca (2002), Freire (1996, 1997, 2001), Franco ( 2002), Minayo (2002, 2012), Saviani (1997, 2005, 2009, 2013),dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho epistemológico crítico, em que o questionário e a entrevista semiestruturada foram utilizados para coletar informações fundamentais em coerência aos objetivos propostos. A análise dos enunciados desses discursos bem como dos documentos relacionados ao objeto da pesquisa foi realizada conforme o procedimento metodológico de análise de conteúdo, à luz do referencial teórico que sustentou esta investigação. A pesquisa evidenciou que a formação inicial de professores é considerada imprescindível ao trabalho que realizam na escola, porém há forte predominância de exigências direcionadas ao preparo dos alunos para o cumprimento de demandas das avaliações externas, por meio de programas estruturados sob moldes empresariais. Tais prescrições, que limitam o conhecimento a ser trabalhado, tornam-se hegemônicas no contexto do sistema educacional, com sérios prejuízos à almejada qualidade da escola pública.por
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the initial training of teachers and the repercussions on the teaching practice developed in Elementary School I stage, in municipal public schools, in the municipality of Vargem Grande/MA. The investigation emerged from an interest in deepening knowledge about initial formation and the teaching practice developed by teachers at this level of education, considering personal experience in the field of institutionalized education in the aforementioned municipality. You specific objectives consisted of: knowing the historical process of formation of teachers in Brazil, having as a timeframe the 30s of the twentieth century to threshold of the 21st century; analyze the demands of the teaching practice for the teacher of the Elementary Education, in public schools in Vargem Grande/MA; identify the educational demands in this municipality, in the context of policies directed for Basic Education; discuss how initial training has been carried out in practice teacher of elementary school teachers in the municipality in question. You research participants were 7 (seven) elementary school teachers I stage, 2 (two) general managers, and 2 (two) pedagogical advisors. The rationale theoretical-methodological research was based on studies developed by Chizzotti (2003), Duarte (2010, 2021), Duarte and Gama (2017), Fonseca (2002), Freire (1996, 1997, 2001), Franco (2002), Minayo (2002, 2012), Saviani (1997, 2005, 2009, 2013), among others. This is a qualitative epistemological research. critical, in which the questionnaire and the semi-structured interview were used to collect fundamental information in line with the proposed objectives. The analysis of enunciations of these speeches as well as documents related to the object of research was carried out according to the methodological procedure of content analysis, in the light of the theoretical framework that supported this investigation. The research showed that the initial training of teachers is considered essential to the work that perform at school, but there is a strong predominance of demands directed at preparation of students to meet the demands of external assessments, for through programs structured under business molds. Such prescriptions, which limit the knowledge to be worked on, become hegemonic in the context of educational system, with serious damage to the desired quality of the public school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-07-31T17:47:45Z No. of bitstreams: 1 JERUSADESOUSA.pdf: 1547173 bytes, checksum: 3023389b8157b50db18ddde3ea6fd7dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-31T17:47:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JERUSADESOUSA.pdf: 1547173 bytes, checksum: 3023389b8157b50db18ddde3ea6fd7dd (MD5) Previous issue date: 2023-03-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação inicial de professores;por
dc.subjectprática docente;por
dc.subjectensino fundamental;por
dc.subjectinitial teacher education;eng
dc.subjectteaching practice;eng
dc.subjectteaching elementary.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleFormação inicial e prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência em escolas públicas no município de Vargem Grande/MApor
dc.title.alternativeInitial training and teaching practice in the early years of elementary school: an experience in public schools in the municipality of Vargem Grande/MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JERUSADESOUSA.pdfDissertação de Mestrado1,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.