Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPÓVOAS, Maysa Thaís Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159421762291916por
dc.contributor.advisor1SOARES, Danielle de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7133697479702090por
dc.contributor.referee1SOARES, Danielle de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7133697479702090por
dc.contributor.referee2RIBEIRO, Eliene Cristina Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240110989640183por
dc.contributor.referee3TEIXEIRA, Juliana Carvalho Miranda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403666977129488por
dc.date.accessioned2023-07-27T13:18:16Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.citationPÓVOAS, Maysa Thaís Teixeira. Educação e gênero: uma análise sobre o processo de expansão da participação de mulheres escolarizadas no mercado de trabalho brasileiro de 2003 a 2015. 2023. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconomico/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4853-
dc.description.resumoA partir dos anos 2000, as ações afirmativas ganharam maior destaque nas pautas governamentais, obtendo crescente apoio popular ao longo do tempo. Isso contribuiu para que as desigualdades sociais se tornassem um assunto amplamente discutido no Brasil. No campo educacional, as ações afirmativas, tanto no setor público por meio das cotas, quanto no setor privado por meio das bolsas de estudo e financiamento estudantil, adotadas nas últimas décadas, facilitaram a entrada de grupos historicamente excluídos na educação superior, contribuindo para a democratização do acesso aos espaços acadêmicos. Esta dissertação buscou descrever e quantificar a evolução da participação feminina com ensino superior no mercado de trabalho brasileiro nos anos de 2003 a 2015. Partiu-se da hipótese de que a presença de mulheres com ensino superior passou a ser mais intensa no mercado de trabalho após a expansão das políticas públicas de educação superior, e assim, empreendeu-se uma análise teórico-histórica, procurando compreender o processo de implementação das ações afirmativas no Brasil. Além disso, recorreu-se à análise de indicadores obtidos a partir de fontes oficiais, bem como a revistas eletrônicas, dissertações e obras especializadas que abordam o tema. Concluiu-se que o aumento da escolaridade tem se revelado como uma ação importante para a entrada e permanência das mulheres no mercado de trabalho, além de possibilitar a participação feminina em ocupações mais diversificadas. Esse avanço reflete não apenas a consolidação dos direitos conquistados ao longo dos anos, mas também o impacto positivo das políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino superior. As reformas e programas governamentais têm desempenhado um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades entre os gêneros, possibilitando uma maior participação feminina no mercado de trabalho.por
dc.description.abstractStarting from the 2000s, affirmative actions have gained significant prominence on government agendas, garnering increasing popular support over time. This has contributed to social inequalities becoming a widely debated issue in Brazil. In the field of education, affirmative actions, both in the public sector through quotas and in the private sector through scholarships and student financing, adopted in recent decades, have facilitated the entry of historically excluded groups into higher education, thus contributing to the democratization of access to academic spaces. This dissertation aimed to describe and quantify the evolution of female participation with higher education in the Brazilian labor market from 2003 to 2015. It started from the hypothesis that the presence of women with higher education became more pronounced in the labor market after the expansion of public policies in higher education. As such, a theoretical-historical analysis was undertaken to understand the implementation process of affirmative actions in Brazil. Additionally, indicators obtained from official sources were analyzed, along with electronic journals, dissertations, and specialized works addressing the topic. The findings concluded that increased educational attainment has proven to be a significant factor in women's entry and persistence in the labor market, as well as enabling their participation in more diverse occupations. This progress reflects not only the consolidation of rights achieved over the years but also the positive impact of public policies aimed at democratizing access to higher education. Government reforms and programs have played a fundamental role in promoting gender equality of opportunities, facilitating greater female participation in the labor market.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-07-27T13:18:16Z No. of bitstreams: 1 MAYSATHAÍSTEIXEIRAPÓVOAS.pdf: 698148 bytes, checksum: b5d395105d940bdee2c5848d1500ef8a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-27T13:18:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAYSATHAÍSTEIXEIRAPÓVOAS.pdf: 698148 bytes, checksum: b5d395105d940bdee2c5848d1500ef8a (MD5) Previous issue date: 2023-07-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmercado de trabalho;por
dc.subjectpolíticas públicas;por
dc.subjectensino superior.por
dc.subjectlabor Market;eng
dc.subjectpublic policies;eng
dc.subjecthigher education.eng
dc.subject.cnpqPolítica Públicapor
dc.subject.cnpqMercado de Trabalhopor
dc.titleEducação e gênero: uma análise sobre o processo de expansão da participação de mulheres escolarizadas no mercado de trabalho brasileiro de 2003 a 2015por
dc.title.alternativeEducation and gender: an analysis of the process of expanding the participation of educated women in the Brazilian labor market from 2003 to 2015eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYSATHAÍSTEIXEIRAPÓVOAS.pdfDissertação de Mestrado681,79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.