Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDELGADO, Ricardo Vinícius de Carvalho-
dc.contributor.advisor1BORRALHO, Tácito Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354056336043839por
dc.contributor.advisor-co1ZORZAL, Ricieri Carlini-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267683322470733por
dc.contributor.referee1BORRALHO, Tácito Freire-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354056336043839por
dc.contributor.referee2ZORZAL, Ricieri Carlini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267683322470733por
dc.contributor.referee3FONTENELLE, Plínio Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231046240258549por
dc.contributor.referee4FONSECA, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682376794834169por
dc.date.accessioned2023-07-26T13:46:52Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationDELGADO, Ricardo Vinícius de Carvalho. Máscaras e masmorras: um estudo da máscara como elemento de transição do RPG de mesa para o palco. 2023. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4850-
dc.description.resumoEste trabalho busca estudar a máscara como um elemento de transição do RPG de mesa para o palco, em uma proposta que chamamos de RPG de palco, ou seja, a adaptação de uma mesa de RPG para uma encenação cênica. Para embasar a proposta, estudamos o jogo como ponto de origem comum do teatro, do jogo e das formas animadas, analisando também como aspectos dos jogos de guerra e aspectos interpretativos chegam ao RPG de mesa; e analisando pontos de contato entre o teatro, RPG, performance e ritual, trazendo a máscara como ponto-chave da relação, que, por seu caráter maleável e de fácil utilização e remoção, pode mostrar em si todos os alinhamentos e mudanças que um personagem de RPG passa durante a campanha. Para experimentação, utilizamos o sistema de RPG D&D 5E, optando pela campanha A Mina Perdida de Phandelver. Utilizou-se o método aleatório de criação de personagens, obtendo-se quatro personagens variados e prontos para jogar. No final da campanha, analisou-se que quatro máscaras seriam feitas, cada uma com dois estágios: Um referente ao início da campanha e outro referente ao final. Produziu-se as máscaras em papelão, utilizando massa corrida, papier froissé, arame e tinta, com fotos do seu primeiro e segundo estágio.por
dc.description.abstractThis work seeks to study the mask as a transitional element from the table RPG to the stage, in a proposal that we call stage RPG, that is, the adaptation of an RPG table for a scenic staging. To support the proposal, we study the game as a common point of origin for theater, games and animated forms, also analyzing how aspects of war games and interpretative aspects arrive at the tabletop RPG; and analyzing points of contact between theater, RPG, performance and ritual, bringing the mask as a key point of the relationship, which, due to its malleable character and easy use and removal, can show in itself all the alignments and changes that a character of RPG passes during the campaign. For experimentation, we used the D&D 5E RPG system, opting for the campaign The Lost Mine of Phandelver. The random character creation method was used, resulting in four varied and ready-to-play characters. At the end of the campaign, it was analyzed that four masks would be made, each with two stages: One referring to the beginning of the campaign and another referring to the end. The masks were produced in cardboard, using spackle, papier froissé, wire and paint, with photos of the first and second stages.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-07-26T13:46:52Z No. of bitstreams: 1 RICARDOVINÍCIUSDECARVALHODELGADO.pdf: 5654702 bytes, checksum: 702c916bdf37615c8ae44fdc7b252feb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T13:46:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RICARDOVINÍCIUSDECARVALHODELGADO.pdf: 5654702 bytes, checksum: 702c916bdf37615c8ae44fdc7b252feb (MD5) Previous issue date: 2023-03-03eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRPG de mesa;por
dc.subjectteatro;por
dc.subjectformas animadas;por
dc.subjectmáscaras;por
dc.subjectRPG de palco.por
dc.subjectTabletop RPG;eng
dc.subjecttheater;eng
dc.subjectanimated forms;eng
dc.subjectmasks;eng
dc.subjectstage RPG.eng
dc.subject.cnpqTeatropor
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleMáscaras e masmorras: um estudo da máscara como elemento de transição do RPG de mesa para o palcopor
dc.title.alternativeMasks and dungeons: a study of the mask as an element of transition from tabletop RPG to the stageeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDOVINÍCIUSDECARVALHODELGADO.pdfDissertação de Mestrado5,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.