Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4842
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica: desafios e perspectivas para os anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Digital technologies of information and communication in basic education: challenges and perspectives for the final years of elementary school
Autor: COSTA, Wallaks Linicker Silva 
Primeiro orientador: FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Primeiro coorientador: CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua
Primeiro membro da banca: FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Segundo membro da banca: CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua
Terceiro membro da banca: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Quarto membro da banca: ARAÚJO, Maria Eugenia Rodrigues
Resumo: Nas últimas décadas ocorreu uma expansão das tecnologias digitais em todos os segmentos da sociedade, promovendo mudanças de hábitos e comportamento, a educação é uma área em que essas mudanças provocam constantes desafios. Considerando essa realidade, este estudo parte da seguinte questão: como se dá a integração das TDIC’s como recursos tecnológicos e didáticos, em duas escolas municipais do Ensino Fundamental, na cidade de Imperatriz – MA? O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma os docentes da rede municipal da cidade de Imperatriz - MA, integram as tecnologias digitais da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental. O estudo, de natureza qualitativa, se caracteriza como um Estudo de Caso múltiplo, realizado em duas escolas de rede municipal de ensino em Imperatriz - MA. Os instrumentos para coleta de dados escolhidos foram entrevistas com perguntas abertas e fechadas para dois professores da rede municipal de ensino em Imperatriz - MA e observação sistemática, não participante. Para análises dos dados foi utilizado o método da Análise de Conteúdo segundo, Bardin. Os dados indicam que embora haja várias ferramentas tecnológicas e estratégias metodológicas que possibilitam uma integração das TDICs em sala de aula, principalmente envolvendo jogos, há muitos desafios enfrentados para que as práticas docentes se efetivem nessa direção. Dentre esses desafios, destacamos a necessidade de acesso a uma internet de qualidade. A disponibilidade de mais dispositivos tecnológicos foi um ponto muito importante abordado pelos professores, pois a formação continuada ofertada ainda não contempla as demandas tecnológicas para uma educação realmente inovadora.
Abstract: In recent decades there has been an expansion of digital technologies in all segments of society, promoting changes in habits and behavior, education is an area in which these changes cause constant challenges. Considering this reality, this study starts from the following question: how does the integration of TDIC's as technological and didactic resources, in two municipal elementary schools, work in the city of Imperatriz - MA? The present work aims to investigate how teachers from the municipal network of the city of Imperatriz - MA, integrate digital information and communication technologies in the final years of elementary school. The study, of a qualitative nature, is characterized as a multiple Case Study, carried out in two municipal schools in Imperatriz - MA. The chosen instruments for data collection were interviews with open and closed questions for two teachers from the municipal school system in Imperatriz - MA and systematic, non- participant observation. For data analysis, it was used the method of Content Analysis according to Bardin. The data indicate that although there are several technological tools and methodological strategies that allow an integration of ICTs in the classroom, mainly involving games, there are many challenges faced in order to make teaching practices effective in this direction. Among these challenges, we highlight the need for quality internet access. The availability of more technological devices was a very important point addressed by teachers, as the continuing education acquired by them does not yet address the technological demands for a truly innovative education.
Palavras-chave: tecnologias digitais;
Ensino Fundamental;
Imperatriz.
digital technologies;
Elementary School;
Imperatriz.
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: COSTA, Wallaks Linicker Silva. Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica: desafios e perspectivas para os anos finais do ensino fundamental. 2022. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4842
Data de defesa: 4-Out-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALLAKSLINICKERSILVACOSTA.pdfDissertação de Mestrado3,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.