Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4838
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE: uma análise acerca das implicações na gestão escolar do ensino público no município de Imperatriz/MA |
Título(s) alternativo(s): | Money direct at school program – PDDE: an analysis about the implications in the school management of public education in the municipality of Imperatriz/MA |
Autor: | DANTAS, Clara Weinna Moura |
Primeiro orientador: | DUBLANTE, Carlos André Sousa |
Primeiro membro da banca: | DUBLANTE, Carlos André Sousa |
Segundo membro da banca: | AGUIAR, Márcia Ângela da Silva |
Terceiro membro da banca: | ALVES, Antônio Sousa |
Quarto membro da banca: | LIMA, Francisca das Chagas Silva |
Quinto membro da banca: | MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola e suas repercussões para o ensino público do município de Imperatriz/MA. Especificamente, busca-se compreender quais as implicações do PDDE na Gestão Democrática. Para isso foram realizados estudos do programa em questão, bem como da gestão democrática afim de que os dados coletados trouxessem informações quanto os reflexos advindos do PDDE. Esta pesquisa faz uso do método epistemológico do materialismo dialético, se caracterizando como qualitativa, vez que essa foi a forma de análise dos dados. Outrossim, o uso da pesquisa bibliográfica, documental e de campo estão presentes nessa construção, sendo os instrumentos e as técnicas que foram utilizadas, respectivamente, tanto a entrevista semiestruturada e a análise documental. A análise dos dados conta com a técnica da análise de conteúdo. O locus de pesquisa realizado foi uma escola da rede pública municipal e, em um dos bairros da cidade de Imperatriz/MA, no qual foi possível analisar como o PDDE se desenvolve sob a perspectiva da gestão democrática. Dentre os resultados apurados no decorrer da coleta e análise dos dados, observou-se que o PDDE embora seja uma política pública que tem auxiliado financeiramente a escola, ainda não se pode afirmar que a gestão democrática de fato é exercida de forma participativa por parte da comunidade escolar, tendo em vista várias dificuldades encontradas e apontadas em sua execução, como por exemplo a falta de interesse e tempo da comunidade escolar em participar ativamente das questões relativas ao programa. |
Abstract: | The present work aims to analyze the Dinheiro Direto na Escola Program and its repercussions for public education in the city of Imperatriz/MA. Specifically, it seeks to understand the implications of the PDDE in Democratic Management. For studies carried out on the program in question, as well as studies of democratic management from which the data were carried out, were in order to assess information regarding the PDs of the PD. This research makes use of the epistemological method of dialectical materialism, characterizing itself as qualitatively, since this was a form of data analysis. Others, the use of bibliographic, documentary and field research presented in this construction, being the instruments and techniques that were used, respectively, both the semi-structured interview and a document analysis. An analysis of the data with a content analysis technique. The locus of research was a school in the municipal public network and it was in one of the neighborhoods of the city carried out in Imperatriz/MA, in which it was possible to analyze how the PDDE develops from the perspective of democratic management. Among the results of the collection and data, there was a policy that still cannot be ascertained from the results that the school deepens participatory management, in fact, it is an analysis of the auxiliary school in a participatory way. Scholarly, in view of the various school issues, as examples of its implementation, the community's lack of time to actively participate in issues related to the program. |
Palavras-chave: | programa dinheiro direto na escola; gestão gemocrática; participação. money direct at school program; democratic management; participation. |
Área(s) do CNPq: | Programas Educacionais Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Citação: | DANTAS, Clara Weinna Moura. Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE: uma análise acerca das implicações na gestão escolar do ensino público no município de Imperatriz/MA. 2022. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4838 |
Data de defesa: | 14-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLARAWEINNAMOURADANTAS.pdf | Dissertação de Mestrado | 890,11 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.