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Tipo do documento: Dissertação
Título: Complexo portuário do Maranhão e desenvolvimento regional
Título(s) alternativo(s): Maranhão port complex and regional development
Autor: CASSIA, Gabriel Fernando Mateucci
Primeiro orientador: PAULA, Ricardo Zimbrão Affonso de
Primeiro membro da banca: PAULA, Ricardo Zimbrão Affonso de
Segundo membro da banca: SOUZA, Luiz Eduardo Simões de
Terceiro membro da banca: SANTOS, Alan Vasconcelos
Resumo: Esta dissertação investiga o desenvolvimento portuário à luz da teoria da complexidade econômica, com foco no Complexo Portuário do Itaqui, localizado no estado do Maranhão, Brasil. O estudo analisa o sistema portuário internacional, com ênfase em países como China, Singapura, Coreia do Sul e Países Baixos, com o objetivo de compreender a complexidade econômica e a conectividade do transporte marítimo nesses contextos. O estudo é estabelecido, destacando a importância do desenvolvimento portuário para as economias nacionais e a necessidade de compreender os fatores que influenciam esse processo. Observou-se que um sistema portuário eficiente e capaz de gerar externalidades positivas requer um país que produza e exporte produtos de alta complexidade, necessitando de portos com infraestrutura para a movimentação de cargas de maior valor agregado. Países que apresentaram um desenvolvimento portuário significativo estabeleceram políticas de industrialização de longo prazo, com a participação ativa do Estado e investimentos em setores industriais, protegendo a indústria nacional e direcionando recursos para educação, pesquisa e inovação. No caso brasileiro, a concentração do desenvolvimento industrial no Sudeste e o abandono das políticas de industrialização desde a década de 1980 resultaram na reprimarização da economia, com a exportação de commodities agrícolas e minerais em estado bruto. Isso impactou o setor portuário, que se tornou uma infraestrutura para o escoamento dessas commodities, em vez de se voltar para cargas de maior valor agregado. No Complexo Portuário do Itaqui, apesar da grande movimentação de cargas, não ficam comprovadas muitas externalidades positivas para o território e a população local. As mercadorias movimentadas possuem baixa complexidade, o que limita as conexões produtivas e a coexportação. Por fim, foi observado que o desenvolvimento econômico local, por meio da infraestrutura portuária existente, requer uma política nacional de desenvolvimento, capaz de aumentar a complexidade dos produtos movimentados pelos portos brasileiros e gerar valor agregado por meio das cadeias produtivas. No entanto, mesmo na ausência dessa política nacional consistente, a teoria da complexidade pode servir como referência para a criação de políticas locais de desenvolvimento, buscando o surgimento de cadeias produtivas mais complexas e conectadas ao tecido produtivo local, gerando externalidades positivas.
Abstract: This dissertation investigates port development in light of the theory of economic complexity, with a focus on the Itaqui Port Complex located in the state of Maranhão, Brazil. The study analyzes the international port system, with emphasis on countries such as China, Singapore, South Korea, and the Netherlands, aiming to understand economic complexity and maritime transport connectivity in these contexts. The study establishes the importance of port development for national economies and the need to understand the factors influencing this process. It is observed that an efficient port system capable of generating positive externalities requires a country that produces and exports highly complex products, necessitating ports with infrastructure for handling high-value cargo. Countries that have experienced significant port development have implemented long-term industrialization policies, with active state participation and investments in industrial sectors, protecting domestic industries and directing resources towards education, research, and innovation. In the Brazilian case, the concentration of industrial development in the Southeast region and the abandonment of industrialization policies since the 1980s have resulted in the primarization of the economy, with the export of raw agricultural and mineral commodities. This has impacted the port sector, which has become infrastructure for the shipment of these commodities rather than focusing on higher-value cargo. In the Itaqui Port Complex, despite the significant cargo movement, few positive externalities for the local territory and population are evident. The goods handled have low complexity, limiting productive connections and co-exportation. Finally, it is observed that local economic development, through existing port infrastructure, requires a national development policy capable of increasing the complexity of products handled by Brazilian ports and generating value-added through productive chains. However, even in the absence of a consistent national policy, the theory of complexity can serve as a reference for the creation of local development policies, aiming to develop more complex and interconnected productive chains linked to the local productive fabric, generating positive externalities.
Palavras-chave: desenvolvimento portuário;
complexidade econômica;
Complexo Portuário do Itaqui;
port development;
economic complexity;
Itaqui Port Complex Case Study.
Área(s) do CNPq: Infra-Estrutura de Transportes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSO
Citação: CASSIA, Gabriel Fernando Mateucci. Complexo portuário do Maranhão e desenvolvimento regional. 2023. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconomico/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4847
Data de defesa: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO

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