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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e gênero: uma análise sobre o processo de expansão da participação de mulheres escolarizadas no mercado de trabalho brasileiro de 2003 a 2015
Título(s) alternativo(s): Education and gender: an analysis of the process of expanding the participation of educated women in the Brazilian labor market from 2003 to 2015
Autor: PÓVOAS, Maysa Thaís Teixeira 
Primeiro orientador: SOARES, Danielle de Queiroz
Primeiro membro da banca: SOARES, Danielle de Queiroz
Segundo membro da banca: RIBEIRO, Eliene Cristina Barros
Terceiro membro da banca: TEIXEIRA, Juliana Carvalho Miranda
Resumo: A partir dos anos 2000, as ações afirmativas ganharam maior destaque nas pautas governamentais, obtendo crescente apoio popular ao longo do tempo. Isso contribuiu para que as desigualdades sociais se tornassem um assunto amplamente discutido no Brasil. No campo educacional, as ações afirmativas, tanto no setor público por meio das cotas, quanto no setor privado por meio das bolsas de estudo e financiamento estudantil, adotadas nas últimas décadas, facilitaram a entrada de grupos historicamente excluídos na educação superior, contribuindo para a democratização do acesso aos espaços acadêmicos. Esta dissertação buscou descrever e quantificar a evolução da participação feminina com ensino superior no mercado de trabalho brasileiro nos anos de 2003 a 2015. Partiu-se da hipótese de que a presença de mulheres com ensino superior passou a ser mais intensa no mercado de trabalho após a expansão das políticas públicas de educação superior, e assim, empreendeu-se uma análise teórico-histórica, procurando compreender o processo de implementação das ações afirmativas no Brasil. Além disso, recorreu-se à análise de indicadores obtidos a partir de fontes oficiais, bem como a revistas eletrônicas, dissertações e obras especializadas que abordam o tema. Concluiu-se que o aumento da escolaridade tem se revelado como uma ação importante para a entrada e permanência das mulheres no mercado de trabalho, além de possibilitar a participação feminina em ocupações mais diversificadas. Esse avanço reflete não apenas a consolidação dos direitos conquistados ao longo dos anos, mas também o impacto positivo das políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino superior. As reformas e programas governamentais têm desempenhado um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades entre os gêneros, possibilitando uma maior participação feminina no mercado de trabalho.
Abstract: Starting from the 2000s, affirmative actions have gained significant prominence on government agendas, garnering increasing popular support over time. This has contributed to social inequalities becoming a widely debated issue in Brazil. In the field of education, affirmative actions, both in the public sector through quotas and in the private sector through scholarships and student financing, adopted in recent decades, have facilitated the entry of historically excluded groups into higher education, thus contributing to the democratization of access to academic spaces. This dissertation aimed to describe and quantify the evolution of female participation with higher education in the Brazilian labor market from 2003 to 2015. It started from the hypothesis that the presence of women with higher education became more pronounced in the labor market after the expansion of public policies in higher education. As such, a theoretical-historical analysis was undertaken to understand the implementation process of affirmative actions in Brazil. Additionally, indicators obtained from official sources were analyzed, along with electronic journals, dissertations, and specialized works addressing the topic. The findings concluded that increased educational attainment has proven to be a significant factor in women's entry and persistence in the labor market, as well as enabling their participation in more diverse occupations. This progress reflects not only the consolidation of rights achieved over the years but also the positive impact of public policies aimed at democratizing access to higher education. Government reforms and programs have played a fundamental role in promoting gender equality of opportunities, facilitating greater female participation in the labor market.
Palavras-chave: mercado de trabalho;
políticas públicas;
ensino superior.
labor Market;
public policies;
higher education.
Área(s) do CNPq: Política Pública
Mercado de Trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSO
Citação: PÓVOAS, Maysa Thaís Teixeira. Educação e gênero: uma análise sobre o processo de expansão da participação de mulheres escolarizadas no mercado de trabalho brasileiro de 2003 a 2015. 2023. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconomico/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4853
Data de defesa: 11-Jul-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO

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