Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERNANDES, Disraely da Silva Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474668164697597por
dc.contributor.advisor1ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938411783822467por
dc.contributor.referee1ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938411783822467por
dc.contributor.referee2ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee3FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143175326460687por
dc.contributor.referee4SILVEIRA, Francisca Morais da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0012238764045677por
dc.contributor.referee5RODRIGUIES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.date.accessioned2023-07-31T14:05:18Z-
dc.date.issued2023-03-16-
dc.identifier.citationFERNANDES, Disraely da Silva Machado. A língua portuguesa na modalidade escrita no contexto de metodologias bilíngues para estudantes surdos: uma proposta didático-pedagógica na Unidade Integrada Duque de Caxias. 2023. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4859-
dc.description.resumoA pesquisa aborda a temática da Língua Portuguesa na modalidade escrita para estudantes surdos(as), tendo como locus a instituição Unidade Integrada Duque de Caxias (UIDC), no município de São Luís (MA). O objetivo principal do trabalho é investigar sobre metodologias bilíngues no ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita para estudantes surdos(as), com vistas à elaboração de um Caderno de Orientações Pedagógicas (COP) para os(as) docentes da escola pesquisada. Tem-se como fundamentos teóricos estudos relevantes à temática: Almeida (2020), Montoan (2015), Moura (2015), Honora (2014), Damázio (2007), Santana (2007), Quadros (2008), Carvalho (2005) e Goldfeld (2002). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo método de abordagem é um estudo de caso, no que tange à abordagem metodológica. Os participantes da pesquisa são cinco professores de Língua Portuguesa; dois coordenadores e um gestor geral. Os instrumentos de coleta de dados aplicados na proposta estão pautados na observação participante, nas entrevistas semiestruturadas e nos questionários. Os questionários, devido ao período pandêmico da Covid-19, foram aplicados por meio do aplicativo Google Forms. Os resultados mostram que as metodologias adotadas nas aulas de Língua Portuguesa são desenvolvidas dentro de um patamar ouvinte, o que significa que esses métodos não consideram a pessoa com surdez como parte do processo linguístico das aulas, porém, tal constatação é devido à falta de formação na área e de materiais acessíveis para que essa prática seja mais presente nas escolas. O trabalho apresenta uma proposta de um produto educacional que servirá de incentivo às práticas bilíngues nas aulas de Língua Portuguesa, na modalidade escrita.por
dc.description.abstractThe research addresses the issue of Portuguese Language in written form for deaf students, having as locus the institution Duque de Caxias Integrated Unit, in the city of São Luís/MA. The main objective of the work is to investigate bilingual methodologies in the teaching of Portuguese as a written language to deaf students with a view to the development of a booklet of educational guidelines for teachers of the school researched. It has as theoretical basis relevant studies to the theme: Almeida (2020), Montoan (2015), Moura (2015), Honora (2014), Damázio (2007), Santana (2007), Quadros (2008), Carvalho (2005) and Goldfeld (2002). This is a qualitative research, whose approach method was a case study, regarding the methodological approach. The research participants were five Portuguese Language teachers; two coordinators and one general manager. The data collection instruments applied in the proposal were based on participant observation, semi-structured interviews and questionnaires. The questionnaires, due to the Covid-19 pandemic period, were applied through the Google Forms application. The results show that the methodologies adopted in Portuguese Language classes are developed within a listener level, which means that these methods do not consider the person with deaf blind ness as part of the linguistic process of the classes, but this finding is due to lack of training in the area and accessible materials for this practice to be more present in schools. The work presents a proposal for an educational product that will serve to encourage bilingual practices in the classes of Portuguese Language in written modality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-07-31T14:05:18Z No. of bitstreams: 1 DISRAELY_FERNANDES.pdf: 15301114 bytes, checksum: d63895a537147a18135499926f49577d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-31T14:05:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISRAELY_FERNANDES.pdf: 15301114 bytes, checksum: d63895a537147a18135499926f49577d (MD5) Previous issue date: 2023-03-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectbilinguismo;por
dc.subjectlibras;por
dc.subjectsurdez;por
dc.subjectlíngua portuguesa;por
dc.subjectintervenções pedagógicas;por
dc.subjectbilingualism;eng
dc.subjectlibras;eng
dc.subjectdeafness;eng
dc.subjectportuguese language;eng
dc.subjectpedagogical interventions.eng
dc.subjectpedagogical interventions.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA língua portuguesa na modalidade escrita no contexto de metodologias bilíngues para estudantes surdos: uma proposta didático-pedagógica na Unidade Integrada Duque de Caxiaspor
dc.title.alternativeThe Portuguese language in the written modality in the context of bilingual methodologies for deaf students: a didactic-pedagogical proposal at the Duque de Caxias Integrated Uniteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISRAELY_FERNANDES.pdfDissertação de Mestrado14,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.