Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Walquíria Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7371937080737097por
dc.contributor.advisor1MACHADO, Raimunda Nonata da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919por
dc.contributor.referee1MACHADO, Raimunda Nonata da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919por
dc.contributor.referee2REGIS, Kátia Evangelista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070006731217251por
dc.contributor.referee3NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee4BIANCHINI, Ângelo Rodrigo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.date.accessioned2023-07-31T13:28:30Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Walquíria Costa. Saberes de professoras afrouniversitárias da LIESAFRO: memórias de práticas educativas afrocentradas intersubjetiva. 2023. 189 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4858-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa saberes de professoras AfroUniversitárias como possibilidades de práticas educativas afrocentradas intersubjetivas, em particular, no Curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Faz parte da pesquisa “Professoras Afrodescendentes no Magistério: vozes epistêmicas, ampliando suas análises em torno dos conceitos afrodescendência e Afrocentricidade. Tem base epistêmica nos referenciais de intersubjectivação de José Castiano (2010), problematizando como os saberes de professoras AfroUniversitárias, do referido curso, contribuem na produção de práticas educativas afrocentradas, a partir de questões como: Quem são as professoras afrodescendentes deste Curso? Quais os saberes dessas professoras afrodescendentes? De onde esses saberes são provenientes? Qual a sua localização? Quais as contribuições desses saberes na produção de práticas educativas afrocentradas? Destaca a necessidade de ampliar a produção de conhecimento sobre afrodescendência, afrocentricidade e saberes afrocentrados, sobretudo na área da educação. Os resultados identificam os saberes de resistência, de identidade, de militância e de dororidade, como potencializadores dos saberes afrocentrados construídos pelas professoras AfroUniversitárias, durante suas trajetórias de vida (sobretudo educacional e docente). Além disso, constata as suas contribuições na criação de condições e possibilidades de produção de práticas educativas afrocentradas intersubjetivas no exercício da docência na educação superior.por
dc.description.abstractThis research analyzes the knowledge of AfroUniversity teachers as possibilities for intersubjective Afrocentered educational practices, in particular, in the Licentiate Course in African and Afro-Brazilian Studies (LIESAFRO), at the Federal University of Maranhão (UFMA). It is part of the research “Afro-descendant teachers in the Teaching: epistemic voices, expanding their analyzes around the concepts of Afro descendancy and Afrocentricity. It is based on the epistemic references of José Castiano's (2010) intersubjectivation, problematizing how the knowledge of Afro University teachers in the aforementioned course contribute to the production of Afro centered educational practices, based on questions such as: Who are the Afro descendant teachers in this Course? What is the knowledge of these Afro-descendant teachers? Where does this knowledge come from? What's your location? What are the contributions of this knowledge in the production of Afro-centered educational practices? It highlights the need to expand the production of knowledge about Afro descendancy, Afrocentricity and Afro-centered knowledge, especially in the field of education. The results identify the knowledge of resistance, identity, militancy and pain, as potentializers of the Afro-centered knowledge built by the AfroUniversity professors, during their life trajectories (especially educational and teaching). In addition, it notes their contributions in creating conditions and possibilities for the production of intersubjective Afro-centered educational practices in the teaching practice of higher education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-07-31T13:28:30Z No. of bitstreams: 1 WALQUIRIACOSTA.pdf: 2033566 bytes, checksum: 489c2d58de1da903f9f6bdccf8750fb6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-31T13:28:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WALQUIRIACOSTA.pdf: 2033566 bytes, checksum: 489c2d58de1da903f9f6bdccf8750fb6 (MD5) Previous issue date: 2023-04-20eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprofessoras afrouniversitárias;por
dc.subjectprática educativa afrocentrada;por
dc.subjectintersubjetividade;por
dc.subjectinterdisciplinaridade;por
dc.subjectLIESAFRO/UFMA;por
dc.subjectafrouniversity teachers;eng
dc.subjectafrocentric educational practice;eng
dc.subjectintersubjectivity;eng
dc.subjectinterdisciplinarity;eng
dc.subjectLIESAFRO/UFMAeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleSaberes de professoras afrouniversitárias da LIESAFRO: memórias de práticas educativas afrocentradas intersubjetivapor
dc.title.alternativeKnowledge of Afro-University LIESAFRO teachers: intersubjective memories of Afro-centered educational practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALQUIRIACOSTA.pdfDissertação de Mestrado1,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.